COM APOIO DA APPAI, PROGRAMA JOVEM APRENDIZ OPORTUNIZA 1º EMPREGO

Saiba como foi o resultado do primeiro semestre do curso de formação realizado pela São Martinho com apoio da Associação de Professores do RJ


Com o apoio da Appai, mais de 200 jovens tiveram acesso a capacitação no curso de formação realizado pela Fundação São Martinho, abrindo caminho para iniciar suas trajetórias profissionais. A entrada desses jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 e 16 anos, cursando a partir do 9 º ano do ensino fundamental, tem contribuído para o aumento de 12% no número de vagas para jovens (Aprendizes e Estagiários), passando de 107.881 para 120.796, num comparativo entre os meses de janeiro a março de 2018 a 2019, segundo pesquisas.

Nesta parceria Appai-São Martinho, através do PPAS, o jovem-candidato não precisa ter experiência na área de atuação da empresa, pois o programa serve exatamente para ensinar ao adolescente a ter uma qualificação profissional com atividades práticas e teóricas, que farão a diferença em seu futuro.

Em 2019, dos 100 jovens formados pelo curso, 6 já foram inseridos nas empresas conveniadas (trabalhando) e 74 aguardam o encaminhamento para o trabalho, após a participação em processos seletivos.

Como acontece:

Na realização do programa, os jovens são escalados em quatro grupos, em dois turnos (manhã e tarde), respeitando o horário em que o adolescente está matriculado na escola de ensino regular. São programadas oficinas e rodas de debate utilizando as apostilas e textos. Do total de participantes, 50% cursam no primeiro semestre e os demais, no segundo.

O programa além de capacitar, dá ao aprendiz oriundo de família de baixa renda a oportunidade de ajudar no orçamento familiar, pois o trabalho é remunerado. Aliado a isso, o jovem aprendiz tem direito às garantias trabalhistas definidas em lei, como:

• Recebimento de salário compatível com a função;

• Vale-alimentação;

• 13º salário;

• Férias;

• Contagem de tempo de trabalho para fins de fundo de garantia e aposentadoria.

Quem pode participar:

Podem participar jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 anos e 6 meses e 16 anos e 6 meses, cursando a partir do 9 º ano do ensino fundamental da rede formal de ensino, oriundos da cidade do Rio de Janeiro, e cuja renda familiar, no ato da inscrição, não ultrapasse a três salários mínimos.

Ajude jovens da comunidade onde sua empresa está inserida a iniciarem uma carreira promissora, faça parte do programa Jovem Aprendiz, abrindo vagas técnico-profissionais em sua empresa para contratar esse público que tem interesse em mostrar suas qualidades e desenvolver seus talentos.

Para mais informações acesse: sãomartinho.org.br


Por Richard Günter

 


Podemos ajudar?