Laboratório de redes

Colégio Estadual já formou mais de 700 alunos na área de telecomunicações


Normalmente quando alguém comenta que ficou sem internet, sem o sinal, é como se aquela pessoa dissesse que o mundo parou de funcionar para ela. Mas afinal como todo esse sistema de internet, voz e TV, utilizado por todas as operadoras, funciona por trás dos bastidores das telecomunicações? Quem pode responder a essa indagação e outras relacionadas a esse assunto são os alunos do Curso Técnico de Telecomunicações do Colégio Estadual Hebe Camargo, localizado em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.  

Voltado para as turmas do Ensino Médio, o curso funciona num laboratório de redes construído dentro do espaço escolar. No laboratório com aulas teóricas e práticas os estudantes aprendem tudo sobre o sistema híbrido de cabos coaxiais e fibras ópticas, rede HFC (Hybrid Fiber Coax) e outras tecnologias.  

Na sala-laboratório, os tradicionais quadros, mesas e cadeiras são substituídos por bancadas para montagem de peças e postes que simulam as redes aéreas urbanas das cidades.  Nesse ambiente são disponibilizadas tecnologias para instalação, operação e medição de redes de acesso HFC e ópticas, como esclarece Guilherme Veras, professor responsável, explicando que elas abrangem todos os sinais utilizados no cotidiano – voz, TV e internet – que são os sistemas empregados por todas as operadoras de telecomunicações. 

Segundo o professor Guilherme, o espaço foi concebido para capacitar os alunos de forma dinâmica e interessante. O aprendizado nesse ambiente faz com que eles apliquem, em situação real, todos os princípios básicos para o cargo de técnico de telecomunicações.  “No mesmo local também são realizadas avaliações pedagógicas e simulações entre laboratórios de redes e de telefonia”, acrescenta o docente. 

Um mercado de trabalho promissor

Que o digam algumas pessoas que já assaram pelo laboratório de redes, como é o caso do ex-aluno Winner Happy de Assis Cajueiro, diplomado na turma de 2018, e contratado por uma empresa privada para trabalhar na área. Exercendo atualmente a profissão, Winner conta que o aprendizado obtido ali o ajudou muito, por simular um ambiente real de rede de rua. “As instalações permitem que os estudantes entendam melhor a disciplina porque já estão vendo o sistema real. Todos podem ver, na prática, como funciona”, revela o ex-aluno que, antes de conhecer o conteúdo do curso técnico, só pensava em fazer informática, mas acabou se interessando pela nova formação técnica. “Eu percebi que o meu encontro com a telecomunicação era uma parada que podia mudar a minha vida. Hoje, aos 21 anos, tenho o meu carro, minha estabilidade financeira. No próximo ano, volto à faculdade de Informática que parei por conta da pandemia”, comemora Winner sentindo-se realizado.  

Os cursos técnicos da rede Seeduc-RJ                  

Com mais de 700 profissionais formados, o Colégio Estadual Hebe Camargo tem capacitado futuros técnicos em telecomunicações. E isso só é possível, sobretudo, porque a rede estadual de ensino constrói parcerias para oferecer diversos cursos técnicos em suas unidades, como, por exemplo, administração, agropecuária, informática, edificações, multimídia, programação de jogos digitais, meio ambiente, química, mecânica, eletrônica, entre outros. No caso do Colégio Estadual Hebe Camargo, o apoio é dado pelo Instituto Claro. 

Ao término do curso, os alunos recebem certificação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT) como Técnico em Telecomunicações, garantindo a eles o passaporte para iniciar uma vida profissional empreendedora e promissora. 


Por Antônia Figueiredo 

Colégio Estadual Hebe Camargo 

Rua Belchior da Fonseca, 1.025 – Guaratiba – Rio de Janeiro/RJ

CEP: 23027-260

Tel.: (21) 2333-7276

Fotos cedidas pela Ascom Seeduc


Deixar comentário

Podemos ajudar?