Escuta cuidadosa

Projeto valoriza conhecimentos e saberes no respeito as culturas


Diversidade Cultural do Brasil

A diversidade da cultura brasileira é perceptível, entre outros aspectos, na linguagem, na culinária, nas crenças, vestimentas, além das manifestações artísticas e religiosas. Essa multiplicidade, distribuída nas cinco regiões do Brasil, serviu de inspiração para a criação do projeto Diversidade Cultural do Brasil, no Colégio Estadual Jorge Zarur, localizado em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa foi idealizada pela diretorageral Mara Nei Gonzaga Nunes e pelas coordenadoras Marivalda Moreira e Cristiane Cabral. 

Pensando na grande diversidade cultural do país, o projeto visa desenvolver oportunidades onde se possa reconhecer o local em que se vive. Tudo isso através do despertar na comunidade escolar da empatia, do pensamento crítico, do respeito às diferenças e com reconhecimento da identidade brasileira e da miscigenação. “O projeto traz para a comunidade, através da Unidade Escolar, um reflexo do trabalho da escola com os alunos em relação à valorização e luta para que todos possam ter os seus direitos respeitados e garantidos; como também o reconhecimento de nossa identidade miscigenada, onde o diferente é o que nos faz ser iguais”, destacou Marivalda. 

Diversidade Cultural do Brasil

O desenvolvimento em sala de aula

A temática foi trabalhada nas disciplinas História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Química, Física e Biologia. Todas as turmas de Formação Integral e Regular (manhã e tarde) se envolveram com o projeto. A professora Renata Franco, que dá aulas de Português, destacou a importância do trabalho. “O projeto envolve a comunidade escolar de forma integral. Proporciona um olhar mais atento, estimula a escuta cuidadosa, promove falas críticas e provoca empatia. São atividades capazes de propiciar transformação em todos os envolvidos”, afirmou. 

Diversidade Cultural do Brasil

E as atividades para explorar as diversidades do Brasil foram diversas. O 1º ano, por exemplo, trabalhou as comidas típicas. Cada turma escolheu uma região do país para apresentar a culinária, através da pesquisa da origem e, também, fazendo a degustação. Já o 2º ano desenvolveu um trabalho artístico de uma região específica, em práticas como jogral, cordel, fábulas e “causos”, xilogravura, encenação e lendas. O 3º ano foi além: exaltou a cultura indígena através de desfile com vestimentas características, danças e artesanato. 

Tudo foi apresentado em um evento que aconteceu na quadra da própria instituição, com a participação da direção, coordenação, professores, alunos, funcionários e pais. E o resultado não poderia ser outro: a escola como um todo participou de forma ativa nas atividades com muito aprendizado e colaboração.  

“O projeto alcançou o objetivo proposto de valorizar nossos conhecimentos e saberes, respeitando todas as culturas, independente de suas diferenças: crenças, símbolos, linguagem, etc. que compõem o nosso povo miscigenado”, pontuou a aluna Heshlley Gabrielly do Rego Paiva. “Os projetos do C. E. Jorge Zarur vêm diferenciar a maneira de aprender. Especialmente o Diversidade, que trouxe algo diferente para nós do 1º ano, uma forma divertida de aprender o conteúdo das matérias”, disse a também aluna Raissa Gonçalves de Oliveira. 

Diversidade Cultural do Brasil

Para a professora de Educação Financeira Márcia Regina o projeto funcionou para que os alunos pudessem valorizar as diferenças culturas e peculiaridades das regiões do Brasil. “O trabalho foi de grande importância para a compreensão dos alunos do que é diversidade dentro do nosso país, com destaque para a representação através da culinária; possibilitou ao aluno conhecer e valorizar a história e a cultura de cada região respeitando suas diferenças e peculiaridades”, falou. 

A aluna Débora Tavares de Macedo rasgou elogios: “O projeto nos ajudou a entender e compreender melhor a diversidade do país em que vivemos, despertou minha visão crítica e mostrou a beleza da cultura de cada povo… E, para mim, foi um privilégio participar e aprender tanto”, comemorou.  


Por Luiza Morato

Colégio Estadual Jorge Zarur 
Rua Edmo Zarife, s/nº – Bangu – Vila Kennedy – Rio de Janeiro/RJ 
Tels.: (21) 99489-3927 / (21) 99985-7888
E-mail: lumarimoreira20@gmail.com
Fotos cedidas pela escola e banco de imagens  


Deixar comentário

Podemos ajudar?