Pequeno Príncipe na escola

O livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry foi usado como base para um projeto com crianças do Maternal e da Pré-Escola


Pequeno Príncipe

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Essa foi a frase que inspirou a diretora Elaine Thomaz Oliveira da Silva, do Espaço de Desenvolvimento Infantil Rocha Pombo, localizado em Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a criar o projeto Tu te tornas, eternamente, responsável por aquilo que cativas. 

O livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, virou um projeto nas turmas Maternal II, Pré-Escola I e Pré-Escola II, a fim de abordar assuntos que falam ao coração e buscam despertar em cada um o sentimento de responsabilidade uns com os outros. Na tentativa de olhar para além das aparências, a intenção foi fazer uma releitura do clássico e promover as boas práticas e o exercício de cativar amizades. 

Por ter sido desenvolvido com turmas da Educação Infantil, o projeto abordou os cinco campos de experiência estabelecidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. 

Pequeno Príncipe

Atividades desenvolvidas

Para desenvolver o projeto Tu te tornas, eternamente, responsável por aquilo que cativas, foram separados subprojetos, para dar foco, em cada bimestre, a uma temática importante, realizando atividades interativas entre a escola e a comunidade. Para deixar tudo ainda mais real, foi realizada uma ambientação do espaço escolar que remetesse à proposta do assunto como: salas temáticas, blusa personalizada para toda a equipe, além de lembrancinhas confeccionadas pelos alunos. 

No 1° bimestre, foi desenvolvido o subprojeto: Rocha Pombo cativando laços: construindo identidade e fazendo amizades. Nele, foi iniciada a leitura de “O Pequeno Príncipe” e, na primeira de aula, foram organizadas atividades coletivas de acolhimento aos alunos e familiares, visando despertar o sentimento de pertencimento à unidade escolar e o desejo de criar laços a partir da ideia de que: “Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas eu fiz dela um amigo, e agora ela é única no mundo”, um conhecido trecho do livro.  

No 2° bimestre, o subprojeto recebeu o nome de: Rocha Pombo cativando laços: é brincando que se aprende – viajando pelos países participantes da Copa do Mundo. Nesse período, foi explorada a importância do brincar na primeira infância para o desenvolvimento global da criança, abordando os valores morais, éticos e esportivos, pertencentes às brincadeiras infantis e aos jogos de equipe, partindo da perspectiva de que “todas as pessoas grandes foram, um dia, crianças. Mas poucas se lembram disso.”, outra frase retirada na obra. Além de darem continuidade à leitura do livro, foram realizados trabalhos sobre as aventuras do Pequeno Príncipe, estabelecendo um link com viagens pelos países participantes da Copa do Mundo. 

No 3° bimestre, o foco foi: Rocha Pombo cativando laços: gentileza gera gentileza, onde foram trabalhados o letramento e o fortalecimento de laços. A partir de uma feira literária, foram expostos os trabalhos feitos pelos alunos, que recontavam capítulos do livro, abordando gestos de gentileza, responsabilidade, cuidados com o meio ambiente e o fortalecimento de laços, pois, conforme a frase mais famosa do livro, “tu te tornas, eternamente, responsável por aquilo que cativas”. 

Pequeno Príncipe

Por fim, no 4° bimestre foi a vez do subprojeto Rocha Pombo cativando laços: Família e Escola – colhendo os frutos, com a festa de confraternização de fim de ano com as famílias. No evento, foram expostos trabalhos, painéis, realizadas apresentações musicais e, sobretudo, chamou-se atenção para ações concretas de cuidado, responsabilidade social, cidadania e afetividade com o próximo, ressaltando que “foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”, em mais uma citação de “O Pequeno Príncipe”. 

Outra atividade proposta foi a simulação das eleições para a votação da personagem do livro preferida dos alunos, ressignificando o protagonismo da criança e o conceito de responsabilidade das escolhas individuais que impactam na coletividade.  

Pequeno Príncipe

Resultado satisfatório

O projeto desenvolvido ao longo do ano não poderia ter tido um resultado melhor para o Espaço de Desenvolvimento Infantil Rocha Pombo, segundo relata a equipe pedagógica. De acordo com a diretora da unidade, Elaine Thomaz Oliveira da Silva, além de laços e afetos, através da ação foram introduzidas mudanças no comportamento das famílias e da comunidade escolar. Entre elas, um aumento da presença nas reuniões de responsáveis e de atividades pedagógicas e uma maior participação do CEC – Conselho Escola-Comunidade. “Dessa forma, não só trabalhamos a prerrogativa da escola de apresentar aos alunos o mundo letrado, como também desenvolvemos outras tantas competências de domínio do espaço escolar, contemplando os aspectos pedagógicos, socioemocionais, políticos e ambientais”, finalizou Elaine. 


Por Luiza Morato

Espaço de Desenvolvimento Infantil Rocha Pombo 
Rua Lima Barreto, 107 – Quintino Bocaiuva – Rio de Janeiro/RJ 
CEP: 21380-310
Tel.: (21) 3272-7437
E-mail: edirochapombo@rioeduca.net
Fotos cedidas pela escola e banco de imagens  


Deixar comentário

Podemos ajudar?