Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Aproveite a data para trabalhar esse gênero textual híbrido em sala de aula. Confira algumas dicas de atividades!


Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos são grandes responsáveis pela evolução linguística e pelo estímulo à imaginação de milhares de crianças pelo mundo. Essa cultura que acompanha gerações se espalhou e encanta pessoas de todas as idades através de um universo totalmente diverso. Que tal aproveitar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos para trabalhar esse gênero textual híbrido em sala de aula?  

 As narrativas contadas a partir do desenho e discurso direto ganharam um dia especial: 30 de janeiro. Isso porque nessa mesma data, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinho brasileira “As Aventuras de Nhô-Quim”, de Angelo Agostini. A ideia é homenagear esse marco histórico e também valorizar, enaltecer e reconhecer as produções em quadrinhos brasileiras enquanto um gênero literário. 

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Como as HQs podem ser utilizadas em sala de aula?

Esse recurso didático pode ser um ótimo aliado nas escolas, já que ajuda a desenvolver seus objetivos educacionais de maneira divertida. Confira algumas dicas! 

 Contextualização do conteúdo: é utilizada para ampliar a possibilidade de compreensão. Essa estratégia pode ser usada no intuito de quebrar o paradigma de conteúdo de difícil compreensão para a maioria dos alunos. Buscando uma abordagem mais lúdica que pode facilitar a construção de uma aprendizagem significativa. 

 Recuso avaliativo: neste contexto a tirinha pode ser utilizada no enunciado da questão, para contextualizar a situação problema. Ou então nas alternativas de questões objetivas para criar diferentes respostas para a apresentação dos resultados. A avaliação pode ser feita ainda quando os alunos constroem a história em quadrinhos sobre determinado tema. 

 Incentivo à leitura: com o seu formato dinâmico, mesclando texto e desenhos, as HQs atraem a atenção de todos que as leem. Podem ser utilizadas para despertar e motivar jovens no gosto pela leitura. Além disso, ser uma porta de entrada para o mundo dos livros, quando são exploradas em função das linguagens empregadas. 

 Incentivo à escrita: o próprio aluno pode ser levado a escrever sobre um determinado tema utilizando-se dos quadrinhos. Seja para a apresentação de um contexto ou uma situação. 

 

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

 

Uma seleção exclusiva

Vamos relembrar algumas matérias da Revista Appai Educar sobre histórias em quadrinhos? Confira esse repertório que nós pesquisamos pra você! 

Aulas de ciências mais divertidas

O professor de ciências Lucio Panza dá um show quando o assunto é criatividade em sala de aula! Entre as diversas propostas que ele desenvolve está uma mais voltada para as HQs. O intuito da atividade é propiciar novas formas de ensino e aprendizagem na sua disciplina. Para descobrir como ele fez isso, leia a matéria completa 

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Pequenas atitudes, grandes mudanças!

Ao chegar na nova turma, a professora Vilma Soares identificou diversos problemas e mostrou como reverteu tudo isso através de um projeto bem estruturado. Uma das atividades foi a criação de HQs através de diálogos construídos em dupla, incluindo a temática do projeto. Veja como foi acessando a matéria completa 

Aqui se faz história!

Ao longo de 50 anos, o Colégio Estadual Padre Anchieta desenvolveu muitos projetos e fez história! Para comemorar essa data tão especial, foi criada uma atividade interdisciplinar, desenvolvida com toda a comunidade escolar de forma remota. E claro que as HQs não podiam ficar de fora dessa! Leia a matéria completa e conheça o projeto.  

 

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Para conhecer outras atividades ligadas ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista. 


Por Jéssica Almeida

Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?