Arte transformadora

Para amenizar os efeitos da pandemia, escola dá um show de criatividade e de acolhimento aos alunos através de uma exposição de arte


Muitos professores estão relatando os problemas encontrados nessa volta às aulas, principalmente por conta da ansiedade, depressão e falta de autoestima que os alunos estão apresentando devido à pandemia. Para amenizar esses efeitos e acolher os estudantes da Escola Municipal Padre Rafael Scarfó, localizada no município de Itaguaí, o professor de Arte Geilson Almeida desenvolveu um projeto que movimentou cerca 1.500 pessoas da comunidade escolar. Para isso, foram criadas telas de pinturas, colagens, esculturas, arquiteturas e desenhos, buscando despertar o talento e as habilidades de cada aluno, resgatando a autoestima adormecida.

O educador explica que o primeiro passo foi fazer com que os alunos percebessem que estavam sendo acolhidos e que a escola estava ali para caminhar de mãos dadas com eles. “Conversando com a secretária de Educação do município, Nilce Ramos, percebi o quanto a sua equipe pedagógica trabalhava para esse objetivo. Pude observar e ver em seus olhos o afeto, quando ela falava dos alunos de Itaguaí. Eu precisava estar nessa mesma sintonia, nesse resgate por meio do novo ensino e aprendizagem. Isso soou como uma dose de entusiasmo para mim”, lembra Geilson.

O professor começou a perceber através de suas aulas, que, além de todo o processo psicológico e traumático que a pandemia trouxe, a falta de autoestima e agressividade se tornaram mais presentes e que as questões e valores sociais ficaram esquecidos, assim como a perspectiva de um mundo melhor. “Abraçar esses alunos com o fazer artístico foi fundamental para eles voltarem a se socializar e respeitar o outro”, afirma.

Geilson queria ouvir e estar mais perto desses estudantes. Para isso, ele aproveitava o recreio e os tempos vagos para permanecer com os alunos, mostrando a eles a importância de cada um, e criou estratégias para motivá-los, através de aulas diversificadas e com interação social. Uma dessas atividades era fazer com que eles visitassem e entrevistassem outros departamentos e profissionais da escola, percebendo que todo o trabalho desenvolvido era para o bem-estar deles.

Segundo o educador, ações simples como essas ajudam a valorizar o aluno, independente do seu papel social, ao dizer que ele contribui para a sociedade. “É despertar a autoestima e motivá-lo em busca de seus objetivos. A expressão artística ajuda a tornar nítidas as emoções, que propiciam conhecimento e contribuem para suavizar sentimentos de ansiedade, medo e estresse”, explica Geilson.

Após essas ações, o professor deu início aos trabalhos de criação de desenhos, telas de pinturas, colagens, esculturas, arquiteturas, buscando despertar o talento e as habilidades de cada aluno. Além disso, o docente aproveitou o tema “100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil” e ressaltou os artistas modernistas e suas obras, entre eles Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Oswald de Andrade.

Os alunos produziram cerca de 300 telas de pinturas com objetivo de trazer uma reflexão social e cultural. A culminância foi aberta para toda a comunidade escolar, por meio de um festival de arte moderna. A secretária de Educação ressalta que a exposição mostra o potencial criativo e artístico que cada um dos estudantes tem. “Tenho certeza que esse trabalho faz com que a gente sonhe, chore e sorria ao mesmo tempo com tudo aquilo que estamos vendo”, afirma.

A estudante do 8º ano Luiza da Silva conta que adorou a abordagem do projeto. “Essa exposição serviu para levantar a minha autoestima, mostrar os meus trabalhos para todos e o quanto sou talentosa”, explica. Já Mare Gleyce Botelho, a mãe da aluna Luiza Botelho, conta que foi nítido todo o carinho e esforço depositados na exposição. “Um trabalho maravilhoso despertando talentos em seus alunos. Como mãe e espectadora só tenho elogios. A exposição ficou lindíssima!”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Padre Rafael Scarfó
Rua Elvira Ciuffo Cicarino, s/nº – Vila Margarida – Itaguaí/RJ
CEP: 23820-000
Tel.: (21) 2688-2833
E-mail: escolapadreeafaelscarfo@itaguai.rj.gov.br
Fotos cedidas pelo professor


Deixar comentário

Podemos ajudar?