A evolução da tecnologia

Alunos apresentam jornais, maquetes, painéis, vídeos e jogos on-line para falar sobre as inovações nos últimos anos


O ser humano desenvolveu ferramentas de caça, descobriu o fogo, criou a roda para ajudar na locomoção, depois vieram telefone, luz elétrica, televisão, rádio, internet e os aplicativos para pedir pizza ou um carro particular. A ideia sempre foi tornar a vida mais fácil. Por isso, a evolução da tecnologia precisa ser cada vez mais rápida e, a cada obstáculo encontrado, uma solução é pensada. No Colégio Estadual Padre Anchieta, localizado em Duque de Caxias, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar para abordar essa questão.

O tema foi escolhido pelos estudantes de forma democrática, bem como as sugestões de pesquisas, dentre as quais cyberbullying, fake news, evolução da tecnologia, linha do tempo, benefícios e malefícios, o que ela mudou na vida das pessoas, biotecnologia, desenvolvimento sustentável, reciclagem e reaproveitamento, geração de energia, impactos sobre o meio ambiente, saúde, entre outros.

O diretor Renan Oliveira explica que a ideia do projeto é reconhecer a importância da tecnologia nas nossas vidas e identificar a sua evolução para a sociedade, além de apontar seus principais benefícios para a nossa comunicação. “Esperávamos atingir os objetivos propostos, proporcionar informação de forma mais dinâmica e interativa lançando mão das dez competências atreladas à Base Nacional Comum Curricular, como conhecimento, pensamento crítico, comunicação, cultura digital e responsabilidade”, completa.

Ao todo, 24 turmas participaram do projeto, sendo 7 de Ensino Fundamental e 17 do Médio. Elas foram divididas por temas e professores representantes. A partir dos assuntos, os alunos confeccionaram jornais, maquetes, painéis, encenações, criação de vídeos, hortas e jogos on-line para apresentar na culminância do evento. O diretor ressalta que o projeto ainda contou a parceria do Sesc Caxias, através de oficinas sobre lazer, e o Colégio de Integração Objetivo (Ciob), com aferição de pressão, teste de glicose e experimentos com aquecedor solar.

A docente de Língua Portuguesa, Neia Albino, destaca que projetos como esse aproximam mais os estudantes dos professores. Já a educadora de Matemática Elaine Marinho afirma que trazer o tema para discussão ajuda na conscientização do melhor uso dos recursos tecnológicos. “Um tema de extrema importância a ser discutido, já que faz parte da realidade diária dos estudantes. Atingimos o nosso objetivo e ainda tivemos a alegria em inaugurar a nossa quadra durante o evento”, finaliza o diretor Renan Oliveira.


Por Jéssica Almeida
Colégio Estadual Padre Anchieta
Avenida 31 de março, s/nº – Praça 01 – Parque Paulista – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25261-000
Tel.: (21) 3666-1278
E-mail: renanc@prof.educacao.rj.gov.br

Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?