Dia do Pedagogo

A data celebra, reconhece e valoriza o trabalho desses profissionais sempre comprometidos com o futuro da educação


Responsáveis por planejar e coordenar os processos educativos, os pedagogos executam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, sempre em busca do aprimoramento e da melhor qualidade de ensino. Para desempenhar essa função, os profissionais podem ocupar diversos cargos no ambiente escolar ou até mesmo fora dele. Na editoria Calendário dessa edição vamos celebrar o Dia do Pedagogo e mostrar a multiplicidade de papéis que podem ser desempenhados por esse profissional. Vamos lá?

O Dia Nacional do Pedagogo é comemorado em 20 de maio e reconhece a atuação desses trabalhadores indispensáveis para as práticas de ensino. A data coloca em foco o exercício e a dedicação desses profissionais cuja atuação percorre paradigmas sociais. Dentro das escolas, eles são responsáveis por articular o processo pedagógico e ainda podem lecionar disciplinas em determinados segmentos.  Podendo atuar em diversas frentes:

Sala de aula: a formação em pedagogia assegura a esses profissionais a possibilidade de atuar como professor na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, os pedagogos podem ministrar aulas para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Habilitados para trabalhar com a alfabetização, eles se comprometem com as ações didáticas que tornam efetivas as aprendizagens necessárias e tão fundamentais para todas as outras etapas da trajetória escolar do aluno.

Gestão Escolar: pedagogos também pode atuar nas funções de supervisão, coordenação ou direção escolar. Os cargos de liderança educacional demandam a articulação e o acompanhamento de todas as ações pedagógicas da escola, sempre pautado no princípio da gestão democrática. Nessa função, as atividades diárias desse profissional estão diretamente relacionadas ao conhecimento sobre o funcionamento escolar e, principalmente, a habilidade para gerir pessoas.

Orientação Educacional: nesse segmento, os pedagogos são responsáveis por auxiliar o desenvolvimento dos estudantes e de professores. Junto aos alunos, sua atuação pode ser para o auxílio no processo de aprendizagem e desempenho escolar, como também para o desenvolvimento pessoal contribuindo com o direcionamento das realizações individuais e também vocacionais, orientando os discentes em suas escolhas profissionais. Já o papel de apoio voltado para os educadores e para a equipe de funcionários da escola permite ao pedagogo auxiliar seus pares quanto à organização das aulas, revisão de métodos de ensino e novas ferramentas para ajudar no processo educativo.

Fora do ambiente escolar, é comum que profissionais da pedagogia também atuem em diferentes frentes do processo de aprendizagem, seja com gestão, orientação, consultoria ou treinamentos. Eles também estão à frente de práticas educativas em diferentes instituições, como empresas, hospitais e ONGs.

 

Uma seleção exclusiva

Vamos relembrar algumas matérias da Revista Appai Educar sobre Orientação Pedagógica? Confira essa seleção exclusiva!

Feedback: uma poderosa ferramenta para aprendizagem

Você chama seu aluno para o elogiar? É comum que os professores convidem para conversar quando se tem algo para corrigir ou para dar uma bronca, não é mesmo? Mas você já parou para pensar na importância do retorno real sobre o desempenho do seu aluno? Descubra nesta matéria o impacto que pequenas atitudes podem despertar na sala de aula.

 

Seu aluno tem pouco tempo para estudar?

Quando os alunos chegam no Ensino Médio, muitos deles acabam precisando dividir o tempo com o primeiro emprego. E muitas vezes terminam acumulando conteúdo, obtendo um menor rendimento e consequentemente sendo reprovados ou desistindo do ano letivo. Diante deste cenário de trabalho, rotina e afazeres, acabam de certa forma se complicando os estudos. Saiba como orientá-lo para aproveitar melhor o tempo disponível através dessa matéria.

 

Transtorno de aprendizagem

Embora seja muito falado, ainda existe um grande número de pais que não sabem o que é o Transtorno de Aprendizagem. E neste momento que ainda estamos vivendo, muitos problemas relacionados e ele acabaram vindo à tona, devido às aulas on-line e à maior proximidade e observação dos pais em relação aos seus filhos em casa. Você sabe quais são e como se apresentam? Alguns são sutis, mas quando não tratados podem trazer grandes prejuízos no decorrer da vida adulta. Para entender melhor sobre o assunto, leia a matéria completa.

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.


Por Jéssica Almeida
Fontes: Ministério da Educação e Somos Educação.
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?