Vamos jogar?

Recursos lúdicos podem ser utilizados para incentivar a participação dos alunos em sala de aula


Com as aulas presenciais retornando, que tal propor um desafio para os alunos? A ideia aqui é incentivar a participação da turma e ensinar o conteúdo de maneira lúdica. Para isso, vamos relembrar uma matéria da Revista Appai Educar publicada em 2018, onde elaboramos um Jogo de Tabuleiro Educacional. O conteúdo é relacionado à disciplina de História e pode ser trabalhado de forma transversal no Ensino Médio, a partir do tema História Geral. Entenda como funciona!

Pode-se dizer que a utilização de recursos lúdicos é fundamental para o aprendizado dos alunos e costuma trazer melhora significativa em seu desenvolvimento. Conhecendo a importância de um trabalho diversificado em sala de aula, no qual brincadeiras possam ser disponibilizadas aos estudantes, elaboramos esse Jogo de Tabuleiro Educacional. E escolhemos uma das disciplinas do conhecimento humano mais antigas de que se tem notícia.

Ela pode ser entendida como a ciência que estuda as ações dos homens e mulheres no tempo e no espaço. De acordo com essa definição, o objeto principal de estudo da História são os seres humanos, bem como as mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são estudadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização social, as criações, suas instituições, seus ideais, as culturas e até seus sentimentos.

 

Vamos às regras do jogo?

1) Inicialmente os jogadores devem decidir quem será o primeiro, o que pode ser feito da maneira livre, ou seja, segundo for adotado por eles. O escolhido deve jogar o dado para descobrir quantas casas avançará no jogo.

2) Algumas das casas do tabuleiro possuem o item “Responda”. Caindo nesse lugar, uma carta é retirada do baralho pelo jogador a sua direita. Com uma pergunta a ser lida em voz alta o jogador deve responder a questão.

3) A resposta correta estará abaixo da carta. Caso o aluno acerte, avança uma casa; caso erre, volta uma.

4) Algumas casas do tabuleiro oferecem a possibilidade de leitura para os alunos, em cartões com tópicos relacionados ao assunto, o que proporcionará o aprendizado do tema. Ganha o jogo aquele que chegar primeiro ao final.

Clique aqui para acessar a imagem do tabuleiro e as perguntas

 

Itens necessários:

  • 1 dado
  • 4 peões (um de cada cor)
  • As perguntas impressas

Leituras: Para essa frase, separe pelo menos 10 pequenos textos para que o aluno que parar na casa “Leitura” do tabuleiro possa ler em voz alta, contribuindo com o aprendizado dos demais participantes. O jogador que cumprir essa tarefa deve avançar uma casa.

Fórum: O jogador que chegar na casa “Fórum” deve recapitular pelo menos duas perguntas já respondidas e complementar com o que sabe, além do que já foi informado sobre o tema. Se não contribuir, volta 5 casas ou avança 1 se cumprir o dever.

Responda: A pessoa que está ao seu lado direito deve retirar uma carta e fazer uma pergunta para você.

Pergunte: Escolha um dos jogadores para responder uma questão.

 

Vale tudo!

Aqui escolhemos história, mas você pode jogar com qualquer disciplina, basta elaborar as perguntas e respostas baseadas no conteúdo estudado. Para ter acesso às questões de outras matérias, como Português, Matemática, Geografia, Inglês e Literatura, clique aqui e boa diversão!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


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