Entendendo o passado para construir o futuro

Professora desenvolve projeto sobre a história do Brasil utilizando recursos atuais para as aulas de ensino remoto


Assim como fazemos na editoria “Calendário” da Revista Appai Educar – onde escolhemos uma ocasião comemorativa para falar sobre determinado assunto –, a professora Mirtes Alves selecionou três datas para abordar a História do Brasil com os alunos do Colégio Estadual Raymundo Correia. A ideia é despertar no estudante o envolvimento com os fatos que formaram o país e aprender a partir deles.

O projeto da semana da história do Brasil foi realizado em abril e abordou três datas comemorativas: Dia do Índio, Descobrimento do Brasil e Tiradentes. A educadora conta que foi proposto aos alunos que pesquisassem matérias atuais sobre os três fatos e postassem no mural criado pelo professor. “Onde um link foi gerado e divulgado para os estudantes na plataforma Google Classroom ou nos grupos de WhatsApp das turmas envolvidas no projeto”, explica Mirtes.

Segundo ela, o mural escolhido foi o de colunas e, para cada tema, o aluno deveria fazer uma postagem que podia ser pesquisa de texto, matérias jornalísticas, vídeos do Youtube, imagens e o que mais eles achassem interessante. Para cada publicação foram abertos um comentário e uma avaliação que poderia ser dada pelo aluno ou professores que ali visitassem.

Mirtes ressalta que os questionamentos propostos estão relacionados, a partir do momento em que o aluno se envolve na pesquisa do tema, com uma visão atual do fato e correlacionando os assuntos entre si. “Visto que a pesquisa se dá entre três temas que se originam em séculos diferentes, mas que fazem parte da nossa formação como nação”, afirma a educadora.

Ela coloca ainda que, ao longo do projeto, percebeu o envolvimento e a interação gerada no trabalho através das postagens feitas, que incluíram matérias atuais, vídeos, pesquisa em sites, imagens e curiosidades. “O material criado ficou bem abrangente tornando-se assim um produtivo conteúdo de pesquisa que pode ser consultado pelos próprios criadores. A devolutiva foi postada para todos na plataforma Google Classroom, nas respectivas salas de aula”, finaliza Mirtes.

 

Cada mês, um novo tema!

Ainda não conhece a editoria “Calendário” da Revista Appai Educar? Por lá você encontra mais informações sobre as principais datas comemorativas e tem acesso a inúmeras dicas de como trabalhar com a temática em sala de aula ou através do ensino remoto. Para ler ou reler alguma dessas matérias acesse a página da revista (www.appai.org.br/appai-educacao/revista-appai-educar) e filtre pela editoria “Calendário”.


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?