DE: REVISTA APPAI EDUCAR PARA: MEDIADORES DA APRENDIZAGEM

Todas as nossas capas são dedicadas aos profissionais da educação, mas essa foi feita especialmente para você, professor associado Appai. O mês é seu, mas o presente é nosso!


São mais de 130 edições dedicadas ao profissional de educação, mais de 2 mil matérias escritas com muito carinho, responsabilidade e dedicação. A equipe da Revista Appai Educar está sempre aberta às sugestões que vocês enviam, buscando o que há de mais atual na educação e, claro, mostrando o quão importante é o seu trabalho em sala de aula.

O intuito da revista é divulgar os projetos desenvolvidos pelos educadores, dando visibilidade às instituições educacionais, alunos e toda a comunidade escolar, mas ela vai além, pois com seu conteúdo, baseado nas melhores atividades pedagógicas, acaba inspirando outros professores do mundo todo. Sua distribuição gratuita, promovida pela Appai, contribui para a disseminação da informação educacional de qualidade.

Agora pensa com a gente: qual o valor de ver seu projeto voando, inspirando professores e formando os alunos contemporâneos com suas metodologias ativas? A verdade é que não há como precificar essa ação pelo simples fato de que cada aluno que recebeu esse conteúdo tem ainda uma vida toda pela frente para aplicar nas atividades profissional e pessoal todos esses conhecimentos. Você que optou em falar sobre alimentação saudável, sustentabilidade, educação financeira, reflexão e crítica do pensamento, além de toda a área do conhecimento das ciências exatas, humanas e biológicas, pode ter tocado profundamente um aluno. Agora imagina se ele compartilhar com as pessoas a sua volta essa bagagem de aprendizagem?

O nosso agradecimento de hoje vai para você, professor associado, que faz parte da nossa rotina e nos inspira. Sem vocês, nada disso seria possível! E como forma de homenageá-los no mês do professor e agradecer por esse carinho, nós preparamos um lançamento exclusivo para outubro: o Revista Appai Educar Convida! Trata-se de programas educacionais que envolvem conteúdos dos diversos benefícios da Appai.

Já estão disponíveis os 5 primeiros episódios que ficarão no Portal do Associado, para inspirar e ajudar os professores em sala de aula e no ensino remoto. Convidamos educadores e especialistas para falar a respeito dos  temas mais buscados e atuais ligados à educação e contar sobre o trabalho que desenvolvem.

No primeiro episódio do Revista Appai Educar Convida, a equipe da publicação conta mais sobre o proposta e solta alguns spoilers do que vem por aí! Logo na sequência, o segundo episódio aborda a inclusão na educação e no esporte. Convidamos Patrícia Andrade, doutoranda em Educação, pesquisadora do Lepedi e professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, para falar sobre seu projeto.

Conversamos também com a educadora Vilma Soares, que atua no Departamento de Educação Básica no município de Duque de Caxias, e desenvolveu um projeto de inclusão na pandemia. Este episódio conta ainda com uma entrevista exclusiva com Peterson Rodrigues, pai do Manu. Você vai se emocionar com essa história de superação e descobrir como o esporte foi importante na vida do pai e do filho.

No terceiro episódio, convidamos a escritora de livros infantis Priscila de Albuquerque, para falar sobre a importância da leitura desde a infância. Conhecemos também o trabalho de uma biblioteca comunitária em Saracuruna que oferece diversas atividades voltadas para a valorização do livro, leitura, literatura e formação de novos leitores. E o convidado para ilustrar o assunto foi o escritor Ricardo Cabello, pioneiro em montar bibliotecas comunitárias infantis e fundador do projeto Nunca desista dos seus sonhos. Temos certeza que esse episódio vai ajudar muitos professores da alfabetização, das salas de leitura e até quem pensa em se dedicar a projetos como esses, que trabalham para democratizar o acesso aos livros.

Outro tema presente na Revista Appai Educar e extremamente importante para as crianças em fase de desenvolvimento e aprendizagem é a saúde alimentar, tema que abordaremos com ênfase nas escolas e no ensino remoto. Para isso, convidamos Viviane Macedo, nutricionista do Programa Saúde 10 da Appai, e Allan Farah, biólogo da BeGreen, uma fazenda de produtos orgânicos, que possui um projeto educacional voltado para as escolas e para uma alimentação mais saudável desde a infância.

E para fechar essa primeira temporada com chave de ouro, conversamos com o professor associado José Leandro Cardoso, que com seu projeto levou os alunos a competir no evento Anima Mundi, e trouxemos dicas de como transformar filmes e podcasts em ferramenta de aprendizagem. Imperdível, né? Então, acesse o Portal do Associado e aproveite esse e outros conteúdos exclusivos!

 

Está achando que acabou? Que nada!

Para a edição de outubro, essa que você está lendo, trouxemos os conteúdos que mais têm despertado interesse! Matérias sobre tecnologia, arte, história, dicas de passeios, aulas criativas, projetos para acabar de vez com o bullying nas escolas e até uma matéria exclusiva sobre os Fidget Toys, aquele brinquedo quem tem feito o maior sucesso entre a criançada. Para ler essas matérias, acesse: https://www.appai.org.br/appai-educacao/revista-appai-educar/.

Divulgue seu projeto!

E se você é professor e desenvolveu um projeto bem legal na sua escola, conte para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer e divulgar nas próximas edições da Revista Appai Educar!

 

Educação Continuada Presencial e a Distância

E dentro desse pilar Educação, ainda temos todo o material da Educação Continuada Presencial e a Distância para você se atualizar e se capacitar ainda mais. São mais de 3 mil cursos, entre on-line e presencial (essa modalidade voltando gradativamente), a sua escolha, que podem ser concluídos dentro do seu tempo, que sabemos ser bastante corrido.

Além de todo o conteúdo voltado à educação, abrimos espaço também para o empreendedorismo, com temáticas que abordam culinária, beleza, gestão de tempo e muito mais. Tudo isso, podendo ser facilmente acessado pelo seu computador, tablet ou celular, para que você estude sem necessidade de deslocamento e respeitando o seu ritmo de aprendizagem. Você escolhe o curso, o melhor dia e horário e emite o certificado de conclusão, autorizado pelo MEC, diretamente do site.

No Portal Appai, as palestras da Educação Continuada Presencial têm somado ainda mais para que o professor garanta ao seu aluno uma aprendizagem com múltiplas trocas de saberes. Para tanto, através do benefício Educação Continuada, a Appai celebrou mais um convênio com a Faculdade Mackenzie para viabilizar o auxílio (bolsa) para você, associado e/ou beneficiário. Isso mesmo! Por meio do convênio (auxílio) você terá a possibilidade de se especializar em Gestão e Tecnologias Educacionais. Para saber mais, acesse a ementa do Projeto Pedagógico do curso.
E se você quer mais, então vá lá no site appai.org.br e veja o quanto você pode desfrutar e colaborar para que a educação brasileira, com a sua contribuição, professor, esteja no eixo de um ensino de qualidade, respeito e comprometimento com o futuro. Que já chegou!


Por Antônia Lúcia, Jéssica Almeida e Richard Günter
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?