Por aqui também está rolando maratona!

Professores estimulam o gosto pela leitura e contação de histórias mesmo de forma remota e os pequenos adoram


Não é só na Appai que está rolando maratona. No EDI Alyrio Cavallieri também está! E por lá a maratona é de histórias. A ideia é estimular o gosto pela leitura e a contação desde cedo. Além de aguçar a criatividade e a imaginação dos pequenos, atuando na manutenção dos vínculos com eles, mediados por suas famílias, neste momento em que ainda se faz necessário o distanciamento social por conta da pandemia. A maratona contou também com a participação de diversos autores que fizeram uma programação especial e que foi disponibilizada em plataformas virtuais como o Youtube, Facebook e WhatsApp. Veja como foi!

O projeto nasceu em 2017, fruto de uma busca da direção da unidade escolar por propiciar momentos de troca literária, trazer os autores para junto da escola, desmistificando a ideia de que seriam inacessíveis ou muito distantes da realidade, além de ampliar o repertório cultural das crianças e profissionais como um todo. “Em meio à pandemia esse momento de ludicidade, leituras, faz de conta e aprendizados não poderia deixar de acontecer, familiarizando os pequenos com os diferentes textos literários. Então toda a equipe pedagógica se reuniu virtualmente para pensar como ele aconteceria”, explica a diretora Evanilda Oliveira.

De forma remota – através de plataformas virtuais –, direção, professores, crianças, equipe de limpeza, responsáveis, autores convidados e amigos do EDI abraçaram a ideia e transformaram a Maratona de Histórias em realidade. Na primeira semana a equipe se reuniu com o autor Igor Gonçalves e a contadora de histórias Marta Pacheco. Eles apresentaram a cada dia um evento para as crianças e toda comunidade escolar, através de vídeos, musicais e leitura. Já na segunda semana, eles se reuniram com as autoras Priscila Cruz e Sonia Rosa, que também apresentaram suas criações.

Na abertura da IV Maratona do EDI, a diretora Evanilda, a servidora Mônica Espínola, a professora articuladora Ana Paula Martins e a equipe de limpeza dramatizaram e apresentaram em forma de vídeo a história “Cadê todo mundo?” (uma livre adaptação de Jane Prado), que contou com janela de Libras. “A contação foi disponibilizada através do grupo de WhatsApp de cada turma, com as famílias, na plataforma Classroom, na página oficial do Facebook da unidade e, pela primeira vez, no Youtube, onde foi criado um canal para divulgação das atividades da escola, impactando a todos e passando uma mensagem de esperança”, conta a diretora.

Nos outros dias a contação de histórias continuou com os autores convidados e encantou toda a comunidade escolar. “Estimular o imaginário das crianças foi mágico, proporcionar momentos de leitura em família não teve preço. Conhecer e mergulhar no mundo literário através desses encontros foi maravilhoso e toda a comunidade aguarda com alegria a próxima edição da Maratona de Histórias”, garante a diretora.

A responsável da aluna Hanna Machado, da Educação Infantil, Vanda, conta que a filha ficou apaixonada e pede para colocar o vídeo dos gatinhos toda hora. Já a professora adjunta, Diva Maria Xavier, afirma que esse momento era aguardado com muita expectativa por ela. “Desde que cheguei à unidade ouvia falar desse projeto e estava louca para participar dele. Veio a pandemia e pensei que não seria possível, mas a IV Maratona de Histórias me surpreendeu positivamente e foi muito melhor do que poderia sonhar”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
EDI Alyrio Cavallieri
Rua José Janoni, 33 – Campo Grande – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 23073-050
Tel.: (21) 3096-0965
Diretora-geral: Evanilda de Jesus Oliveira
Diretora Adjunta: Tatiana Aparecida Machado Pinto
Fotos cedidas pela escola.


Podemos ajudar?