Fotografia como recurso de aprendizagem

Descubra como utilizar essa ferramenta em sala e tornar suas aulas ainda mais atrativas e divertidas!


Não é de hoje que a fotografia está presente em nossas vidas! Ela já passou por diversas transformações e eterniza momentos tão importantes, como um aniversário, um casamento ou um almoço em família. Das câmeras analógicas às redes sociais, elas estão cada vez mais acessíveis e sendo feitas em qualquer lugar e a qualquer hora. E na sala de aula não é diferente! Esse recurso pode ser um grande aliado do professor e tornar os alunos nas classes ainda mais participativos e divertidos, mesmo com o ensino híbrido. Por isso, a Revista Appai Educar vai abordar o Dia Internacional da Fotografia na editoria “Calendário” dessa edição. Assim a gente ajuda você com dicas de conteúdo para trabalhar em sala de aula. Vamos lá?

A data – comemorada no dia 19 de agosto – celebra a arte de fotografar, desde o fotógrafo amador ao profissional. Neste dia, a ideia é reviver o amor pela fotografia. Afinal, com o passar dos anos muitas descobertas foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia que conhecemos hoje em dia. E por que não utilizar esse recurso nas escolas? De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a quantidade de estudantes que possuem aparelhos celulares chega a atingir a média de 36%, sendo que nas regiões metropolitanas esse número é ainda maior. Sendo assim, ao invés de proibir o uso dos aparelhos, podemos criar um projeto utilizando os recursos tecnológicos, através das fotografias. Sem sombra de dúvida, essa atividade proporcionará grande entusiasmo nos alunos.

 

Vamos começar a colocar a mão na massa?

Que tal propor um debate, exposição de fotos ou até um filme coletivo? Você pode começar abordando a função histórica da fotografia e sua evolução ao longo dos anos. Graduada em Pedagogia, Jussara de Barros, explica que o desenvolvimento do trabalho envolverá aspectos da interdisciplinaridade, através da história da fotografia, conceitos básicos de óptica e semiótica, discussões acerca das pesquisas, relatórios descritivos do andamento do projeto, registro em ata das aulas, dentre várias outras formas de se envolver o grupo.

O primeiro passo é conversar sobre a ideia de se trabalhar com o uso de celulares, exclusivamente para fotografias e vídeos, propondo pesquisas sobre o tema. Podem começar discutindo sobre a sua história e a do cinema mudo, criando momentos em que a turma assista a um filme antigo, como os de Charlie Chaplin, por exemplo. Após esse momento, é legal fazer uma análise de fotos em preto e branco, comparando-as às coloridas.

Numa outra ocasião, podem conversar sobre como acontece o processo fotográfico, construindo uma câmara escura, com uma caixa de papelão e papel fotográfico, bem à moda antiga. “Se quiserem, poderão convidar um fotógrafo do tipo ‘lambe-lambe’ para apresentar os recursos que utiliza para fotografar. A partir desses conceitos e aprendizagens, novas descobertas, troca de conhecimentos e discussões, escolherão um tema para fotografar e montar um filme coletivo. Para isso, cada aluno apresentará uma única foto, a fim de que ela componha o filme”, explica Jussara.

Foto por NordWood Themes em Unsplash

As fotos poderão ser reveladas ou impressas para que os alunos organizem a série, fazendo uma prévia do filme. Com o material em mãos, poderão trocá-las de lugar, até conseguirem montar uma estrutura de imagens que faça sentido, que deverá ser afixada no mural ou nas paredes da sala. Depois, é só partir para a edição do filme, na sequência escolhida.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

Está achando que as dicas acabaram? Que nada! Por aqui, na Revista Appai Educar, já compartilhamos inúmeros projetos ligados à fotografia. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia, mesmo com o ensino híbrido. Confira essa seleção exclusiva!

 

10 dicas para fotografar suas práticas pedagógicas

Nos tempos das redes sociais, fazer boas imagens é saber contar histórias! Muitos professores fotografam os projetos realizados em sala de aula para compartilhar na internet ou acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Essa é uma prática valiosa que pode ajudar o educador com as suas anotações e servir de material para futuras melhorias e reformulações. Leia a matéria completa!

 

Educar em revista: fotografia da escola

No programa “Educar em Revista”, o assunto é “Fotografia da Escola”. Nossa equipe bate um papo com um timaço de professores: o casal Luis Felipe e Ana Paula Pereira, que faz sucesso nas redes sociais; Leonardo Freitas, que usa músicas e paródias para ensinar Geografia; Tatiana Barradas, que utiliza a fotografia em sala de aula; e Vilma Soares, com seu projeto sobre inclusão na pandemia. Clique aqui para assistir.

 

Além do que se vê

Projeto utiliza a fotografia para conscientizar e empoderar os estudantes de um colégio em São João de Meriti. A partir daí eles desenvolveram uma exposição que recebeu o nome de “Além do que se vê”. O intuito foi problematizar questões que ainda permeiam o cotidiano no que diz respeito ao preconceito racial e conscientizar os jovens acerca dessa questão. Para saber mais, clique aqui.

 

Stop Motion: a tecnologia em sala de aula

Buscando trazer a tecnologia para a sala de aula, uma professora de São João de Meriti teve a ideia de trabalhar com a animação durante as aulas de Geografia. O intuito foi fazer com que os alunos conhecessem noções básicas da linguagem de animação, estimulando assim a imaginação e a criatividade. Leia a matéria completa!

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai (www.appai.org.br). E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.

E se você é professor e associado da Appai, pode se especializar no assunto através dos cursos do Benefício Educação Continuada e EAD Appai. Basta acessar o Portal do Associado, depois a página do benefício EAD (https://associado.appai.org.br/ead) e buscar por “Fotografia”. Vão aparecer diversas opções, entre elas o curso de Fotografia e Vídeo com o Celular, Fotografia, Fotografia Digital, Fotografia de Gestantes, Bebês e Newborn, entre outros.


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.
Fonte: Brasil Escola.


Podemos ajudar?