Espaço Ciência Viva

Para você que é fã de ciência, educação e divulgação científica


No Espaço Ciência Viva, a ordem é mexer em tudo. Primeiro museu participativo de ciências do Rio de Janeiro, nasceu em 1983 na Tijuca para divulgar e estimular a pesquisa e as descobertas do conhecimento. Para isso, disponibiliza aos visitantes experimentos simples, interativos e lúdicos. Em todas as atividades desenvolvidas, parte-se do princípio de que a compreensão da natureza é um anseio do ser humano, tal como as artes e os jogos, e que a ciência é uma atividade criativa acessível a todos.

O espaço mantém exposição permanente, com cerca de 50 módulos interativos em física, matemática, percepção, biologia, sexualidade, astronomia e música. Além das visitas orientadas à exposição, realiza oficinas de capacitação para professores, saraus de ciência, arte, eventos e exposições temáticas tanto em suas instalações, quanto em outras instituições e em locais de grande acesso de público. Em colaboração com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e outros centros e museus com essa temática, como o Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ, participa de atividades de ciência itinerante, exibição de filmes científicos do Ver Ciência e ainda se envolve em outros eventos ligados ao Clube de Astronomia, como exposições de arte, grupo de teatro, cursos de formação de mediadores e professores.

A iniciativa tem por objetivo desenvolver ações de divulgação e popularização da ciência, por meio da parceria com pesquisadores e educadores, estabelecendo um diálogo com a população, além de promover ações de ensino, pesquisa e divulgação em ciências, sempre com comprometimento com a melhoria da qualidade em educação e ensino de ciências e matemática.

O intuito do projeto é também resgatar e motivar o prazer pela experimentação, descoberta, criatividade e pelo diálogo, como processos inerentes à construção do pensamento científico e artístico, bem como empoderar o cidadão para debates sobre conhecimentos, processos e valores em ciência e tecnologia.

 

Devido ao distanciamento social, alguns eventos estão suspensos temporariamente. Mas a programação continua de forma on-line no canal oficial do Espaço no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LTK6veLIZcM

Visitação: segunda a sexta-feira: de 9:30 às 11:30h e de 14:00 às 16:00
Clube de Astronomia: Quarta-feira, 19:00


Por Richard Günter
Espaço Ciência Viva

Avenida Heitor Beltrão, 321 – Saens Peña – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2204-0599
Site: www.cienciaviva.org.br/
E-mail: museu@cienciaviva.org.br
Contato específico para acessibilidadeagendamentos@cienciaviva.org.br
Fotos: Comunicação / Espaço Ciência Viva
* Imagens registradas antes da pandemia.


Podemos ajudar?