Page 31 - ppas

This is a SEO version of ppas. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

33 [ ]

funcionamento das estações de tratamento. Para re-tirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente, constitui uma prática ilegal punível por lei.

Deve-se procurar minimizar o impacto do descarte de óleo comestível usado no meio ambiente e na saúde humana e também, por que não, economizar, trans-formando-o em uma receita prática e barata de sabão caseiro.

Na prática, como se reutiliza o óleo comestível usado (óleo de soja):

- Material utilizado: 4 litros de óleo comestível usado, 2 litros de água, meio copo de sabão em pó, 1 kg de soda cáustica (NaOH), 5 ml de óleo essencial.

- Procedimento: Dissolver o sabão em pó em meio litro de água quente; dissolver a soda cáustica em 1 litro e meio de água quente. Em um recipiente de 10 litros (pode ser um balde), adicionar lentamente as duas so-luções ao óleo (não vai ao fogo). Em seguida, adicio-nar lentamente vinagre (ácido acético) e controlar o pH entre 6 e 7 com a ajuda de um papel indicador (ou papel de tornassol). Mexer por 20 minutos utilizando uma colher de pau ou um cabo de vassoura. Adicionar a essência à massa fria. Despejar em formas. Desen-formar após 24 horas. Cortar em barras. Deixar secar por vinte dias.

Obs.: Use luvas de borracha para manusear os produ-tos do sabão.

- Como formas podem ser empregadas caixas plásti-cas de diversos tamanhos ou formas de PVC utilizadas na confecção de sabonetes artesanais.

Obs.: A finalidade de se adicionar ácido durante a pre-paração do sabão é controlar o pH na faixa da neu-

Page 31 - ppas

This is a SEO version of ppas. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »