Ser pai é bom, mas ser bom pai é melhor ainda ? O Alfabeto da Boa Paternidade
Wellison M. de Paula
Cháris Editora
Tel.: (21) 2220-7612

Dividido em 23 capítulos, cada um deles começando com um título indicado por uma letra do alfabeto, o texto abre com um chamado: ?Amizade é tudo?, no primeiro capítulo, e encerra no capítulo 23 com ?Zelo de quem ama de verdade?, fechando o alfabeto. Assuntos como namoro, criação de filhos e filhas, caráter dos pais refletido nos filhos, ira descontrolada e até mesmo a experiência com filhos especiais transformam a leitura numa viagem encantadora, em que o autor pretende tocar no lugar mais íntimo do coração dos pais. Na obra, o autor apresenta pontos interessantes. Para cada capítulo há um desafio para o leitor rever tudo o que precisa ser mudado e alimentar os aspectos positivos que devem ser preservados. É uma maneira de transformar o texto em uma ferramenta de mudança e aprimoramento.


Histórias Aumentadas
(conforme são contadas...)
Mário Bag Editora Paulinas ? Tel.: (21) 2232-5486

?Quem conta um conto aumenta um ponto?, diz a sabedoria popular. Ou vários pontos, se for um mentiroso inveterado e irrecuperável. O carioca Mário Bag faz parte desse time e não poupou a imaginação para contar vários ?causos?, daqueles difíceis de acreditar, aumentados até o absurdo, mas divertidos de ouvir. Depois de ler Histórias aumentadas (conforme são contadas...), dá até vontade de sair contando para mais alguém...aumentando mais um pouquinho, claro!

 

Daniel na Cova dos Leões
Edy Lima Editora DCL
Tel.: (11) 3932-5222

Daniel na Cova dos Leões é o primeiro volume da coleção Heróis da Bíblia, na qual o autor faz a reinterpretação de um episódio do Antigo Testamento. A fiel releitura da escritora focaliza no título o episódio em que o profeta Daniel é jogado aos leões para ser devorado. A idéia dessa coleção é a de apresentar histórias clássicas da Bíblia por meio de grandes e heróicos personagens.

 

Diabetes na Infância ? Manual de Apoio para os Pais
Liliam Teixeira Francisco Emilson Souza Portella Maria Thereza Furtado Cury Editora Rubio
Tel.: (21) 2262-3779

Este livro aborda, de forma simples, o diabetes na infância. Esclarece sobre o problema e seu tratamento, envolvendo o uso de insulina, a atividade física e, principalmente, a alimentação da criança em casa e fora dela. Trata-se de um livro para ser consultado no dia-a-dia para auxiliar seu (sua) filho(a) a ter uma vida saudável e ativa.



Série Pedagogos – Um encontro com grandes educadores
Rebeca Carvalho Cháris Editora – Tel.: (21) 2220-7612

Um Encontro com Grandes Educadores, da Série Pedagogos, não é apenas um livro de biografia. Trata-se de um compêndio que vai proporcionar aos educadores ? professores, mestres, pedagogos, psicólogos e outros profissionais de educação ? um encontro com homens e mulheres que pensaram sobre os potenciais da mente humana de assimilar o aprendizado, bem como de transmitir os saberes. Em pouco tempo, tais profissionais poderão municiar-se de informações necessárias para a práxis cotidiana das atividades que implicam domínios técnicos úteis às suas atividades profissionais. Série Pedagogos I apresenta: Emília Ferreiro, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Howard Gardner, Célestin Freinet, Helena Antipoff, Paulo Freire, Lourenço Filho, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira.

Manual Bem-humorado dos Privilegiados Auditivos
Gustavo Amorim
Grupo Editorial Scortecci
Tel.: (11) 3032-1179

Todos que tiverem a oportunidade de ler as muito bem escritas linhas deste Manual conhecerão as experiências de alguém que viveu como poucos, e desde muito cedo, as vicissitudes de uma vida marcada pela limitação física (no caso a auditiva). Mas aprendeu com ela, superou-a e, ao fim, fez dela uma aliada. Este manual é essencialmente sobre isso. Sobre a transmutação da deficiência em privilégio. Sobre como aproveitar aquilo que nos é desfavorável e fazer disso uma vantagem.


Como Educar sem Usar a Violência
Dora Lorch
Summus Editorial
Tel.: (11) 3865-9890

Trabalhando com conceitos da psicologia e abordando questões diversas de comportamento infantil, como as birras, os medos, as mentiras, a vergonha, o inconsciente e as brincadeiras, bem como o processo de adaptação na escola, a autora constrói um singelo manual de boas maneiras – para os pais. Afinal, criança merece respeito.

 

A Dislexia em Questão
Giselle Massi
Plexus Editora
Tel.: (11) 3865-9890

Pondo em xeque a utilização corrente do diagnóstico de dislexia para distinguir crianças cujo aprendizado da escrita difere do padrão, Giselle Massi apresenta neste livro um ponto de vista inovador. Ao analisar casos de alunos considerados disléxicos, a autora demonstra como é frágil e arbitrária a definição dessa suposta patologia, a qual – pautada em explicações genéticas, neurológicas, metabólicas, entre outras – permite que análises do processo de apropriação da escrita permaneçam restritas à esfera individual.

Para Entender Síndrome de Down
Fátima Alves
Wak Editora
Tel.: (21) 3208-6095

Fátima Alves é uma profissional particular que, em seu trabalho como terapeuta, professora e escritora, auxilia-nos a compreender um pouco mais essas pessoas especiais. Sempre é possível construir uma sociedade onde caibam todos. Por isso, devemos dizer sim à inclusão e não à discriminação de quaisquer pessoas, porque a diferença está nos olhos de quem vê.

Diário de um Educador: Temas e Questões Atuais
Celso Antunes
Editora Papirus
Tel.: (19) 3272-4500

Como fazer alguém gostar de ler? Como conversar com crianças sobre sexo? Quais as vantagens do Ensino Fundamental com nove anos? Estas são algumas das diversas indagações de professores e educadores. Celso Antunes debate as respostas nesta obra.




O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor. As publicações deverão ser enviadas para a redação do jornal, com a referência Lançamentos Editoriais, aos cuidados de Ednaldo Carvalho.