Howard Gardner e as Inteligências Múltiplas   

Considerado um dos mais importantes pesquisadores da criatividade deste final de século, Gardner é conhecido como o pai das Inteligências Múltiplas e critica a idéia de existir um único tipo de inteligência que pode ser “medida” através de testes e instrumentos psicométricos. É professor de Educação e Psicologia da Harvard University e professor de Neurologia da Boston University School of Medicine. Desde 1972, é co-diretor do Projeto Zero – um grupo de pesquisa sobre cognição humana, fundado em 1967 pelo filósofo Nelson Goldman, que desenvolve estudos sobre criatividade, especialmente na área de Artes, com crianças talentosas.

As Inteligências Múltiplas

Em 1983, Gardner introduziu a Teoria das Inteligências Múltiplas, que considera a capacidade intelectual como um conjunto de habilidades e vias de aprendizado independentes umas das outras. Os indivíduos apresentam, naturalmente, habilidades em determinadas atividades, sem treinamento prévio. Na ausência de determinada habilidade, o indivíduo pode ser treinado e desenvolver uma aptidão que não lhe é natural.
As modalidades de inteligências defendidas por Gardner são:

Inteligência Lógico-Matemática – É a capacidade para raciocinar problemas matemáticos. Essa inteligência envolve a capacidade de reconhecer padrões, de trabalhar com símbolos abstratos como números e formas geométricas, bem como discernir relacionamentos ou perceber conexões entre peças separadas ou distintas. Relaciona-se também à capacidade de manejar habilmente longas cadeias de raciocínio, elaborar perguntas que ninguém faz, conhecer problemas e levá-los adiante, explorar padrões, categorias e relações, resolver problemas aritméticos rapidamente, usar computadores, solucionar problemas através da lógica, gostar de jogos de estratégias e enigmas, como xadrez e damas, fazer experimentos para testar o que não entende facilmente etc.

Inteligência Lingüística ou Verbal – Esta é manifestada através da linguagem – seja ela escrita ou falada – pois o indivíduo gosta de ler, escrever, ouvir, tem boa memória para nomes, lugares, datas e trivialidades. Geralmente, é um bom contador de histórias e piadas, gosta de ler livros e escrever histórias, tem vocabulário rico e se expressa com fluência, gosta de fazer palavras-cruzadas e jogos com palavras.

Inteligência Musical – É a habilidade de reproduzir, compor e apreciar a musicalidade com discriminação de sons e percepção de varia­ções. Essa é a forma de inteligência que se manifesta primeiro. Cada indivíduo tem uma habilidade musical diferente e há pessoas que são totalmente “amusicais”, mas, ainda assim, continuam a ter uma vida normal e bem-sucedida. A inteligência musical trabalha independentemente das outras formas de inteligência.

Inteligência Corporal-Cinestésica – Esta inteligência está relacionada ao movimento físico e ao conhecimento do corpo. É a habilidade de usar o corpo para expressar uma emoção ou praticar um esporte, por exemplo. O indivíduo aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas, processa conhecimentos através de sensações corporais, envolve-se em atividades esportivas, desempenha atividades motoras, gosta de tocar ou ser tocado quando fala com as pessoas, gosta de aprender usando manipulações e outras práticas.

Inteligência Espacial – É a capacidade de criar mapas mentais, pensar com imagens e fotos, visualizar imagens claras quando pensa sobre algo, ler facilmente mapas e diagramas, desenhar representações precisas de pessoas ou coisas etc. Geralmente, o indivíduo gosta de participar de atividades artísticas, ver filmes, slides ou fotos e montar quebra-cabeças.

Inteligência Interpessoal – É a habilidade de interagir com pessoas, entendê-las e interpretar seus comportamentos. Normalmente, o indivíduo tem vários amigos, gosta de se comunicar e, às vezes, mani­pula as pessoas, gosta de atividades em grupos, serve como mediador em discussões e tem capacidade de ler situações com precisão.

Inteligência Intrapessoal – O perfil indica concentração total da mente, preocupação, percepção e expressão de diferentes sentimentos, senso de autoconhecimento, capacidade de abstração e de raciocínio. O indivíduo mostra independência, força de vontade e autodireção, reage em discussões controvertidas com opiniões fortes, prefere seu mundo particular, gosta de isolar-se para produzir um projeto ou hobby pessoal e tem um certo grau de autoconfiança.

Inteligência Naturalista – Esta inteligência foi recentemente adicionada à lista das sete inteligências múltiplas e consiste na habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É também conhecida como inteligência biológica ou ecológica.

Inteligência Existencialista – Essa nona inteligência, que ainda está em estudo, relaciona-se à capacidade de considerar questões mais profundas da existência, de fazer reflexões sobre quem somos, de onde viemos e por que morremos.

Gardner ainda não aceita por inteiro esta inteligência, porque os cientistas ainda não provaram que ela requer áreas específicas do cérebro. Por isso, ele costuma dizer que existem oito inteligências e meia.

“As inteligências múltiplas não devem ser o objetivo de uma escola. O papel delas é funcionar como instrumento para alcançar objetivos educacionais. Se alguém quiser educar crianças que saibam, por exemplo, se relacionar bem, precisa desenvolver as inteligências pessoais dessas crianças.” (Howard Gardner)


Fontes:

•ANTUNES, Celso. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Editora Vozes, 2002.
•ANTUNES, Celso. Como Desenvolver Conteúdos Explorando as Inteligências Múltiplas. Editora Vozes, 2002.
•http://www.if.sc.usp.br/~aguida/2000/tania/
•http://ars.com.br/antecipa/MAI97/pagina3.htm
•http://www.edicoesgil.com.br/educador/multiplas.html
•http://www.geocities.com/bernardorieux/a16.htm
•http://www.sj.univali.br/agenda21/contribuicoes-internas/as-multiplas-inteligencias-e-a-razao-aberta.html
•http://novaescola.abril.com.br/
•http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html

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