Todas as quintas-feiras, alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio percorrem as ruas do bairro Vila Nova e visitam casas para conversar com moradores, distribuir panfletos e explicar a importância da separação do lixo e da reciclagem. Enquanto é feito o trabalho de conscientização ambiental, os alunos coletam plásticos, latinhas, metais e jornais. Carlos Alberto Correia mora no bairro há 46 anos e gostou da iniciativa da escola. Para ele, o bairro está ficando mais limpo e as pessoas mais conscientes dos seus deveres de cidadãos. “Este projeto está fazendo com que as crianças, desde cedo, tomem consciência da importância de se preservar o meio ambiente, além de despertar toda a comunidade para o problema do lixo. A idéia está se espalhando e cada morador está compreendendo o seu papel”, declara.

A proposta pedagógica é fazer com que cada aluno seja considerado um elo de uma cadeia multiplicadora para o desenvolvimento da consciência ecológica. Durante a visita à comunidade, os alunos plantam, em cada casa, a semente da mudança de hábitos, que propicia uma melhoria da qualidade de vida e de comportamento em relação ao meio ambiente, além de despertar cada morador do bairro para uma reflexão sobre os problemas ambientais. “O importante não é só recolher o material reciclável, mas, principalmente, conscientizar as pessoas sobre o que é a reciclagem e o que ela representa para o meio ambiente”, diz a aluna da 4.ª série do Ensino Fundamental Vanessa Martins Marques.

Já a aluna Thaísa Barros da Silva, também da 4.ª série, aproveita a visita às casas para conversar com os moradores sobre o ‘Efeito Estufa’ e o derretimento das geleiras. “Os alunos de todas as séries estão engajados. Cada turma, com seu nível de conhecimento está fazendo a sua parte”, conta a professora Tereza Cristina.

Após a coleta, os alunos retornam à escola e partem para a seleção do material. Grande parte é reaproveitado na sala da brinquedoteca e nas aulas de artes com as crianças da Educação Infantil. O resto é vendido e o dinheiro arrecadado é investido no próprio projeto. Para a professora Daise Lucy Fernandes, coordenadora da Educação Infantil, as crianças estão empolgadas com o projeto e a transformação da sucata em arte é um momento de descoberta e criatividade. A professora Lúcia de Fátima participa da etapa de criação e transformação do material reciclado e confirma o envolvimento das crianças no projeto. “É fundamental que essa conscientização comece desde cedo”, completa.

De acordo com a coordenadora de 5.ª série ao Ensino Médio, professora Sandra Fillusteck, no ambiente interno da escola, também foi possível constatar uma mudança radical no comportamento dos alunos. “O projeto foi implementado no início do ano e, de lá pra cá, na hora do recreio, o chão não fica mais sujo nem há mistura de materiais nas lixeiras. Hoje, os alunos já estão conscientes da coleta seletiva”, relata.

O projeto está criando uma saudável disputa entre as classes, pois a turma que obtiver a maior quantidade de material reciclável durante o mês ganha um churrasco oferecido pela escola. Os alunos da turma vencedora são homenageados com a entrega de medalhas e os pais recebem mensagens de agradecimento pelo trabalho participativo.

Paralelamente a esta campanha, a escola está promovendo uma reciclagem de livros com o objetivo de criar uma biblioteca para atender à comunidade. “Se cada um fizer a sua parte, com certeza, teremos um país mais consciente e um meio ambiente mais puro”, finaliza uma das professoras.

 

Confira aqui 10 dicas simples para combater o
aquecimento global e ajudar o meio ambiente:
1- Troca de lâmpadas
Se você trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes, deixa de gerar, no mínimo, 400 quilos de dióxido de carbono ao ano.
2- Deixar o carro na garagem
Caminhe, dê umas pedaladas, pegue carona. Cada 10 quilômetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono.
3- Reciclagem
Acredite! Se você reciclar apenas a metade do seu lixo, estará deixando de emitir em torno de 1.000 quilos de dióxido de caborno anuais.
4- Pressão dos pneus
Manter a pressão dos pneus no valor correto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do seu automóvel. Cada litro de gasolina libera 2,5 quilos de dióxido de caborno.
5- Água quente
Aquecer água consome muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e no verão tome banho frio. Menos 3 toneladas de dióxido de carbono anuais.
6- Sacolas plásticas e embalagens
Evite o uso exagerado de sacolas e embalagens plásticas. Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.
7- Ar-condicionado
Com um simples ajuste de baixar a temperatura em 2 graus no verão e subir 2 graus no inverno, poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais.
8- Árvores
Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias...
9- Aparelhos eletrônicos
O simples ato de desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano.
10- Comprar a briga
Converta-se em parte da solução. Difunda esta mensagem.


Obs.: Extraído do encarte do Supermercado Zona Sul – www.zonasul.com.br


Escola Santa Bárbara
End.: Rua Domingos Meireles, 242 – Vila Nova – Campo Grande – RJ. CEP.: 23070-500.
Tel.: (21) 3394-0106
Diretor: Felipe Marques de Souza
Fotos: Tony Carvalho


Os alunos da Escola Santa Bárbara percorrem as ruas do bairro, todas as quintas-feiras, coletando material reciclável e fazendo um trabalho de conscientização ambiental junto aos moradores
No pátio da escola, estão afixados cartazes lembrando aos alunos como cada material recolhido pode ser reutilizado

Alunos alertam moradores sobre a importância da coleta seletiva

Por Tony Carvalho

A educação ambiental deve ser, acima de tudo, um ato voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como base a idéia de que os recursos naturais se esgotam e de que o principal responsável pela sua degradação é o homem. A Escola Santa Bárbara, em Campo Grande, vem desenvolvendo um projeto de educação ambiental que está transformando a relação da comunidade local com o lixo que ela produz.