Todas as quintas-feiras, alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio percorrem as ruas do bairro Vila Nova e visitam casas para conversar com moradores, distribuir panfletos e explicar a importância da separação do lixo e da reciclagem. Enquanto é feito o trabalho de conscientização ambiental, os alunos coletam plásticos, latinhas, metais e jornais. Carlos Alberto Correia mora no bairro há 46 anos e gostou da iniciativa da escola. Para ele, o bairro está ficando mais limpo e as pessoas mais conscientes dos seus deveres de cidadãos. “Este projeto está fazendo com que as crianças, desde cedo, tomem consciência da importância de se preservar o meio ambiente, além de despertar toda a comunidade para o problema do lixo. A idéia está se espalhando e cada morador está compreendendo o seu papel”, declara.
A proposta pedagógica é fazer com que cada aluno seja considerado um elo de uma cadeia multiplicadora para o desenvolvimento da consciência ecológica. Durante a visita à comunidade, os alunos plantam, em cada casa, a semente da mudança de hábitos, que propicia uma melhoria da qualidade de vida e de comportamento em relação ao meio ambiente, além de despertar cada morador do bairro para uma reflexão sobre os problemas ambientais. “O importante não é só recolher o material reciclável, mas, principalmente, conscientizar as pessoas sobre o que é a reciclagem e o que ela representa para o meio ambiente”, diz a aluna da 4.ª série do Ensino Fundamental Vanessa Martins Marques.
Já a aluna Thaísa Barros da Silva, também da 4.ª série, aproveita a visita às casas para conversar com os moradores sobre o ‘Efeito Estufa’ e o derretimento das geleiras. “Os alunos de todas as séries estão engajados. Cada turma, com seu nível de conhecimento está fazendo a sua parte”, conta a professora Tereza Cristina.
Após a coleta, os alunos retornam à escola e partem para a seleção do material. Grande parte é reaproveitado na sala da brinquedoteca e nas aulas de artes com as crianças da Educação Infantil. O resto é vendido e o dinheiro arrecadado é investido no próprio projeto. Para a professora Daise Lucy Fernandes, coordenadora da Educação Infantil, as crianças estão empolgadas com o projeto e a transformação da sucata em arte é um momento de descoberta e criatividade. A professora Lúcia de Fátima participa da etapa de criação e transformação do material reciclado e confirma o envolvimento das crianças no projeto. “É fundamental que essa conscientização comece desde cedo”, completa.
De acordo com a coordenadora de 5.ª série ao Ensino Médio, professora Sandra Fillusteck, no ambiente interno da escola, também foi possível constatar uma mudança radical no comportamento dos alunos. “O projeto foi implementado no início do ano e, de lá pra cá, na hora do recreio, o chão não fica mais sujo nem há mistura de materiais nas lixeiras. Hoje, os alunos já estão conscientes da coleta seletiva”, relata.
O projeto está criando uma saudável disputa entre as classes, pois a turma que obtiver a maior quantidade de material reciclável durante o mês ganha um churrasco oferecido pela escola. Os alunos da turma vencedora são homenageados com a entrega de medalhas e os pais recebem mensagens de agradecimento pelo trabalho participativo.
Paralelamente a esta campanha, a escola está promovendo uma reciclagem de livros com o objetivo de criar uma biblioteca para atender à comunidade. “Se cada um fizer a sua parte, com certeza, teremos um país mais consciente e um meio ambiente mais puro”, finaliza uma das professoras.
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2- Deixar o carro na garagem
Caminhe, dê umas pedaladas, pegue carona. Cada 10 quilômetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono. |
3- Reciclagem
Acredite! Se você reciclar apenas a metade do seu lixo, estará deixando de emitir em torno de 1.000 quilos de dióxido de caborno anuais. |
4- Pressão dos pneus
Manter a pressão dos pneus no valor correto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do seu automóvel. Cada litro de gasolina libera 2,5 quilos de dióxido de caborno. |