Alunos transformam suas experiências em fotonovela

Por Cláudia Sanches

A aluna Priscila Maia e outros colegas da Escola Municipal Rose Klabin, localizada em Guadalupe, nunca imaginaram que, algum dia, suas histórias e idéias pudessem ser transformadas em fotonovela. A revelação desses artistas só foi possível graças ao projeto Fotos da Vida, realizado pela professora de Sala de Leitura, Solange Motta, com alunos da 5.ª e 8.ª séries e de duas classes especiais de jovens e adultos.

Ao final do projeto, as turmas produziram cinco fotonovelas: Aluno, leitor, atleta e vencedor; Rock´n patty – sem preconceito: o importante é ser você mesmo; Esporte e educação: uma parceira que dá certo; A África é aqui?; e Vencendo o preconceito.

Ao planejar o trabalho, a professora Solange pensou em um projeto que utilizasse diferentes mídias, já que o mesmo seria apresentado na Bienal do Livro, no estande da Secretaria Municipal de Educação. No caso da fotonovela, eles utilizaram Internet, fotografia e revistas. Segundo a professora, a proposta era desenvolver o conteúdo dos textos, usando como base os temas do projeto político-pedagógico da escola – esporte como instrumento de inclusão e identidade brasileira.

“Nosso objetivo era proporcionar uma reflexão quanto à relação interpessoal, que levasse o aluno e o leitor a perceber e valorizar a diferença. O Fotos da Vida foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a leitura e a produção textual, ampliando o olhar para tal tipo de literatura e percebendo-a como uma forma de arte”, explica a educadora, que contou com a parceria de outros professores: Márcia Braga, de Inglês; Noêmia dos Santos e Saionara Bicalho, de Português; e Kátia Leite, da Sala de Leitura.

No primeiro momento, os alunos foram levados à discussão sobre os temas propostos e escolheram os argumentos que desejariam desenvolver. A seguir, as classes deram início à produção dos textos, sob a supervisão de suas respectivas professoras, com o apoio da Sala de Leitura.



O passo seguinte foi a produção das fotos e a montagem dos slides, agregando a produção textual às respectivas imagens. Os próprios estudantes foram os roteiristas, fotógrafos e também atores. Os textos foram desenvolvidos em parceria entre alunos e professores, baseados em debates sobre opiniões e vivências, pesquisa e produção de textos. Segundo a professora responsável, todas as histórias são fictícias, porém, inspiradas em suas próprias vivências. A equipe docente também entrou em cena para ajudar na parte técnica e na montagem da fotonovela no programa de computador.

Durante o desenvolvimento do trabalho, muitos jovens mostraram talentos para a elaboração dos textos, para a dramatização e para a fotografia. Foi o caso da aluna Lorrana Martins Xavier, que produziu uma storyboard para auxiliar o trabalho durante as fotografias da fotonovela de sua turma. Ela utilizou os conhecimentos que obteve junto à equipe da MultiRio durante os encontros em que as turmas participaram da elaboração do vídeo Um final feliz para a vendedora de fósforo. Já a aluna Paola de Souza começou a repensar seus conceitos e mudou seu estilo de vida: “Gostei muito do projeto porque abordamos um tema muito comum no nosso dia-a -dia. Às vezes, discriminamos as pessoas só porque são diferentes de nós. Mas, não é só a nossa maneira de pensar que é a certa”, concluiu a jovem.

Um dos momentos mais marcantes, segundo Solange, foi quando os alunos contemplaram o produto final. “Além de sensibilizá-los, o projeto levantou a auto-estima da turma, despertando os estudantes para a importância da prática esportiva e da inclusão de portadores de necessidades especiais. Sendo a escola uma instituição cujo objetivo principal é o de formar cidadãos plenos e críticos, procuramos levar o educando a construir o olhar sobre a mídia, transformando informação em dados e levando-o a ser sujeito ativo na construção de seu próprio conhecimento”.

SEJAM BEM-VINDOS!
A PARTIR DE HOJE, VOCÊS APRENDERÃO MUITAS COISAS NOVAS E TROCAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA.
MAS, PROFESSORA! EU, NESSA IDADE, AINDA POSSO APRENDER ALGUMA COISA NA MINHA VIDA?
OS ALUNOS DO PEJA CHEGAM PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA
CLARO QUE SIM, ISABEL! E
SABE QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ISSO? A LEITURA!
CRUZES! DE ONDE SAIU ISSO?
SERÁ QUE SAIU DO CEMITÉRIO?
QUE É ISSO, GENTE? VOCÊS NÃO TÊM EDUCAÇÃO?
TUDO BEM, NANA! JÁ TÔ ACOSTUMADA COM ESSE TIPO DE ATITUDE!
EI, PESSOAL! VEJA SÓ! ESTOU JUSTAMENTE LENDO SOBRE ESSE ASSUNTO AQUI NO LIVRO DA SALA DE LEITURA!
LENDO SOBRE O QUÊ? CEMITÉRIO? ETs? ZUMBIS?...
NÃO! SOBRE PRECONCEITO!
PRECONCEITO ???

Escola Municipal Rose Klabin
End.: Rua Reginópolis, 135 – Guadalupe – Rio de Janeiro/RJ.
CEP.: 21675-440.
Tel: (21) 3456-3721
Diretora: Tânia Maria Câmara
Fotos cedidas pela escola.