A Caligrafia de Dona Sofia
André Neves
Editora Paulinas – Tel.: (21) 2232-5486

Dona Sofia é uma senhora muito especial e simpática. Professora aposentada, mora sozinha e adora ler, especialmente poesia. Tanto que decorou todas as paredes de sua casa com os poemas de que mais gosta, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. O livro, como as paredes da casa de Dona Sofia, também é todo “ilustrado” com muitos poemas de diversos autores, despertando, no leitor, o desejo de conhecer mais esse universo tão rico de imagens e sonoridades.



A Teoria do Valor em Marx e a Educação
Vitor Henrique Paro (organização)
Editora Cortez – Tel.: (11) 3864-0111

O livro A Teoria do Valor em Marx e a Educação pretende constituir-se num exercício de aplicação dos conceitos fundamentais da teoria do valor de Marx ao campo educacional e, ao mesmo tempo, busca fazê-lo de forma introdutória, que favoreça o entendimento do leitor ainda não familiarizado com esses conceitos.

 

Coleção Projeto Ciência
A Fascinante Aventura da Vida ­– A evolução dos seres vivos
Neide Simões de Mattos e Suzana Facchini Granato
Editora Atual – Tel.: (11) 3613-3334

Projeto Ciência é uma coleção destinada aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e a todos os interessados em ampliar seu conhecimento científico. Neste volume, em especial, o tema tratado é o da evolução dos seres vivos: como a vida começou, de que maneira os cientistas compreendem a evolução e de que forma é possível comprovar esse processo.

 


A Menina que Era Outra Vez
Sérgio Klein
Editora Fundamento – Tel.: (41) 3015-9700

Apaixonada pelos contos de fadas, Letícia teve de enfren­tar uma vizinha bruxa no livro A menina que era uma vez. O segundo volume da série, A menina que era outra vez, começa em clima de "viveram felizes para sempre": a bruxa sumiu do mapa, os moradores se livram do feitiço e o casarão onde ela morava foi alugado por uma tal de Madame, que resol­veu inaugurar um zôo no quintal. E, como a liberdade é um ingrediente indispensável neste caldeirão de aventuras, você vai ver que os bichos estão soltos na imaginação do autor.

A Escola no Pé das Andorinhas
Hermínia Castro
Editora DCL – Tel.: (11) 3932-5222

A Escola no Pé das Andorinhas é um desses livros que devolve às crianças, aos adolescentes e, principalmente, aos pais e professores a crença na possibilidade de uma vida melhor. De forma poética e real, o livro mostra ao leitor que, unidos como as andorinhas no céu, todos podem desenhar um novo amanhã.

Um Estranho Sonho de Futuro
Daniel Manduruku
Editora FTD – Tel.: (11) 3253-5011

Lucas sempre foi tímido e fechadão, e prefere se expressar através da música e do desenho. Garoto de seus 14 anos, nunca saiu de São Paulo sem a companhia dos pais. Até que um dia manifestou a vontade de conhecer uma aldeia indígena. Em sua escola, todos acharam um verdadeiro "programa de índio". Diziam que era uma loucura, que a aventaria não levaria a nada. O menino bateu pé, e lá foi Lucas. Esse é o artifício usado pelo escritor para mergulhar o leitor no universo indígena.

 

Quem sabe onde mora a Lua?
Gláucia Lemos
Formato Editora – Tel.: (11) 3613-3000

Você sabe onde mora a Lua? Este livro conta a história de uma mulher que, não vendo a lua no céu, fica curiosa para saber onde ela mora. E sai perguntando onde encontrá-la: conversa com a mata, que diz para ela procurar no rio; pergunta ao rio, que diz que a montanha deve saber; procura a montanha, que a manda procurar o mar... Se ficou curioso pela resposta, viaje nessas páginas e descubra.

 

Lápis Encantado
Leo Cunha
Quinteto Editorial – Tel.: (51) 3271-3232

Em vinte poemas, o autor visita o mundo do faz-de-conta das crianças, lembra dos sonhos, durante os quais nossos lápis têm capacidade de dar vida às mais diferentes criaturas, fala das cores e das sensações que elas provocam na gente. Para quem imagina que falar de cores pode ser uma tarefa complicada, o escritor mostra que elas estão sempre por perto, servindo de inspiração. Seja na joaninha com suas pintas ou no cavalo de Napoleão, ele sempre encontra motivos para um bom verso.


O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor. As publicações deverão ser enviadas para a redação do jornal, com a referência Lançamentos Editoriais, aos cuidados de Ednaldo Carvalho.