Desde 2005, os alunos da Escola Municipal Fernando de Azevedo, em Santa Cruz, vêm transformando uma área de 120m2 em um belo jardim, utilizando técnicas de paisagismo e jardinagem, com o objetivo de utilizar o espaço para aulas de Ciências e até Matemática. A professora de Técnicas Agrícolas, Marilúcia Galvão Ferreira da Silva, é a responsável pela implantação do projeto na escola.
“A existência de espaços destinados a jardins, em muitas unidades escolares, leva a crer que os engenheiros e arquitetos que as construíram sabiam da importância da presença de plantas no ambiente escolar. Porém, muitos desses espaços não são utilizados com o objetivo inicial. Por isso, resolvemos, juntamente com os alunos, repensar o nosso jardim”, justifica a professora.
O projeto, desenvolvido em parceria com professores de Ciências e Informática, motivou os alunos de 5.ª e 6.ª séries a atuar em todas as etapas, registrando as transformações ocorridas no espaço e fazendo com que eles sintam-se participantes do processo de construção da vida.
Entre os objetivos específicos do projeto, Marilúcia destaca a transformação de um espaço ocioso em mais um ambiente pedagógico, onde os alunos possam participar de atividades práticas de Ciências e desenvolver trabalhos ligados à educação ambiental. Além de analisar a utilização de instrumentos e técnicas de reciclagem, os alunos também passaram a compreender os fatores que interferem no padrão de um jardim harmônico, como o porte da planta e a exigência de cada espécie em luminosidade, água e tipo de solo.
A construção do jardim escolar foi dividida em cinco etapas: na primeira, a proposta foi melhorar a estrutura e a quantidade de matéria orgânica do solo, aproveitando os restos de vegetais – como cascas de legumes, recolhidos da cozinha da escola – para a produção de composto orgânico. A segunda etapa foi a produção de mudas, utilizando, como recipiente, caixas de leite consumido na merenda escolar. Foram produzidas 230 mudas, sendo 50 de Hibisco, 50 de Sanquésia, 30 de Schefflera, 80 de Acalifa e 20 de Leia.
Na terceira etapa, seguindo critérios técnicos de luminosidade e umidade, foram introduzidas, no jardim, algumas espécies com o objetivo de deixá-lo colorido. Na fase seguinte, algumas espécies foram transplantadas para vasos que foram colocados em diversos locais da escola. Na última etapa, os alunos da oficina de jardins receberam instruções para manutenção e preservação ambiental.
Para Talys Cardoso, aluno da 5.ª série, o projeto do jardim escolar permitiu que ele aprendesse a cuidar de plantas e a ter um maior contato com a natureza. Seu colega de turma, Lucas Guerra, afirma que, graças às aulas de jardinagem, aprendeu a plantar, colher e valorizar os trabalhos ligados à terra. Daniele Cristina, da 6.ª série, garante que, além de prazeroso, o projeto fez com que ela passasse a entender de composição paisagística. Jonatha Tavares Costa, aluno da 7.ª série, participa, há dois anos, do projeto e diz se sentir um privilegiado em poder participar da construção de um novo jardim. “Todos nós vamos passar pela escola, mas outros alunos virão e poderão usufruir desse espaço que ajudei a criar”, completa.
Os alunos da Oficina de Informática também participaram do projeto, produzindo site, jornal e CD-ROM. Na avaliação da professora Ana Beatriz, a construção do novo jardim mobilizou toda a escola e fez com que os alunos se sentissem integrados no processo de transformação de um espaço ocioso. Já as professoras de Ciências, Mariana Chaves Sanches de Assunção e Regina Machado de Almeida Ferreira, conseguiram canalizar parte do conteúdo programático para o novo espaço pedagógico da escola.
“Ao abordarmos os seres vivos, podemos trabalhar com os alunos a seleção e a competição entre as plantas. Essa vivência faz com que os alunos valorizem o aprendizado”, afirma Mariana. A professora Cristina concorda e complementa: “O estudo dos vegetais encaixa como uma luva no projeto, porque é possível fazer a complementação das atividades nas aulas de jardinagem. Essa experimentação facilita o aprendizado dos alunos, deixando-os tão empolgados que eles ainda pedem para fazer um trabalho complementar para a Feira de Ciências da escola”.
A professora Marilúcia constata que o jardim, de fato, tornou-se um local mais luminoso, colorido e agradável – mudança esta que se faz notar na opinião de toda a comunidade escolar. Além das espécies plantadas, foi aberta uma pequena trilha para que alunos e visitantes possam percorrer o jardim e admirar toda a sua beleza. Também foram instalados bancos em meio ao verde – um convite irrecusável para sentar, admirar a natureza e até ler um bom livro.
“Os alunos que sequer notavam o espaço, hoje, não só gostam do que vêem como querem, cada vez mais, participar da manutenção do jardim. O projeto foi um desafio, porém sua realização trouxe a todos a possibilidade de vivenciar mudanças positivas no comportamento dos alunos e concretizar um sonho coletivo”, finaliza Marilúcia.
Escola Municipal Fernando de Azevedo
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Tel.: (21) 3395-1525 / 3395-8926
Diretora do Pólo: Brígida Nunes Machado
Fotos cedidas pela escola.
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