Projeto oferece atividades esportivas que instigam solidariedade e respeito ao próximo

Por Fábio Lacerda

Cerca de 300 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do Colé­gio Estadual Euclides da Cunha, em Teresópolis, preparam suas meias, shorts e chuteiras, às sextas-feiras, para entrar em campo e participar das oficinas do projeto Futebol na CBF, no Centro de Treinamento Heleno Nunes, Granja Comary, concentração da Seleção Brasileira de Futebol.

O pontapé inicial do projeto foi dado pelos professores Marcelo Rufino e Carlos Elias Pimentel (ex-presidente da Comissão de Arbi­tragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro) que, juntos, resolveram transformar uma das modalidades esportivas aplicadas normalmente nas aulas de Educação Física em projeto pedagógico. A escolha da modalidade – futebol – ocorreu devido à popularidade do esporte no Brasil e ao bom relacionamento do ex-árbitro, Mestre Carlos Elias Pimentel, com a CBF, que, gentilmente, cedeu o espaço para a realização do projeto.

Na avaliação de Marcelo, a Educação Física contribui como elemento de grande importância na formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. “Eu não considero que a Educação Física se resuma somente às práticas esportivas dentro da escola, aquela em que há um professor especialista para cada disciplina. Educar é, além de tudo, um ato político. É preciso deslocar-se, conhecer o mundo, vivenciar os fatos e acontecimentos atuais”, diz Rufino.

Para a equipe docente, a aplicação da metodologia dinâmica e lúdi­ca do futebol usada nas atividades realizadas entre os jovens tem sido uma “jogada de craque”, uma vez que, além do aspecto físico, os aprendizes desenvolvem habilidades como: autodomínio, concentração, coordenação motora, solidariedade, cooperação e respeito ao próximo diante de situações adversas.

Segundo os organizadores, hoje, apesar do pouco reconhecimento, se comparado à modalidade masculina, o futebol feminino já conseguiu driblar alguns entraves e marcar o seu gol, mesmo que ainda não tenha sido o de placa. Além dos ensinamentos que levam as participantes a entender melhor a sua participação social e política dentro da sociedade, as meninas agregam a isso aulas práticas de Futebol e Futsal Feminino, nas oficinas.

“Estou gostando muito de participar das oficinas, e ao mesmo tempo, ter o privilégio de estar em contato com a natureza”, diz a aluna Érika Dantas Mendes, 17 anos, da turma 3003, que não deixou de falar sobre a sensação de liberdade da Granja Comary.

De acordo com os coordenadores, as oficinas de futebol de campo e futsal são divididas em duas etapas: a oficina de Futsal e Futebol, para iniciantes (masculino); e a para praticantes assíduos (masculino), além da preparação das equipes Sub 15 e Sub 17. “Durante a competição, aqueles alunos que apresentam maior destaque são encaminhados aos clubes para a realização de testes experimentais visando a explorar a aptidão e torná-los futuros atletas profissionais”, esclarece Marcelo.

Uma das regras do projeto é que o aluno esteja matriculado em uma escola e freqüentando as aulas, até porque a oficina de futebol acontece sempre após o encerramento das aulas, garante Marcelo, explicando que essa prática vai ao encontro de um dos objetivos do projeto, que é valorizar o esporte no âmbito moral, filosófico, lúdico e, principalmente, social.

“O futebol deixou de ser apenas mais um esporte, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Hoje, com o grande marketing esportivo, a profis­sionalização, a maturidade técnica e tática, além da paixão dos torcedores, este esporte é um dos mais aclamados pelo público. Teresópolis tornou-se a casa da Seleção pentacampeã do mundo e nossos alunos não poderiam ficar de fora desse processo”, afirma Marcelo Rufino.


Colégio Estadual Euclides da Cunha
End.: Rua Melo Franco, 608 – Alto – Teresópolis –RJ.
CEP.: 25960-531
Tel.: (21) 2642-5860
Professor: Marcelo da Silva Rufino
Ilustração: Luiz Cláudio de Oliveira