Por Fábio Lacerda

A escola como espaço público de cidadania e informação. Esta é a tônica que permeia os pensamentos do corpo docente da Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues, em Itaipuaçu, distrito de Maricá. Segundo a orientadora pedagógica, professora Graciane Volotão, uma das propostas da escola é entrelaçar e fortalecer a relação família-escola-sociedade, tornando essa visão o grande chamariz do projeto pedagógico.

De acordo com a escola, a ação Ataliba sem Muros permite a inclusão de assuntos referentes à cidadania. Já o Movimento pelo Meio Ambiente clama pela preservação da natureza para o melhoramento da qualidade de vida e das relações interpessoais atuantes na sociedade. “A escola é um grande espaço de discussão, conscientização, informação e formação de agentes multiplicadores”, diz Graciane Volotão ao se referir à construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.

Para o corpo docente, o intuito do desenvolvimento do PPP é transformar esse documento em ações permanentes para que se alcancem mudanças concretas no diagnóstico, uma vez que a lacuna entre o público e o acesso à cultura dificulta a aproximação da família com a escola. Os conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e a colocação destas descobertas na comunidade escolar e na comunidade local fortalecem o conceito de democracia e possibilitam uma reavaliação dos direitos, deveres e hábitos do cidadão diante da sociedade.

Colocado em prática no biênio 2005/2006, o projeto apresentou as diversas variáveis na reflexão sobre o meio ambiente (preservação) e o exercício da cidadania. “A idéia é trabalhar um tema durante todo o ano letivo”, explica Graciane, acrescentando que o envolvimento da comunidade local se faz necessário devido ao fato de a escola estar situada numa região onde se percebe a riqueza da fauna, da flora e dos cenários naturais. “Falar do Meio Ambiente, nesse momento, se fez prioridade, preconizando a harmonia e o necessário cuidado para a Humanidade”, diz a professora, afirmando que a área onde a escola está situada está passando por um grande processo de crescimento populacional.

Anualmente, a escola elege uma temática para desenvolver durante o ano letivo. Em 2005 e 2006, as ações do Projeto Político-Pedagógico tiveram como assunto norteador A paz na Terra: Amor. Neste ano de 2007, a temática é Palavras Mágicas: Ler é um prazer, dando seqüência aos eventos permanentes na escola, envolvendo alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, EJA e Educação Infantil. Diversos setores da sociedade civil como, por exemplo, ONGs, ALERJ, OAB, Conselho Tutelar e outros segmentos participam efetivamente nestes dias. Na opinião da equipe pedagógica, estas parcerias contribuem para a exposição de um maior número de informações inerentes à cidadania.

Durante a realização do projeto, os docentes apresentaram uma série de oficinas a fim de trabalhar questões polêmicas na sociedade, não somente com os próprios alunos, mas também com os seus responsáveis. Temas como a Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS e Gravidez na Adolescência foram tratados com bastante peculiaridade pelas professoras Cristiane, Antônia, Rosinete e Adilsiara. Outros assuntos interessantes também foram enfocados pelas professoras Vanessa e Sirley (Limites e Filhos), Michele e Rosane (Prevenção de Drogas), Virgínia (Literatura Infantil), Andréa e Daniele (Arteterapia), Ana Beatriz (Trabalhos Manuais), Flávia e Renata (Sessões de Relaxamento e Ioga). Além das oficinas oferecidas, o projeto contou, ainda, com palestras ministradas pelos representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria de Saúde Coletiva.

Na opinião de Graciane, a receptividade da comunidade local é a grande prova do sucesso do PPP. “Nestes eventos, todas as salas de aula e espaços disponíveis na escola recebem cerca de 600 visitantes por dia, querendo conversar sobre vários assuntos com os nossos parceiros. A maior dificuldade detectada pela equipe está relacionada às questões de acesso a informações e saneamento básico”.

Durante os eventos, os monitores – alunos da 4.a série – realizaram avaliações de cada ação ocorrida apresentando os pontos positivos e negativos. Além de outras questões apontadas, a falta de um atendimento adequado de transporte teve uma votação expressiva, uma vez que há problemas críticos neste sentido na região. No segundo semestre, a escola dará prosseguimento ao assunto com o III Movimento pelo Meio Ambiente, cuja temática será a questão da colocação dos dejetos nos seus devidos lugares – Coloque o lixo no lixo –, bem como os cuidados com a vida de uma árvore e os benefícios de sua preservação. Para marcar a abertura dos trabalhos, a equipe realizará ações ligadas à plantação de 40 mudas de árvores (em parceria com Instituto Estadual de Floresta da Serra da Tiririca), oficinas de reciclagem para a comunidade, palestras e outras atividades.

Ainda dentro das realizações ligadas ao PPP, no mês de agosto, a escola tratará de temas referentes à Família, na II Festa da Família Ataliba. Para falar da instituição mais importante para o ser humano, serão utilizadas diversas formas de expressão, como: produção de reportagens (Nos bastidores do Ataliba), divulgação nos meios de comunicação local, apresentação teatral, recitação, interpretação de textos analisados em sala de aula e palestras a serem realizadas pelo Conselho Tutelar e órgãos ligados à família.


Escola Professor Ataliba de Macedo Domingues
End.: Estrada de Itaipuaçu, s/n.º, Maricá – RJ.
CEP.: 24.900-000.
Tel.: (21) 3732-8711
Diretora: Professora Maria Vanda T. da Silva
Fotos cedidas pela escola.

Ataliba Sem Muros preconiza a participação efetiva da família nas dependências da escola