Desenvolvido a partir do projeto Semeando Valores na Educação, eixo condutor de todos os subprojetos desenvolvidos no Centro Educacional Fernandes Marques, localizado em Curicica, a Feira de Ciências 2006 teve como meta despertar a consciência, o amor e o cuidado com tudo que envolve o homem, os animais e a natureza, instigando, assim, o lado humano de cada um.
“Durante as etapas de cada subprojeto, vamos semeando valores como solidariedade, auto-estima, respeito mútuo, tolerância, responsabilidade, compreensão e ética. Os alunos vão assimilando essas mensagens que contribuem para a formação de cidadãos mais completos, comprometidos com o ambiente e com o próximo. O objetivo maior desta Feira de Ciências é a conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente para a vida do planeta, da gravidade dos problemas ambientais e de urgentes sugestões para a sua solução”, explica a professora Maria Aparecida Fernandes Mattos, coordenadora pedagógica.
Para a professora Edilene Avellar, também coordenadora pedagógica da escola, a união do trabalho da equipe de professores e dos alunos resultou numa rica exposição de trabalhos que expressam a conscientização de todos a respeito do assunto. “A principal ferramenta para a preservação do meio ambiente e da vida do homem é o conhecimento. Somente com cidadãos bem-informados e conscientes poderemos enfrentar este grande desafio para o futuro da humanidade”, justifica.
A mostra envolveu alunos do maternal à 8.ª série do Ensino Fundamental e o aprendizado ocorreu de forma lúdica, através da vivência, da pesquisa e da descoberta. Os trabalhos apresentados à comunidade escolar abordaram o meio ambiente sob os mais variados aspectos. O projeto foi desenvolvido em sala de aula durante os meses de agosto e setembro. Nesse período, alunos e professores se envolveram em atividades que despertaram o questionamento e aguçaram a curiosidade e a criatividade, sempre buscando relacionar o conteúdo pedagógico de cada série à temática da mostra.
As turmas da Educação Infantil trabalharam com o subtema Arca de Noé, participando de oficinas de arte. As crianças se envolveram numa construção coletiva de animais com material reciclável e ainda produziram um livro. “Desenvolvemos um trabalho lúdico, respeitando a individualidade de cada um”, afirma a professora Alécia Guerreiro. Já a 1.ª série do Ensino Fundamental abordou os quatro “R” (erres): recolhendo, reutilizando, reciclando e reduzindo. Os alunos construíram uma maquete destacando a necessidade de coletas seletivas de lixo.
A 2ª. série enfocou a importância dos vegetais e animais para o meio ambiente. Os alunos também participaram de experiências germinativas, acompanharam o desenvolvimento de plantas, fizeram um roteiro de observação e, no final, produziram textos coletivos. “Todo o trabalho foi desenvolvido com atividades através das quais eles puderam vivenciar, traçando paralelos entre um ambiente favorável e outro não”, esclarece a professora Cláudia Cristina Fonseca. A 3.ª série apresentou uma exposição de plantas utilizadas na alimentação e na fabricação de roupas e móveis. Os alunos da 4.ª série retrataram a transformação do lixo em luxo e, utilizando a técnica da dobradura, apresentaram espécies de animais em extinção.
As turmas de 5.ª a 8.ª séries abordaram a responsabilidade e a solidariedade com o meio ambiente. A 5.ª série construiu uma maquete para reproduzir uma estação de tratamento de água, já os alunos da 6.ª série criaram um jogo educativo apontando os aspectos positivos e negativos da informática. “Desenvolvemos uma corrida ecológica na qual quem chegasse ao final do jogo ganhava um certificado”, conta o aluno Pedro Mirre.
As produções da 7.ª série destacaram temas como os desastres naturais e as doenças provocadas pela busca da beleza, como anorexia e bulimia. A professora de Língua Portuguesa, Lílian Andreza Oliveira, ajudou na produção de um esquete teatral, através da qual os alunos contextualizaram o problema, ressaltando que a verdadeira beleza está no interior de cada um de nós.
Os alunos da 8.ª série trabalharam com a legislação ambiental brasileira e com a arte da transformação: eles fizeram velas e sabonetes reaproveitando os restos de parafina. “O projeto nos estimulou a aprofundar os conhecimentos de Química de forma prazerosa”, diz a aluna Ananda de Araújo. Para Márcio Rodrigues, professor de Ciências, os alunos demonstraram um grande amadurecimento com a mostra. “As atividades práticas são muito proveitosas, pois o conhecimento que o aluno vivencia o acompanhará por toda a vida”, finaliza.
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