Projeto desperta a preocupação dos alunos com o equilíbrio ecológico

Por Tony Carvalho


Desenvolvido a partir do projeto Semeando Valores na Educação, eixo condutor de todos os subprojetos desenvolvidos no Centro Educacional Fernandes Marques, localizado em Curicica, a Feira de Ciências 2006 teve como meta despertar a consciência, o amor e o cuidado com tudo que envolve o homem, os animais e a natureza, instigando, assim, o lado humano de cada um.

“Durante as etapas de cada subprojeto, vamos semeando valo­res como solidariedade, auto-estima, respeito mútuo, tolerância, responsabilidade, compreensão e ética. Os alunos vão assimilando essas mensagens que contribuem para a formação de cidadãos mais completos, comprometidos com o ambiente e com o próximo. O objetivo maior desta Feira de Ciências é a conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente para a vida do planeta, da gravidade dos problemas ambientais e de urgentes sugestões para a sua solução”, explica a professora Maria Aparecida Fernandes Mattos, coordenadora pedagógica.

Para a professora Edilene Avellar, também coordenadora pedagógica da escola, a união do trabalho da equipe de professores e dos alunos resultou numa rica exposição de trabalhos que expressam a conscientização de todos a respeito do assunto. “A principal fer­ramenta para a preservação do meio ambiente e da vida do homem é o conhecimento. Somente com cidadãos bem-informados e conscientes poderemos enfrentar este grande desafio para o futuro da humanidade”, justifica.

A mostra envolveu alunos do maternal à 8.ª série do Ensino Fundamental e o aprendizado ocorreu de forma lúdica, através da vivência, da pesquisa e da descoberta. Os trabalhos apresentados à comunidade esco­lar abordaram o meio ambiente sob os mais variados aspectos. O projeto foi desenvolvido em sala de aula durante os meses de agosto e setembro. Nesse período, alunos e professores se envolveram em atividades que despertaram o questionamento e aguçaram a curiosidade e a criatividade, sempre buscando relacionar o conteúdo pedagógico de cada série à temática da mostra.

As turmas da Educação Infantil trabalharam com o subtema Arca de Noé, participando de oficinas de arte. As crianças se envolveram numa construção coletiva de animais com material reciclável e ainda produziram um livro. “Desenvolvemos um trabalho lúdico, respei­tando a individualidade de cada um”, afirma a professora Alécia Guerreiro. Já a 1.ª série do Ensino Fundamental abordou os quatro “R” (erres): recolhendo, reutilizando, reciclando e reduzindo. Os alunos construíram uma maquete destacando a necessidade de coletas seletivas de lixo.

A 2ª. série enfocou a importância dos vegetais e animais para o meio ambiente. Os alunos também participaram de experiências germinativas, acompanharam o desenvolvimento de plantas, fizeram um roteiro de observação e, no final, produziram textos coletivos. “Todo o trabalho foi desenvolvido com atividades através das quais eles puderam vivenciar, traçando paralelos entre um ambiente favorável e outro não”, esclarece a professora Cláudia Cristina Fonseca. A 3.ª série apresentou uma exposição de plantas utilizadas na alimentação e na fabricação de roupas e móveis. Os alunos da 4.ª série retrataram a transformação do lixo em luxo e, utilizando a técnica da dobradura, apresentaram espécies de animais em extinção.

As turmas de 5.ª a 8.ª séries abordaram a responsabilidade e a solidariedade com o meio ambiente. A 5.ª série construiu uma maquete para reproduzir uma estação de tratamento de água, já os alunos da 6.ª série criaram um jogo educativo apontando os aspectos positivos e negativos da informática. “Desenvolvemos uma corrida ecológica na qual quem chegasse ao final do jogo ganhava um certificado”, conta o aluno Pedro Mirre.

As produções da 7.ª série destacaram temas como os desastres naturais e as doenças provocadas pela busca da beleza, como anorexia e bulimia. A professora de Língua Portuguesa, Lílian Andreza Oliveira, ajudou na produção de um esquete teatral, através da qual os alunos contextualizaram o problema, ressaltando que a verdadeira beleza está no interior de cada um de nós.

Os alunos da 8.ª série trabalharam com a legislação ambiental brasileira e com a arte da transformação: eles fizeram velas e sabonetes reaproveitando os restos de parafina. “O projeto nos estimulou a aprofundar os conhecimentos de Química de forma prazerosa”, diz a aluna Ananda de Araújo. Para Márcio Rodrigues, professor de Ciências, os alunos demonstraram um grande amadurecimento com a mostra. “As atividades práticas são muito proveitosas, pois o conhecimento que o aluno vivencia o acompanhará por toda a vida”, finaliza.



Centro Educacional Fernandes Marques
End.: Rua Manicária, 92 – Curicica – Rio de Janeiro/RJ.
CEP.: 22780-806
Tels.: (21) 2441-3807 / 2427-7937
Coordenadora Pedagógica: Maria Aparecida Fernandes Mattos
Fotos cedidas pela escola.

Durante as atividades realizadas nas oficinas de arte, os alunos da Educação Infantil participaram de uma construção coletiva de animais utilizando material reciclável. As produções – desenhos, colagens e dobraduras – ficaram expostas para a visitação dos pais
Solidariedade, respeito mútuo e tolerância – Esses foram alguns dos valores abordados durantes as atividades realizadas na Feira de Ciências