Os Professores da Escola Pública e a Educação Escolar de Seus Filhos: uma contribuição ao estudo da profissão docente
Rosemeire Reis
Editora Paulinas – Tel.: (21) 2232-5486

O livro de Rosemeire Reis preenche uma lacuna: ocupa-se de um tema até agora descuidado, focaliza o professor como pai de aluno fazendo uma descoberta interessante e desconcertante: o professor da escola pública escolariza seus filhos na escola particular. A obra consegue finalmente, graças a uma análise qualitativa, capturar outras dimensões que levam esses pais a fazer árduos sacrifícios econômicos para oferecer aos filhos oportunidades educacionais que consideram superiores.


Clássicos Saraiva
Memórias de um Sargento de Milícias / Dom Casmurro / Iracema / O Primo Basílio / O Coronel Chabert / Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias
Editora Saraiva – Tel.: (11) 3611-3308

Além da seleção de textos de grande valor da literatura brasileira, portuguesa e universal, os Clássicos Saraiva apresentam, ao final de cada livro, um panorama do autor, de sua obra, de sua linguagem, de seu estilo e do mundo em que viveu. Além disso, a coleção oferece um painel de textos para contextualização histórica, relacionado ao período literário em que a obra floresceu, e uma “entrevista imaginária” com o autor.

 

Aprender a Ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de pedagogia sob o enfoque histórico-cultural
Maria Isabel Batista Serrão
Editora Cortez – Tel.: (11) 3864-0111

O livro Aprender a Ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de pedagogia sob o enfoque histórico-cultural alimenta a utopia da criação de condições históricas para cunhar uma nova ordem social, na qual possa existir um sistema de educação que proporcione às pessoas possibilidades de desenvolvimento na complexidade e na multiplicidade de manifestações que a existência humana possa criar.



Coleção Geografia sem Fronteiras
O Universo, o Sistema Solar e a Terra –
Descobrindo as fronteiras do Universo
Elian Alabi Lucci & Anselmo Lazaro Branco
Geopolítica do Brasil: a construção da soberania nacional
Edu Silvestre de Albuquerque
Editora Atual – Tel.: (11) 3335-2957

A coleção Geografia Sem Fronteiras pretende proporcionar a professores e estudantes de 5.ª a 8.ª série uma visão crítica dos principais temas de Geografia Geral do Brasil. Os autores da série apresentam uma concepção aberta e dinâmica da disciplina e as mais recentes referências bibliográficas sobre os assuntos em questão.





Poderosa 2 – Diário de uma garota que tinha o mundo na mão
Sérgio Klein
Editora Fundamento – Tel.: (41) 3015-9700

Após o sucesso de Poderosa, chega ao mercado editorial o Poderosa 2. Dessa vez, a adolescente Joana Dalva está mais poderosa do que nunca. Além dos problemas corriqueiros na escola e com o irmão mais novo, terá de passar pela morte – e ressuscitação – da avó, enfrentar uma quadrilha que rouba um asilo de idosos e lidar com o próprio seqüestro.


Magnólia
Luciana Savaget (texto) & Rui de Oliveira (imagens)
Editora DCL – Tel.: (11) 3932-5222

Magnólia é uma estrela-flor inventada, por seus autores, para encantar o mundo dos sonhos dos leitores. Livre, essa estrela-flor flutua ao sabor dos ventos; não duvida do que encontra a cada pouso e segue rolando, dançando... É assim que acaba conhecendo as letras, as cores e a música. Magnólia é um convite ao pequeno leitor para que sonhe, também, acordado.

 

Uma História Meio Porquinha
Telma Guimarães Castro Andrade
Formato Editora – Tel.: (11) 3613-3000

Uma porquinha morando em um apartamento, como se fosse um animal de estimação? Imagine só a confusão... Pois foi isso o que decidiu Júlia, numa visita ao sítio dos padrinhos. Depois de convencer os pais, lá se foram todos para uma nova vida na metrópole. Na cidade, Mel mostra-se uma porquinha muito engraçada e divide suas primeiras experiências de vida urbana com os leitores, que se divertem enquanto aprendem, com ela, um jeito bacana de encarar as mudanças.

Verbos Conjugados: Compêndio
Pedro Eduardo de Oliveira
Editora Nitpress
Tel.: (21) 2618-3828 / 2618-2972

Verbos Conjugados – Compêndio é uma obra que preten­de ajudar alunos, em todos os níveis educacionais, na compreen­são dos verbos nos seus mais variados enfoques. O livro apresenta a história dos verbos monossilábicos (pôr, ter, ser etc.), mostrando a origem latina e a razão de ser desses verbos na atualidade. A obra registra 17 mil verbos da Língua Portuguesa do Brasil e é o único livro de conjugação que dá exemplos de formas verbais a partir dos mais variados textos, incluindo os diversos estilos literários e letras da Música Popular Brasileira de diferentes épocas.

 

Valores do Educador: uma ponte para a sociedade do futuro
Luiza Ricotta
Editora Ágora – Tel.: (11) 3872-3322

O mundo contemporâneo impõe uma nova agenda aos educadores. Não basta apenas transmitir conhecimentos e conteúdos relativos às disciplinas, é necessário ir além. Para a autora, educar também requer aprimoramento pessoal permanente para transmitir valores universais aos alunos, como eficiência, ética, liderança, generosidade, persistência, confiança, respeito, honestidade, aceitação das diferenças e afeto. Essa é a base do livro Valores do Educador.

 


Redação em Construção – A Escritura do Texto
Agostinho Dias Carneiro
Editora Moderna – Tel.: (11) 6090-1500

Indispensável àqueles que estão conscientes do verdadeiro significado da liberdade de expressão, o livro Redação em Construção permite aos leitores compreender com maior profun­didade os mecanismos da linguagem escrita. Nesta nova edição, teorias como Análise do Discurso, Lingüística do Texto e Gramática Textual receberam um tratamento didático e moderno. Além disso, os leitores encontram temas como coesão, coerência, ambigüidade, vocabulário, ortografia e pontuação. A obra é dividida em 26 unidades que podem ser exploradas em qualquer seqüência, atendendo, assim, às neces­sidades de diferentes professores e alunos.

 


O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor. As publicações deverão ser enviadas para a redação do jornal, com a referência Lançamentos Editoriais, aos cuidados de Ednaldo Carvalho.