Projeto interdisciplinar tem como base os Jogos Pan-americanos de 2007

Por Tony Carvalho

Desde o ano passado, os alunos de 5.ª a 8.ª série da Escola Municipal Gurgel do Amaral, na Ilha do Governador, estão participando de uma série de atividades que vem despertando o interesse de toda a comunidade: trata-se do projeto interdisciplinar Arte no Muro – Aprendendo com os Jogos Pan-americanos 2007, desenvolvido pelo professor de Educação Física Rodrigo Dias Franklin. O objetivo é, através da arte da pintura em muro, conscientizar alunos, pais e a comunidade local acerca da importância de o Rio de Janeiro ser a sede da maior competição das Américas.

O projeto que, além de Educação Física, envolve as disciplinas de Artes, História e Geografia­, é fundamentado em três etapas: a primeira, iniciada em 2006, consistiu na aplicação de pesquisas sobre os esportes e desportos envolvidos no Pan-americano. Nessa fase, os alunos buscaram informações sobre a história, as regras e os objetivos de cada modalidade esportiva, procurando destacar os principais participantes da competição.

Em seguida, eles partiram para a produção de desenhos e pintura do muro do entorno escolar com as estampas representativas de cada esporte, medindo cerca de 3m X 12m cada painel. “No início, os alunos pareciam preocupados, achando que não conseguiriam produzir grandes pinturas no muro. Eles também não conheciam a técnica de pintar a carvão. À medida que fomos trabalhando, eles perceberam que, com o carvão, só era preciso criar o traço, já que, depois, bastava corrigir com o pincel. Após vencermos essa barreira, os alunos ficaram maravilhados com a possibilidade de reproduzir o desenho de uma folha A4 em um painel gigante”, conta o professor Rodrigo.

Na segunda etapa, realizada em fevereiro deste ano, os alunos confeccionaram faixa e relógio de contagem regressiva dos dias que faltam para a abertura dos Jogos. Segundo o professor, a proposta é manter a comunidade escolar focada na competição.

A terceira etapa, ainda em execução, envolve pesquisa sobre as matizes geográficas dos países participantes do Pan-americano. Além de desenhar a bandeira de cada país, os alunos estão colhendo dados como índice populacional, idioma e situação geográfica no continente. Após a conclusão desta etapa, será montada uma exposição de cartazes explicando a história e os fundamentos de cada modalidade esportiva.

“No hall de entrada, a exposição enfocará a história dos Jogos Pan-Americanos – desde a primeira edição até a atual –, destacando as participações do Brasil na competição. No segundo andar da escola, a mostra abordará as modalidades esportivas que serão disputadas nesta edição, enquanto, no terceiro pavimento, ficarão expostos cartazes sobre os países participantes”, explica Rodrigo.

Jezimiel Guedes, aluno da 8.ª série, vem participando de todas as etapas do projeto. Para ele, o Arte no Muro estimulou a sua criatividade e aumentou sua auto-estima. “Antes, eu não sabia pintar. Agora, descobri esse talento e estou muito feliz. O fato de trabalhar em equipe também é muito legal, já que um procura ajudar o outro”, relata.

Fernanda Macedo da Silva, aluna da 7.ª série, conta que o projeto gerou uma expectativa muito grande na turma. “É um trabalho diferente, que não fica preso ao conteúdo de sala de aula. Aprendemos um pouco mais sobre o continente americano e eu, em especial, aprendi a gostar de Educação Física”.

O respeito à pluralidade cultural e à ética são alguns dos valores que o projeto ajudou a fortalecer entre os alunos, avalia a coordenadora pedagógica da escola, professora Celi Barros da Luz: “O envolvimento dos alunos fez com que o projeto passasse a ser um acontecimento na escola. Eles estão se empenhando muito em cada atividade, unidos em busca de um ideal, o que vem fortalecendo conceitos gerais e valorizando aspectos formativos como a solidariedade e o respeito mútuo”.

A diretora adjunta da escola, professora Márcia Glória Lima de Souza, também faz uma avaliação positiva da iniciativa: “O projeto é o assunto mais comentado entre os alunos. Os pais também estão acompanhando, de perto, o desenvolvimento das etapas e, até junho, todos os professores estarão, de alguma forma, envolvidos nessas atividades”.


Escola Municipal Gurgel do Amaral
End.: Rua Gustavo Augusto de Resende, n.º 541 – Portuguesa – Ilha do Governador – Rio de Janeiro/RJ. CEP.: 21931-576
Tel.: (21) 3393-2250
Diretora adjunta: Márcia Glória Lima de Souza
Ilustração: Patricia Rocha