Inaugurado em 12 de março de 1979, o Museu do Primeiro Reinado situa-se no bairro de São Cristóvão, instalado no palacete que pertenceu à Marquesa de Santos, que ali viveu de 1826 a 1829.
Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), em 1938, o Solar da Marquesa de Santos constitui o principal acervo do museu, guardando, em seus belos salões decorados, lembranças do período colonial.
No início do século XIX, o bairro era dividido em chácaras e quintas, entre elas a que foi cedida para ser residência da família real portuguesa, que seria, no futuro, o Paço de São Cristóvão e atual Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. O solar ocupava o terreno de duas chácaras compradas por D. Pedro I para presentear Domitila de Castro Canto e Melo – a Marquesa de Santos – com quem manteve um famoso romance que durou sete anos. A propriedade foi vendida ao imperador quando a marquesa voltou para São Paulo, por ocasião do segundo casamento de D. Pedro I com D. Amélia de Leuchtemberg. Até ser tombada pelo Iphan, a casa passou pelas mãos de vários proprietários.

O Acervo

O principal acervo da casa é o seu prédio de dois pavimentos, magnífico exemplar de estilo neoclássico. A planta é do arquiteto francês Pierre Joseph Pezerat. As pinturas murais são de autoria de Francisco Pedro do Amaral, aluno de Debret. As decorações externas e internas, em baixo-relevo, têm como tema a mitologia greco-romana e são atribuídas aos irmãos Marc e Zepherin Ferrez, membros da missão artística francesa. A maioria das portas e janelas possui bandeiras decoradas com corações, que representam o espírito da casa. Os assoalhos são em madeiras brasileiras trabalhadas. Vários materiais estrangeiros foram usados na construção.

Espaços do Solar

Vestíbulo - Ambiente neoclássico com colunas e pintado com falsos mármores. Compõem o espaço duas mesas de encostar do século XVIII, consolos neoclássicos e vasos de ferro fundido na Fundição Francesa de Val D’Arne, a mesma que fundiu os vasos do Jardim de Versalles. Destaque para a mandala formada com placas de mármore importado em preto e branco.

Sala do Príncipe de Joinville – Sala contendo parte do conjunto de móveis em estilo império francês, pertencentes ao Príncipe de Joinville, casado com D. Francisca, filha de D. Pedro I com D. Leopoldina. Na ante-sala, mobiliário brasileiro com as armas imperiais e o monograma de D. Pedro I, em estilo império brasileiro. Os móveis estão ambientados numa reconstituição de uma casa nobre brasileira, baseada em documentos iconográficos e descrições deixados por artistas e viajantes que visitaram o Brasil no século passado.

Memória da Marquesa de Santos – Reconstituição livre do que poderia ter sido um canto do quarto da marquesa, para a exposição de alguns de seus objetos pessoais.

Sala do Mobiliário Luso-Brasileiro – Móveis e objetos que contam a história do mobiliário luso-brasileiro. Peças que vão desde a mesa de bolachas do século XVII ao canapé do século XIX, passando por um conjunto de assentos, do século XVIII, que pertenceu à rainha Carlota Joaquina. A sala mostra um ambiente de uma residência, onde a mistura dos móveis de diferentes estilos evidencia a ligação afetiva entre a família e os bens herdados de seus antepassados.

São Cristóvão do Século XIX / Meios de Transporte – Um olhar sobre o bairro de São Cristóvão, na época da reforma do Solar da Marquesa de Santos, feita por D. Pedro I. Reproduções ampliadas de desenhos de artistas, que retrataram a região, mostram, inclusive, os dois aspectos da casa antes e depois da reforma. Nesse espaço, estão expostos alguns meios de transporte ainda usados no início do século XIX.

Túnel - Cenografia, em trompe-I’oeil, da história romântica, mas nunca comprovada, de um túnel que ligaria o Paço de São Cristóvão (Museu Nacional na Quinta da Boa Vista) à Casa da Marquesa de Santos.

Salões do 2.º andar – Os salões principais do Solar situavam-se no segundo pavimento, sendo todos ricamente decorados com pinturas murais e baixos-relevos inspirados na mitologia, astrologia, botânica, zoologia e geografia. Estes salões encontram-se fechados ao público para restauração.

Informações:

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 11h às 17h. (ENTRADA FRANCA)
Visitas Guiadas (marcar antecipadamente): Tel.: (21) 2589-9627.
Atividades: Exposições permanentes e temporárias / Projeto dirigido a professores.
Serviços: Biblioteca especializada, auditório, cafeteria, loja, telefone público, acesso e facilidades para paraplégicos (rampa, elevadores, estacionamento e sanitários).


Museu do Primeiro Reinado (Solar da Marquesa de Santos)
End.: Av. Pedro II, 293 – São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ.
Tel.: (21) 2299-2148 / 2299-2149 / 2299-2150

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (http://www.sec.rj.gov.br/webmuseu).