Brinquedos ajudam na compreensão de fenômenos físicos

Por Cláudia Sanches

 

Todo ano letivo era a mesma história: o professor de Física Alexandre Azevedo recebia sua clientela no Ensino Médio com pouco conhecimento da matéria. Visando a mudar esse cenário, nasceu, há seis anos, o projeto Fazendo Ciências, no Colégio Pedro II, em Realengo, que trabalha o conteúdo da disciplina através de experiências lúdicas.
“Gostaria que os alunos chegassem ao Ensino Médio com mais matu­ridade para assimilar os conceitos de Física desenvolvidos. O trabalho surgiu com o objetivo de preencher essa lacuna e diminuir a deficiência”, explica o professor.
Antes de mostrar as fórmulas mirabolantes, Alexandre aborda as turmas, no dia-a- dia, com bastante criatividade e jogo de cintura. O professor tem sempre ao seu lado o livro Brincando com Ciências, da autoria de Douglas Falcão e Ronaldo de Almeida, com o passo-a-passo da montagem dos brinquedos. “Durante a montagem, brinco com as crianças dizendo que as tecnologias para construir os brinquedos são muito complexas, mas, na verdade, são muito fáceis e eles produzem tudo brincando”, garante.
Para falar sobre movimento, por exemplo, um dos primeiros conceitos em Física, o professor constrói, junto com os alunos, uma caixa vedada com orifícios para ilustrar o movimento com atrito e o movimento uniforme. Para ilustrar a idéia de calor, ele mostra o funcionamento de uma garrafa térmica. “Explico que ela mantém o café quente porque possui um vácuo entre suas paredes que evita a perda de calor. O espelhamento serve para provocar a reflexão do calor para o conteúdo da garrafa. Num segundo momento, o professor propõe desafios para avaliar o conhecimento da turma”.
As Leis de Newton, ou seja, o princípio da ação e reação, podem render experiências inte­ressantes. O professor mostra como se fazem os brinquedos e, a partir daí, os alunos montam um barquinho e um foguete com sucata para mostrar, na prática, o que é a teoria do renomado cientista. “Com a obtenção de CO2 através das pastilhas de um antiácido – como o Sonrisal, por exemplo –, o gás explode fazendo com que o barquinho vá para frente com força.
Esse é o princípio da idéia de turbina ou do motor a jato. Provoca-se uma força sobre o objeto e ele reage voando, encantando crianças e adultos”, explica o professor.
As experiências foram tão bem-sucedidas que os alunos expuseram seus experimentos na Feira de Ciências, na Marina da Glória, durante a Semana de Ciência e Tecnologia, e foram convidados pelo Exército a soltarem os foguetes de CO2 na Praça dos Canhões, na Sema­na da Pátria. A apresentação é sempre um sucesso. Alexandre nunca se esquece da reação dos adultos que assistiram às apresentações das crianças durante as exposições.
A interação dos alunos com a experiência e com os colegas também surpreendeu o educador: “Um momento importante do trabalho é prestar atenção no desenrolar das experimentações. Eles ficam entretidos com os fenômenos como se fossem magia e, quando vêem o resultado, é aquela gritaria de comemoração”.
Segundo o professor, as crianças vêem a teoria se concretizar e ficam encantadas. Ele acredita que o trabalho foi o responsável pela mudança do ensino da Física na escola, pois ajudou muito a quebrar o gelo no momento de apresentar a teoria, além de ter garantido bons índices de aprovação. “Tenho conseguido minimizar a deficiência que eles trazem para a sala de aula. A idéia é chamar a atenção dos alunos para a Física, afinal, brincando também se faz ciência”, afirma Alexandre Azevedo.


Passo-a-passo para confeccionar o
BARQUINHO DE CO2:

Material: Para a confecção do brinquedo, você vai precisar de um vidro de desodorante spray para fazer a base; cotonete sem algodão; pregos; vela e pastilhas de Sonrisal.

1. Fure a parte lateral de trás do vidro de desodorante, passe a haste do cotonete, vede uma das extremidades e fure a lateral da haste logo abaixo da vedação;

2. Coloque dois pregos ao lado do vidro com a ajuda de uma fita isolante para dar estabilidade ao brinquedo;

3. Abra o recipiente e jogue o canudo da bomba fora. Em seguida, vede a extremidade aberta com vela derretida;

4. Coloque água e cerca de cinco a seis pastilhas de Sonrisal quebradas;

5. Deixe efervescer até o brinquedo disparar. O gás de CO2 sairá jogando água para trás, confirmando, assim, as leis de Newton.



Colégio Pedro II – Unidade Realengo
End.: Rua Bernardo Vasconcellos, n.º 941 – Realengo
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Tel.: (21) 3159-9832
Professor: Alexandre Azevedo
Ilustração: Luiz Cláudio de Oliveira