Tema transversal é fonte de pesquisa e estudo entre alunos do Colégio Saint John

Por Antônia Lúcia

Responda, rápido, o que é ética? Se a resposta não veio de forma instantânea como você esperava, não precisa ficar embaraçado. Afinal, estamos falando de um conjunto de princípios e normas que direcionam a conduta humana e, talvez, por isso seja tão problemático. Para vivenciar e entender melhor esse ramo da filosofia, alunos e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, do Colégio Saint John, localizado na Barra da Tijuca, discutiram subtemas como: ética na mídia, na literatura, no trânsito, na política, no meio ambiente, na educação, na família (relacionamentos) e em outros segmentos da sociedade.
Em sala, as orientações básicas passadas pelos professores fundamentaram os aprendizes para que iniciassem as pesquisas acerca dos temas propostos. Para adaptar o tema à faixa etária das turmas, entre 2 e 6 anos, os professores fizeram a releitura de diferentes fábulas e canções infantis e adequaram-nas para que pudessem ser ence­nadas pelos atores mirins. Sob a orientação do professor de música, alunos e professores elaboraram uma apresentação teatral com textos e canções que falavam de valores como respeito, solidariedade, amizade e companheirismo.

Com a responsabilidade de “gente grande” e a preocupação em dramatizar e cuidar para que a moral das histórias não fosse levada pelo vento, os alunos da Educação Infantil mostraram que tamanho não é documento. Vestidos a caráter, os alunos subiram ao palco e fizeram a releitura das histórias que permeiam o imaginário de crianças e adultos há varias gerações, dentre elas: A Formiga e a Cigarra, Festa no Céu e outros contos da Literatura Infantil.
Na 1.ª série, uma das etapas do trabalho foi realizada através de uma atividade lúdica que animou a garotada: uma aula-passeio ao supermercado. O objetivo da ação extracurricular consistiu em estimular as crianças a descobrir, na prática, a importância dos ensinamentos sobre segurança no trânsito aprendidos em aula, relembra o aluno Eduardo, da 1.ª série. “Adorei conhecer tudo sobre o trânsito e vi que os motoristas e pedestres não estão sabendo essas regras, pois fazem muitas coisas erradas. Eu vi até a foto de um guarda falando no celular e dirigindo”, comenta.
Com fantoches de varas, confeccio­nados com material reciclado, os aprendizes da 2.ª série colocaram em prova seus talentos artísticos ao apresentaram um esquete, cujo tema principal girou em torno das questões éticas ligadas ao meio ambien­te com ênfase na reciclagem. Já a classe da 3.ª série percorreu as entrelinhas da mídia, através da análise de propagandas, notícias de jornais e TV, textos e história dos livros lidos nas aulas de literatura, dentre eles: Ludi na TV, Pedro Compra Tudo e O Talismã do Tibet, usados como embasamento para a construção e encenação de três peças.
Segundo as professoras, cada livro estudado teve como finalidade deixar para o aluno uma mensagem de conscientização acerca dos valores éticos e morais. “Não adianta você ver tudo na televisão e querer comprar. Esse livro – Pedro Compra Tudo – ensi­na às crianças a pensar antes de comprar”, explica Felipe Pupe, da turma 32. Para Ana Beatriz, que leu O Talismã do Tibet, esse projeto ajudou a turma a descobrir os seus direitos e deveres enquanto consumidores.
Pulmão do mundo, a natureza foi uma das vertentes exploradas pelos alunos da 4.ª série. Para os educadores, a proposta de estimulá-los a descobrir o tipo de comportamento ético que deveriam ter para preservar o nosso meio ambiente foi atingida. “Me senti como um dos responsáveis pela natureza e passei a me preocupar mais com o que deixaremos para as próximas gera­ções”, declarou o aluno Gabriel da 4.ª série (43), ao final da apresentação do seu grupo.
No auditório da escola, os alunos da 6.ª, 7.ª e 8.ª séries produziram e encenaram peças abordando a ética na medicina e na sociedade, com enfoque nos transgênicos, na inseminação artificial e na prática do bullying. “Foi legal mostrar para as outras turmas o que é o bullying. Através da peça, as pessoas ficaram sabendo que isso acontece em todos os lugares”, escla­rece a aluna Isabela Henrique.
Responsável pela apresentação do subtema Ética no Jorna­lismo X Imprensa Marrom, a professora de Inglês, Renata Porto, instigou seus alunos, da 6.ª e 7.ª séries do Ensino Fundamental II, a pesquisar e levar para a sala de aula reportagens sensacionalistas publicadas em jornais brasileiros e americanos, para, a partir daí, terem embasamento teórico para a construção de um texto encenado nos palcos do colégio.
Na opinião da professora Braguez, atividades como essas tornam as aulas mais dinâmicas e envolventes. “Quando o aluno pesquisa e investiga, ele consegue fixar o conhecimento com mais solidez. O envolvimento é muito maior”, concluiu a professora de História, partilhando opinião com a docente Gisele, da disciplina de Ciências. Na área das exatas, sob a orientação da professora de Matemática, Márcia Lins, os estudantes criaram e interpretaram os gráficos de vários subtemas. “Além dos gráficos, nós também produzimos carta­zes e charges retratando momentos marcantes ocorridos em nosso país”, lembra Ana Júlia, aluna da 7.ª série.
No Ensino Médio, o Bullying – violência verbal ou física no ambiente escolar – saiu dos bastidores e virou tema da enquete produzida por um grupo de alunos, junto a seus colegas, para saber quais são as conseqüências dessa agressão em suas vidas. Na avaliação da equipe pedagógica, o importante nesse projeto é que, além de dominar o conteúdo e saber lidar com as estratégias de apresentação, os alunos também desenvolvem o senso crítico, filtrando as informações recebidas e aprendidas para pensar. “Se o conhecimento não servir para resolver as grandes demandas sociais, econômicas, científicas etc., servirá para o quê?”, indaga Evandro Carvalho, coordenador de projetos.
Após observar a desenvoltura dos grupos durante a realização da culminância, Diana Alencar, diretora pedagógica do Colégio Saint John, afirmou que os ensinamentos ministrados sobre o que é ética não só instigaram os alunos a se aprofundarem mais acerca do assunto, mas, sobretudo, conscientizou-os a colocar em prática, no dia-a-dia, os saberes adquiridos. Afinal, segundo ela, esse é o real fruto dessa discussão na formação de cada um deles.


Colégio Saint John
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Tel.: (21) 3325-3288
Diretora-Geral: Everci Alves da Silva
Fotos cedidas pela escola.