Passeio público

Localizado no centro histórico do Rio, o parque abriga variadas espécies da flora nacional e obras de um importante artista brasileiro


Você sabe qual foi o primeiro parque com jardim do Brasil, criado por um dos maiores artistas do período colonial brasileiro? Estamos falando do Passeio Público, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, entre a Lapa e a Cinelândia. Inaugurado em 1785, foi um importante ponto de encontro e lazer da população carioca. Por lá, é possível encontrar variadas espécies da flora nacional e obras de arte confeccionadas pelo idealizador do parque, o Mestre Valentim, como chafarizes, esculturas e pirâmides. 

Na época, ter um parque público numa cidade era sinônimo de bom gosto e luxo. No caso do jardim carioca, ele é diretamente inspirado no do Palácio Real de Queluz, em Lisboa. Em geral, eles são formados de canteiros e aleias ordenados de forma extremamente simétrica. Já a sua decoração é composta de obras escultóricas e arquitetônicas, representando símbolos antigos ou da natureza. 

São mais de 30 mil m² habitados por espécies vegetais variadas e por algumas animais. O parque possui mais de 90 exemplares de grande porte, como mangueiras, goiabeiras, figueiras, pitangueiras, bambus, coqueiros, bromélias, baobás, gameleiras, jequitibá, ipêroxo, perobeira, palmeira imperial, uma grande amendoeira e até pau-brasil. Já a fauna é composta por aves que frequentemente pousam nas árvores e nos jardins, como rolinhas, sabiás, bem-te-vis, saíras-amarelas, garças e beija-flores. 

A Appai, através do benefício Passeio Cultural, oferece o roteiro “Quando o Rio era Paris”, que explora o Passeio Público, assim como outros pontos do entorno. Entre eles a Praça Mahatma Gandhi, a Academia Brasileira de Letras, o Palácio Gustavo Capanema, o Museu Nacional de Belas Artes, o Palácio Pedro Ernesto e a Biblioteca Nacional. Para mais informações e inscrições, acesse o Portal do Associado 


Por Jéssica Almeida 

Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural.  


Deixar comentário

Podemos ajudar?