Lixo Zero

Reconhecido internacionalmente, projeto visa proteger o meio ambiente e criar cidadãos conscientes e responsáveis


Falar sobre sustentabilidade é de suma importância devido à escassez de recursos naturais e a degradação do meio ambiente, cada vez mais acelerado. Quando isso acontece em sala de aula contribui para a melhoria de toda a comunidade escolar. No caso do Ciep Etec 441 Mané Garrincha, em Magé, esse esforço foi além: a escola foi reconhecida internacionalmente e selecionada para participar do evento “International Day of Zero Waste 2023 – UNO Environment Programme, na Itália. 

No encontro, será exibido um vídeo produzido pelos estudantes mostrando ações sustentáveis do colégio na comunidade. Através do projeto “Lixo Zero”, o Ciep criou o primeiro laboratório escolar do Estado para reciclagem, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, que instituiu ações de sustentabilidade em todas as escolas E-Tecs do Estado, bem como a parceria do Instituto Lixo Zero Brasil. O trabalho é desenvolvido em um espaço onde é incorporada uma filosofia de gerir e reduzir a quantidade de lixo por meio de práticas de reciclagem e reutilização. 

Todo esse trabalho inclui a separação de resíduos, compostagem e uso de materiais de baixo impacto ambiental. Papel, plástico e orgânicos, por exemplo, são reciclados, reutilizados ou compostos. Outras medidas também são adotadas na escola como a utilização de copos ecológicos personalizados e reuso da água do ar-condicionado e da chuva para irrigação da horta. A ideia é produzir o menor volume de lixo para descarte e maximizar a reutilização e a reciclagem, tudo isso através de práticas de gestão de resíduos, treinamento de funcionários e alunos, além da implementação de tecnologias de tratamento. São cerca de 600 alunos integrados ao projeto, com 30 atuando no laboratório. 

Nesse trabalho, os estudantes são envolvidos no processo de descarte correto do lixo nos residuários, coleta seletiva, compostagem e, ainda, no uso consciente de energia e água. Eles também participam de aulas teóricas sobre sustentabilidade e meio ambiente. O orientador educacional da unidade escolar e professor responsável pelo projeto, Alexandre Magno, a equipe diretiva e os estudantes vão acompanhar o evento pela internet. “Ver o trabalho da nossa equipe ser referência no continente europeu é ver que estamos no caminho de um consumo sustentável e de uma cultura do cuidar, não só na escola como no mundo”, afirma.  

Ele explica ainda que o trabalho desenvolvido visa se tornar um exemplo e incentivo para os estudantes levarem esses princípios de sustentabilidade para suas casas e comunidades. “O objetivo final é educar os nossos alunos sobre a importância de tomar medidas para proteger o meio ambiente e, ainda, criar cidadãos conscientes e responsáveis”, explica Alexandre.  

A aluna Mariana Rodrigues Ferreira, da 2ª série do ensino médio, conta que o projeto já chegou até a casa dela. Agora, familiares e amigos separam tampinhas e embalagens plásticas para reciclagem.  “Acho muito bom de ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido. É preciso multiplicar essas ações para diminuir os lixões que causam impacto no meio ambiente”, pontua.  


Por Jéssica Almeida

Fonte e fotos: Secretaria de Estado de Educação. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?