Do museu para a sala de aula

Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus trouxemos uma seleção especial com curiosidades, dicas de espaços culturais e como trabalhar o tema em sala de aula!


Você sabia que boa parte dos melhores museus da América Latina fica em território brasileiro? A cidade de São Paulo é o lugar com a maior quantidade de museus visitados por turistas anualmente, e no Rio de Janeiro temos um dos mais importantes em termos de História do Brasil. Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, fizemos uma seleção especial com curiosidades, dicas de espaços culturais e como trabalhar o tema em sala de aula. Confira! 

O principal museu do Brasil e da América Latina é o icônico Masp, localizado em São Paulo. Em 1968, ele passou para a sede atual, na Avenida Paulista, numa área de 5 mil metros quadrados com um vão livre em concreto de extensão por 8 metros de altura (o maior das Américas). O projeto é da arquiteta Lina Bo Bardi, que fez o vão para que a vista da cidade não fosse perdida. O acervo do museu possui cerca de 5.300 obras, de peças arqueológicas até a arte moderna do século XX. Se você não é de São Paulo, faça um tour virtual gratuito pelo museu. Para saber como, acesse a matéria exclusiva que fizemos sobre o assunto.  

Localizado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, o Museu Imperial fica no antigo palácio do imperador Dom Pedro II e representa uma das arquiteturas mais bem preservadas da época imperial. Lá é possível se sentir como um Imperador e você pode conferir de perto objetos importantes da nossa história, como as coroas de Dom Pedro II e Dom Pedro I, o trono usado pelo imperador, muitas joias e objetos pessoais e ainda fazer um passeio pelo jardim do palácio. 

Também no Rio de Janeiro está localizado um dos mais importantes em termos de História do Brasil. O Museu Histórico Nacional reúne um acervo com mais de 300 mil itens arquivísticos, bibliográficos e museológicos. Em 9.000 m² de área aberta ao público, a instituição engloba galerias de exposições de longa duração e temporárias, loja de souvenirs e publicações, uma biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, além do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias. 

A Appai leva você a lugares incríveis

Se você é associado da Appai, confira a programação completa do benefício Passeio Cultural e veja os roteiros disponíveis para inscrição no Portal do Associado. São mais de 20 opções exclusivas para proporcionar acesso a cultura, lazer e bem-estar. 

Além disso, aqui na Revista Appai Educar você encontra uma editoria chamada Guia Histórico. Por lá, você confere dicas de espaços culturais para levar os alunos ou visitar e apresentar o conteúdo em sala de aula. São opções para todos os gostos, idades e lugares espalhados por diversas regiões do Rio de Janeiro.  

 

E por falar em sala de aula…

A história e a teoria, desde cedo e de forma simples, entram no cotidiano ao mostrar reproduções de obras, e o professor pode contribuir para a ampliação do repertório visual dos alunos, além de discutir problemas e soluções colocados pelos artistas dentro dos seus contextos. Dessa forma, a visita a um museu pode ser um complemento ao trabalho desenvolvido em sala de aula.  

E para criar e ampliar o repertório de diálogos nesse ambiente, uma ótima opção são as exposições de arte. Seja em um museu, centro cultural ou local de entretenimento, o importante é tornar o espaço um centro de pesquisa, sem esquecer que a introdução desse estudo deve acontecer no interior da escola. Em sala de aula, o professor pode propor experiências e ações criativas, sugerir que seus alunos pintem, desenhem, façam esculturas ou instalações.  

Arte em todo lugar

Vamos relembrar projetos de arte publicados na Revista Appai Educar? O primeiro é o da professora Thaís Barbosa com as turmas dos ensinos Fundamental e Médio em quatro escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A ideia foi fazer com que os alunos compreendessem a importância da arte e de que a disciplina vai muito além da sala de aula. Para isso, as turmas realizaram um estudo e fizeram releituras de trabalhos de diversos nomes, entre eles a artista plástica brasileira Beatriz Milhazes. Baseados em suas obras, os alunos produziram recortes e colagens utilizando forminha de docinho, guardanapo e retalhos de papel. Para conhecer mais sobre o projeto, leia a matéria completa 

Leituras e releituras

Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Heitor dos Prazeres, Romero Britto… Com certeza você já ouviu falar em algum desses nomes. Mas como usá-los em sala de aula, contextualizando as realidades dos alunos dentro das obras de arte desses pintores? Foi isso que a Creche Municipal Nação Mangueirense, localizada na comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio, fez! O projeto buscou priorizar a cultura aliada à educação, como uma ferramenta potencializadora de construção de conhecimentos, saberes, pertencimento e cidadania. Para conhecer melhor o projeto, acesse a matéria completa 

Envie seu projeto para a gente!

Para conhecer outras atividades ligadas ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.  


Por Jéssica Almeida 

Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik e Pexels. 

Fontes: Museu Histórico Nacional e Museu de Ciência e Tecnologia.  


Deixar comentário

Podemos ajudar?