Um museu no formato de nave ou de flor?

Localizado na margem da Baía de Guanabara, o MAC tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, sendo considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo em museus


Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é um dos cartões-postais da cidade. A forma futurista do espaço tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, sendo considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo em museus pela mídia especializada. 

Para alguns, o local lembra uma flor, para outros uma nave espacial, flutuando sobre uma pedra que avança para o mar. Construído com um espelho d’água ao seu redor, ele ganha ainda mais leveza, e sua grande rampa externa de concreto, com piso vermelho, conduz o visitante aos pavimentos superiores que contam com vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara e as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. 

O MAC abriga em seu acervo mais de 1.800 obras, cobrindo uma produção que percorre desde a década de 1950 até os dias atuais. A Coleção Sattamini, que está no museu sob regime de comodato, é uma das mais importantes coleções de arte contemporânea do país. Além dela, o Acervo MAC, próprio da instituição, reúne obras doadas por diversos artistas.  

O museu também realiza exposições temporárias, atividades e projetos voltados para a arte contemporânea, e a biblioteca possui cerca de 57 mil documentos sobre essa temática. 

A Appai, através do benefício Passeio Cultural, realiza um tour pela cidade de Niterói no qual contempla a visitação ao MAC com direito a uma refeição especial no bistrô do museu. É imperdível! 


Por Richard Günter


Deixar comentário

Podemos ajudar?