Rosa Sustentável

Projeto visa proporcionar o conhecimento e a conscientização sobre temas do meio ambiente e cidadania


Em um mundo com escassez de recursos naturais e degradação do meio ambiente, a sustentabilidade na escola é um assunto cada vez mais importante. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca a temática como uma das competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes. Com isso, cada instituição de ensino pode definir a melhor maneira de incluir o assunto, levando em conta o contexto e a realidade de cada local. 

Esse tema, que abrange diferentes frentes em prol do meio ambiente e do planeta, é um dos abordados constantemente com os alunos da Escola Municipal Rosa do Povo, na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dentre vários projetos pedagógicos desenvolvidos está o chamado Rosa Sustentável.  

A atividade tem como objetivo principal proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação Infantil ao 6º ano, acerca dos temas que envolvem o meio ambiente e a cidadania. Para isso, foi utilizada a Educação Ambiental como processo, desenvolvendo atitudes diárias de respeito ao ambiente, relacionadas a uma prática sustentável e apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. 

Durante o desenvolvimento do projeto pedagógico Rosa Sustentável, foram desenvolvidas habilidades que contemplavam a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade. 

Culminância

Durante todo o primeiro semestre do ano, os alunos da Escola Municipal Rosa do Povo pesquisaram e desenvolveram diversas ações sustentáveis. Além disso, compreenderam o conceito de sustentabilidade e a sua relevância na vida de todos nós. E foram ainda mais adiante: reconheceram a importância desses princípios para garantir o futuro das cidades. 

No dia da culminância, os familiares dos alunos foram convidados a visitar e conhecer os trabalhos sustentáveis desenvolvidos por eles, com a colaboração dos professores da unidade. Entre eles foram criados um mural com materiais reciclados e um texto coletivo a partir da lenda do Boto Rosa. 


Por Luiza Morato 

Escola Municipal Rosa do Povo
Rua Bogari, 65 – Taquara – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22725-030
Tel.: (21) 2435-1255
E-mail: robertavitagliano@rioeduca.net
Fotos: Rio Educa 


Deixar comentário

Podemos ajudar?