Lê comigo

Um projeto que incentiva a leitura e transforma vidas


Fundamental para a formação de qualquer pessoa, a leitura é o portal que leva o indivíduo à ampliação do conhecimento, ao desenvolvimento da imaginação e da interatividade. Na Escola Municipal Dom João VI, localizada em Higienópolis, Zona Norte do Rio, a implantação do projeto Lê comigo vai além da promoção do convívio com a arte literária, “ele fortalece a comunidade leitora e os leva a descobrir o prazer de ler”, como afirma a professora idealizadora do projeto Ana Soares.  

Desenvolvido entre os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, inclusive a Classe Especial TEA – Transtorno Espectro Autista, o projeto consiste em estabelecer um plano de ação que descomplique a leitura na escola e a incentive entre os estudantes. De acordo com a professora Ana, despertar o interesse e o prazer por essa prática é uma meta diária trabalhada através das atividades que aguçam a troca de ideias e opiniões sobre o que leram ou ouviram. 

Descobrindo o mundo através da leitura

Dentro do universo literário da escola, o que não falta são atividades que visam estimular o contato com diferentes tipos de textos e narrativas, levando os alunos a um aumento do vocabulário, melhoria da capacidade de interpretação e desenvolvimento da criatividade e da imaginação. 

Entre as muitas atividades de promoção à leitura desenvolvidas entre as turmas da Municipal Dom João VI estão:  O de Poesia, Pé de Prosa, Gibideira, Gelatroca, Cordeleira, Piquenique Literário, Lê Comigo, Festival Livros Voadores, Cine Literário, Pequenos Contadores, Oficina de teatro Maria Clara Machado, Mediação Literária e Negras Palavras. 

Ferramenta transformadora

Para a professora Ana a implementação de um projeto de leitura na escola vai muito além da possibilidade de trazer benefícios ligados à escolarização. “A leitura é uma ferramenta transformadora porque nos faz criar novos mundos e visitar sensações. Além de deixar a cabeça esperta e o coração leve”, garante a docente, que também é autora do livro “No quintal da Vovó Lydia”.   

Ao ser questionada sobre a melhor dica para a garotada se familiarizar com o universo dos livros, Ana Soares foi taxativa ao afirmar que é tê-los sempre por perto. “Os livros precisam estar ao alcance dos olhos, das mãos e do coração. Arte é convívio. É preciso conviver com os livros diariamente, somente assim é possível aprender a amá-los”, conclui a professora. 


Por Antônia Figueiredo 

Escola Municipal Dom João VI
Rua Darke de Matos, 166B – Higienópolis – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21051-470
E-mail: emdjvi@rioeduca.net 


Deixar comentário

Podemos ajudar?