Arte em todo lugar

Professora de artes desenvolve projeto para mostrar que a disciplina vai muito além da sala de aula


A arte está em tudo e qualquer coisa pode ser transformada em arte! Foi com esse pensamento que a professora Thaís Barbosa idealizou um projeto para as turmas dos ensinos Fundamental e Médio em quatro escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A ideia foi fazer com que os alunos compreendessem a importância da arte e de que a disciplina vai muito além da sala de aula.  

A educadora conta que, quando idealizou o projeto, o objetivo principal eram as exposições, para que conseguisse inserir a arte pelos corredores dos colégios. Para isso, as turmas realizaram um estudo e fizeram releituras de obras de diversos nomes, entre eles aartista plástica brasileira Beatriz Milhazes. Baseados em suas obras, os alunos produziram recortes e colagens utilizando forminha de docinho, guardanapo e retalhos de papel.  

Além dela, Eduardo Kobra e Os Gêmeos (Otávio e Gustavo Pandolfo) também foram utilizados como temas das pesquisas. Alinhado ao estudo sobre o Teatro Municipal Raul Cortez, localizado no centro de Duque de Caxias, os alunos adicionaram as obras dos artistas na faixada do teatro, que é branca, trabalhando assim a arte urbana/grafite. Outro recurso utilizado foi a tinta guache, com a técnica de batidinhas do pincel no papel, com a qual os discentes fizeram uma releitura da obra “A Noite Estrelada”, de Vicent Van Gogh.

Para fechar esse timaço de artistas escolhidos para serem trabalhados em sala de aula, a educadora escolheu Ivan Cruz. Através da releitura das suas obras, onde o artista retrata a sua infância, a ideia foi fazer um resgate das brincadeiras infantis. Thais conta que o projeto serviu para que os estudantes compreendessem que a arte não é simplesmente o desenhar, mas também o pensar, o idealizar e o criar. 

A professora de artes relata que a culminância contou com a participação de toda a comunidade escolar e que, além das exposições nas escolas, as produções foram postadas na sua conta no Instagram (@saladeartesrj), que recebeu muita interação através das curtidas e comentários. “O resultado foi incrível, consegui ir além do que imaginei e idealizei. As direções dos colégios amaram os resultados e ficaram encantados com os trabalhos realizados. Além disso, posso dizer também que os alunos curtiram participar do projeto e se sentiram importantes ao ter as suas criações expostas. Sem contar que puderam perceber o quão importante é a arte em suas vidas”, finaliza a docente.  

Mais conteúdo para você!

Quer mais inspirações para trabalhar artes em sala de aula? Na Revista Appai Educar você encontra inúmeros projetos pedagógicos dessa e de outras disciplinas. Um deles aconteceu na Creche Municipal Nação Mangueirense, onde foram realizadas releituras de Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Heitor dos Prazeres e Romero Britto. Para saber mais sobre esse projeto, leia a matéria completa aqui 

Já no Instituto Menino Jesus, os alunos participaram de um concurso de desenho para estimular a criatividade, a reflexão e diversificar a prática pedagógica por meio do incentivo à criação de imagens e textos. Para conhecer a iniciativa que teve até votação on-line, leia a matéria completa aqui 

E para quem curte tecnologia, que tal fazer uma animação com base nas técnicas de stop motion? A ideia aqui é estimular a imaginação e a criatividade em sala de aula. A docente utilizou a animação como o ponto de partida para abordar o tema “América Latina” e conta que foi extremamente interessante ver os alunos do 8º ano em contato com a massinha, algo que geralmente fica restrito à Educação Infantil. Para conhecer esse projeto, leia a matéria completa aqui 


Por Jéssica Almeida 

Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.  


Deixar comentário

Podemos ajudar?