Cuide bem do seu lixo

Os detritos não somem num passe de mágica


O lixo é uma das poucas produções humanas, em toda a sua existência, que nunca deixará de revisitar seus responsáveis. Ele já foi assunto de novela, de enredo de escola de samba, de discussões acaloradas em muitas vizinhanças e, sobretudo, tema de muita preocupação mundo a fora pelos impactos que esse conjunto de materiais orgânicos e inorgânicos vem causando ao planeta, sobretudo com a presença maciça das tecnologias em nosso cotidiano. 

Pela proximidade que o lixo tem com o humano, por ser um dos seus principais indicadores de produção, precisamos acompanhar de perto seus impactos no meio ambiente, na saúde, na flora, na fauna e na vida terrestre, a fim de devolvê-lo à natureza de forma menos impactante a nossa existência.  

Para tanto, um dos primeiros passos é entender que um dos grandes problemas socioambientais, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde sua produção é cada vez maior, é de responsabilidade de cada um de nós, desde o papelzinho que jogamos na rua àquela pilha ou bateria que lançamos nas lixeiras convencionais sem o menor cuidado. 

 Mesmo com todo um processo de coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento, o protótipo de produção da sociedade tem comprometido essa cadeia coletiva, que envolve aterros sanitários, reúso, reciclagem e educação sobre como separar e descartar os muitos tipos de materiais. Para nos ajudar a massificar ainda mais esse assunto rotineiro, conheça agora algumas classificações de lixo e conte como você descarta a sua produção de casa e da sua escola.  

Lixo Domiciliar – Decorrência da produção residencial, quase sempre composto por restos de alimentos e todo tipo de materiais normalmente usados nos lares. 

Lixo Comercial – Resultante das rotinas comerciais e de serviços, como supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares e restaurantes. 

Lixo Industrial – Resultado das atividades industriais. 

Lixo dos Serviços de Saúde – Produzido por órgãos hospitalares.  

 Lixo Público – Oriundo de toda limpeza pública que engloba atividades como podas de árvores, áreas de feiras livres, córregos etc. 

Lixo Especial – Composto por restos de obras e demolições, pilhas, baterias e embalagens.  

Lixo Radioativo – Composto de urânio enriquecido, possui elevada radioatividade.  

Lixo Espacial – Sua matéria-prima principal são os materiais lançados no espaço, como foguetes, sondas e satélites. Segundo a Agência Espacial Europeia existem aproximadamente 170 milhões de pedaços de peças, ferramentas, restos de tinta e equipamentos espaciais orbitando o planeta Terra. 

Aproveite para dividir com a Revista Appai Educar as ações e projetos que têm sido realizados na sua unidade escolar, através do e-mail jornaleducar@appai.org,br 


Por Antônia Lúcia
Fontes: Mundo Educação Uol, Seeduc, Multirio 

 

Leia também: 

Novas atitudes – Appai
Uma escola parceira do planeta (appai.org.br) 

Reutilizar e reciclar: um legado impactante na sua escola (appai.org.br) 

Cascatinha Taunay – Parque Nacional da Tijuca (appai.org.br)


Deixar comentário

Podemos ajudar?