Carnaval na escola

Veja como trabalhar o tema em diversas disciplinas e motivar a garotada unindo diversão com o conteúdo trabalhado em sala de aula



Em fevereiro tem Carnaval e o bloco da Revista Appai Educar pede passagem! Na editoria Calendário dessa edição vamos trazer dicas de como trabalhar o tema em diversas disciplinas e ainda resgatar um projeto que fez muito sucesso por aqui! Quer saber mais? Então venha curtir a folia com a gente e descubra como abordar o assunto em sala de aula com os seus alunos! 

Muito além do samba!

Que tal ir além e trabalhar com os alunos outros ritmos brasileiros tão carnavalescos quanto, como maracatu, afoxé e o frevo? Se possível, você pode levar alguns instrumentos para a sala de aula, mostrar a sonoridade de cada um e permitir a interação dos alunos com eles. 

Matemática alegórica

Use as formas e produções carnavalescas para desenvolver cálculos de matemática e física! Calcule os gastos de uma festividade, meça as proporções dos carros alegóricos e mostre como os números são essenciais para a composição do samba-enredo. O professor também pode fazer um questionário com problemas ambientados no carnaval.  

Reciclando ritmos

Nem só de máscaras vive a aula de artes! Utilize material reciclável e construa os objetos do carnaval da escola. O professor pode auxiliar os alunos a montarem fantasias ou fantoches carnavalescos, ou ainda construir instrumentos musicais com materiais reciclados. O intuito da atividade é desenvolver a consciência ambiental, habilidades manuais, criatividade e o senso musical, principalmente entre as crianças. 

Carnaverde

Carnaval e ecologia são temas muito interessantes para incluir nas aulas de ciências da natureza. Incentive os alunos a debaterem e produzirem fantasias recicláveis, discutir o impacto do uso de microplásticos e pesquisar alternativas. É possível produzir bioglitter com os alunos ou propor uma apresentação de trabalhos com alternativas ecológicas para a redução do uso de plástico nas fantasias e objetos decorativos. 

Farra na literatura

Traga curiosidades envolvendo os mestres da literatura e mostre como eles expressavam o seu amor pela festividade por meio de seus trabalhos. Exemplos disso é o fato de que o primeiro bloco de carnaval teria sido criado por José de Alencar, Portinari pintou diversas telas sobre a festa e que Manuel Bandeira tem uma coletânea intitulada Carnaval. Se a sua escola tiver um projeto de leitura, trabalhe o tema durante o mês. Compartilhe textos e debata os pontos de vista da festa de acordo com cada autor. 

Folia da diversidade

Não temos uma forma homogênea de comemorar o carnaval e isso é parte importante da nossa diversidade cultural. O professor pode incentivar os alunos a pesquisarem as diversas manifestações pelos estados brasileiros durante a festividade. Utilize vídeos e apresente as músicas mais tocadas em cada região durante esse período. Trabalhar as diferentes expressões culturais no Brasil é também celebrar a diversidade. Aproveite o tema para abordar as noções de tolerância e respeito. 

Memórias do carnaval

Produza e exiba um curto documentário sobre a memória do carnaval local. Para isso, divida os alunos em grupos, defina os entrevistados (avós, tios, moradores conhecidos da cidade, um grande nome do carnaval local), faça o roteiro de perguntas, agende as entrevistas, faça as gravações e edite o material. A ideia da atividade é ouvir as histórias e sentimentos relacionados à data festiva naquela região. A gravação pode ser feita com o celular ou uma câmera, e para a edição pode ser empregado algum aplicativo no smartphone ou no computador da escola. Caso prefiram, os alunos podem produzir um podcast. O passo a passo é quase o mesmo, só muda a forma de gravar e editar o áudio. 

Identidade da nação

Vamos relembrar uma matéria da Revista Appai Educar sobre o carnaval? Através da valorização da nossa cultura, o projeto idealizado pela professora Cirlene Marques, na Creche Municipal Nação Mangueirense, ganhou prêmios e inspirou educadores de todo o Brasil. Para saber mais, leia a matéria completa em nosso site 

Envie seu projeto para a gente!

Para conhecer outras atividades ligadas ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.  


Por Jéssica Almeida
Fonte: WPensar
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?