Copa do Mundo e seu legado na educação

Um projeto que teve como ideia utilizar a Copa do Mundo e seu legado na educação colocando o aluno para aprender sobre finanças e empreendedorismo. Saiba mais.


Copa do Mundo e seu legado

Contextualizar a partir de temas de alta grandeza, como é o caso da Copa do Mundo, é sempre a chance de se marcar um gol de placa no campo do ensino e aprendizagem. É o que a equipe pedagógica do Legacy School Recreio 1, localizado no Recreio dos Bandeirantes, está realizando através do projeto Feira de empreendedorismo 2022. Realizada de forma interdisciplinar, a atividade reuniu as disciplinas de Matemática Financeira, Ciências, Português (Produção de Texto), História, Geografia, Tecnologia e Artes. E cada professor trabalhou o tema central Copa do Mundo de maneira síncrona com todas as turmas dos fundamentais I e II e Ensino Médio. 

Aulas inspiradas na prática

Para explorar o tema no ensino de Matemática Financeira junto aos seus alunos, os professores responsáveis pela disciplina, Tatiana Maquieira, Marcela Tavares e Vinícius Pinto da Silva, construíram na prática todo o processo da criação e execução que valida a gestão financeira de uma empresa, bem como suas funções administrativas.  

Já nas aulas de Ciências, quem fez parte dos conteúdos foram os animais que já foram mascotes e o motivo de terem sido escolhidos. Na disciplina de Português, os alunos ficaram responsáveis pelos anúncios, valendo-se da produção de texto e gêneros textuais. Para falar do Catar, país sede da Copa 2022, bem como das nações envolvidas nesse evento, a disciplina de Geografia fez todo um mano a mano com os estudantes, na disseminação desse conhecimento.

Copa do Mundo e seu legado

E como o próprio nome entrega, em História, os educandos estudaram e pesquisaram a trajetória desses mais de 90 anos de disputa pelo maior título esportivo almejado por uma nação. A tecnologia, cada vez mais presente, sobretudo na era VAR, também marcou presença no Projeto de Empreendedorismo da Legacy School, mostrando a evolução tecnológica da Copa do Mundo que acontece dentro e fora dos gramados. Responsável por promover emoção e encantamento, a disciplina de Artes esteve à frente de toda a produção artística do produto exposto na Feira.  

Copa Mundo: um motivo para empreender

Pensar ou executar um grande evento é prover legados à sociedade, seja através das construções, melhorias na infraestrutura, na mobilidade, na economia, mas, sobretudo, na emoção, na memória de cada um.  Na Legacy, pontua a professora Larissa, o legado deixado por uma Copa do Mundo, através do Projeto Empreendedorismo, foi sem dúvida a aquisição do conhecimento de maneira divertida e prazerosa. “A ideia de colocar o aluno para aprender sobre finanças e empreendedorismo de forma lúdica e prática”, destaca.  

Conhecendo cada etapa empreendedora

De mão em mão, de conversa em conversa, assim se deu o desenrolar do Projeto Empreendedorismo. E, se pensarmos bem, é algo bem parecido com o que acontece no futebol, só que, ao invés de mãos, no campo do esporte o desenvolvimento acontece de pé em pé. Todavia, a intenção do resultado é a mesma, ou seja, um bom desempenho, acompanhado de uma excelente apresentação.  

Copa do Mundo e seu legado

Para obter esse desfecho, inicialmente cada turma escolheu um produto, sendo esse relacionado com a Copa do Mundo. Exemplos: álbum de figurinhas, pipoca gourmet, docinhos, chaveiro etc., relembra Larissa, professora do Fundamental I. Após a opção, os responsáveis dos alunos de cada turma irão gerar um empréstimo de dinheiro (desempenhando assim o papel de patrocinadores). Com a quantia arrecadada, cada turma fará a compra dos materiais para viabilizar o produto escolhido. “Ou se pode optar por, ao invés de pegar esse empréstimo, pedir para que cada família contribua com o material, mas isso fica a critério de cada um”, pontua Tatiana Maquieira, uma das professoras de Finanças. 

Copa do Mundo e seu legado

Uma grande final

 Cercada de muita energia e alegria, a realização da culminância do projeto com a exposição da Feira, aberta para toda a comunidade escolar, movimentou todos os presentes. Além da satisfação de ver o produto pronto para o consumo, uma vez que todos os artigos foram colocados à venda aos pais e amigos que lá estiveram para prestigiar. Mas o que marcou, segundo a equipe pedagógica, foi o envolvimento dos educandos em todas as etapas do processo, passando pela divulgação, elaboração do contrato entre os patrocinadores e os estudantes, o controle financeiro através das notas emitidas e toda a gestão administrativa. 

Copa do Mundo e seu legado

O professor Vinícius Pinto da Silva fez questão de destacar que, mesmo após a culminância, o projeto ainda continuou. Pois após a feira, lembra o docente, cada turma contou o dinheiro arrecadado, para então fazer o pagamento dos responsáveis pelos empréstimos de cada produção. “E com o lucro os alunos poderão escolher a forma com que desejam gastar os recursos obtidos de modo que beneficie todos os estudantes”, esclarece Vinícius. 

A professora de Finanças Marcela Tavares também ressaltou a organização administrativa das turmas durante a elaboração do projeto. Divididos em pequenos nichos como produção, marketing, financeiro etc., cada grupo ficou responsável pelo seu setor na empresa. “Os alunos em fase de alfabetização nas séries do 1° e 2° ano do Fundamental II ficaram encarregados da elaboração dos cartazes contando sobre a evolução tecnológica na Copa do Mundo. Desse modo, todos os alunos estiveram envolvidos com as atividades e tiveram a liberdade para mostrar as suas habilidades individuais dentro do projeto e trabalhar em equipe”, complementa Marcela Tavares, coordenadora da equipe de finanças. 


Por Antônia Lúcia

Legacy School Recreio 1
Rua Desembargador Paulo Alonso, 160 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22790-540 
Tel.: (21) 2239-3768
Rede Social: www.facebook.com/LegacyRecreio
Fotos cedidas pela escola 


Deixar comentário

Podemos ajudar?