TikTok em sala de aula

Para despertar o interesse e a atenção dos alunos, professora grava vídeos com dicas de português


Quando as escolas suspenderam as aulas presenciais em 2020, os professores precisaram repensar as suas aulas e metodologias, e as adaptarem para o ensino remoto. Uma das soluções encontradas foi utilizar as plataformas digitais como ferramenta pedagógica. A educadora Simone Porfiria, que leciona para o Ensino Fundamental I e II em duas escolas públicas, escolheu o TikTok para essa missão! Por lá ela produz vídeos com dicas de Língua Portuguesa e utiliza o conteúdo em sala de aula.  

A educadora conta que a ideia de levar o material das aulas para o TikTok surgiu para atrair os alunos que já estavam utilizando a rede social. “Os assuntos dos vídeos surgem sempre a partir de uma dúvida que o seguidor deixa nos comentários. Quando percebo que a pergunta é bastante interessante, eu respondo através de um vídeo novo e assim sucessivamente. Quanto mais comentários, maiores são as chances daquela dúvida virar um novo vídeo”, explica.  

A professora Simone Porfiria compartilha dicas de português na sua conta do TikTok 

Simone pontua que 99% do conteúdo são de dicas de português, e os assuntos mais pedidos são crase, vírgula e ortografia. E quando perguntamos sobre o uso do TikTok para fins educativos, ela garante que nunca foi um tabu em suas aulas. “Volta e meia eu indico outros perfis para que os alunos possam seguir e assistir. Os vídeos dessa rede social são muito curtos, duram em média 60 segundos. Por isso, quando algum aluno quer tirar alguma dúvida sobre algo que já está disponível no meu perfil, eu peço para que eles deem uma olhada. Quando conseguem enfim sanar a questão é realmente um momento muito mágico e divertido”, pontua a professora.  

Após empregar o TikTok em sala de aula, a professora notou um novo jeito de usar o aplicativo por parte dos estudantes. “Quando eles percebem que dá para aprender coisas interessantes que vão muito além das dancinhas é algo muito significativo para mim. Nos meus vídeos há muitos comentários de alunos, ex-alunos, mães, todos eles positivos e cheios de afeto”, garante Simone.  

Dicas para utilizar o TikTok nas aulas

Faça como a professora Simone Porfiria e utilize a rede social queridinha dos alunos para ensinar sua disciplina ou até reforçar um conteúdo já aprendido. Confira algumas dicas: 

Reforçando o conteúdo aprendido: selecione os pontos mais difíceis do assunto estudado e organize vídeos curtos com dicas para reforçá-los. Dessa forma, o estudante pode assistir em casa quando estiver fazendo a sua tarefa ou estudando. 

Exemplos do tema: use vídeos do TikTok para exemplificar o tema da sua aula. Isso amplia a identificação com a turma por ser usada uma linguagem que é dominada por ela, o que potencializa a aprendizagem do conceito que você quer transmitir. 

Tarefa de casa: você pode aproveitar a familiaridade dos alunos com a rede social e pedir vídeos explicativos sobre os conteúdos que normalmente registrariam por escrito no caderno. É uma boa forma de ajudá-los a organizar os tópicos, já que os vídeos têm limitação de tempo. 

Lembramos que esse tipo de atividade precisa do consentimento e da autorização da coordenação e dos pais dos alunos para acontecer. Afinal, trata-se de um aplicativo com alcance que vai além da escola. Mesmo que a rede social não seja especialmente desenvolvida para a aprendizagem, vimos que a “pedagogia” do TikTok tem o potencial de engajar os alunos e facilitar o aprendizado de assuntos que, às vezes, são complexos em sala de aula. 

E você, professor, já utilizou o TikTok ou outra rede social em sala de aula? Conte essa experiência para a equipe da Revista Appai Educar através do e-mail redacao@appai.org.br. Aguardamos o seu contato! 


Por Jéssica Almeida
Simone Porfiria é professora de Língua Portuguesa, alfabetizadora e especialista em Linguística. Contato: sporfiria@uol.com.br / TikTok: @simoneporfiria.
Fotos: cedidas pela professora
Fontes: Educador 360 e Lyceum. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?