Viajando pelo Brasil

Projeto estimula conhecimentos prévios dos alunos, criando um ambiente rico em aprendizagem


Viajar é um tema que está presente na vida de qualquer pessoa. Seja desde as viagens mais curtas, passando pelas imaginárias, até as mais longínquas. Planejar conhecer e explorar novos lugares  é sempre um destino bem próximo dos sonhos da humanidade. Na Escola Municipal Herbert Moses, localizada em Nova Iguaçu, alunos e professores embarcaram em uma fantástica viagem, a fim de desbravar  o Brasil, através do projeto Viajando pelo Brasil. 

De acordo com a idealizadora, professora Rosângela, de Geografia, um dos objetivos do trabalho foi explorar os conhecimentos prévios dos alunos, criando um ambiente rico em aprendizagem entre as turmas da EJA – nas fases iniciais IV e V –, bem como nos períodos finais que abrangem a VI, VII, VIII e IX fases.  “O projeto aconteceu de modo a desenvolver  habilidades como a autonomia, a proatividade, a curiosidade. Também fomentou a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe, entre alunos, professores e todo o grupo escolar onde cada docente abordou dentro de sua área curricular as questões referentes ao nosso país”, explica a orientadora educacional Rita de Cássia Morais. 

Visão mais ampla a respeito do tema

Realizado de forma interdisciplinar, todas as demais matérias estiveram presentes no projeto, abordando o tema em sala de aula. Em Geografia o principal objetivo foi entender a dinâmica do espaço geográfico vivenciado pelo alunos, a partir dos continentes, países, regiões, estado, município e bairro em que estão localizados. “Entender as formas de relevo, a importância da água, os fenômenos climáticos, as bandeiras dos estados brasileiros, bem como os pontos turísticos do país foram questões apresentadas aos estudantes através dos conteúdos,  a fim de que eles pudessem visualizar as diferentes formas e características geográficas dentro do Brasil”, ressalta a professora Rosângela. 

Já as disciplinas de Língua Portuguesa, orientada pelas professoras Maria das Graças e Adriana, de ILPT, e Alessandra, de Educação Física, trabalharam a arte referenciando a cultura popular brasileira, através da musicalização regional, do poema, da poesia, da literatura, através do cordel e da dança. Além da aprendizagem teórica, os estudantes também vivenciaram a experiencia prática com apresentações referenciando os artistas brasileiros e a dança através dos gostos musicais dos próprios alunos. “A arte contribuiu como nenhuma outra disciplina porque é um caminho que traz liberdade de expressão, poder de análise e insere o indivíduo no coletivo, ao mesmo tempo em que fortalece sua individualidade”, asseguram os discentes. 

Metodologias Ativas

Em Ciências o foco foram as atividades elaboradas com as riquezas naturais, abordando os biomas brasileiros, a fauna, a flora e suas diversidades. “A construção de um painel com as suculentas foi uma atração à parte, em que os alunos puderam ver a variedade de plantas referenciando o nosso Nordeste”, relata a professora Michelle, de Ciências. Na área das exatas, Matemática, o trabalho com gráficos e tabelas, demarcando os biomas nacionais da época do descobrimento até os dias atuais e a sua degradação, conscientizou os alunos para a necessidade de proteção e ampliação da consciência ecológica. “Preservar é preciso! E foi através da construção dos gráficos que os alunos puderam perceber que a mudança precisa ser agora”, enfatizam os professores de Matemática Paula e Pablo. 

A História também foi contextualizada dentro do tema pela professora Simone, que organizou uma linha do tempo desde o descobrimento até os dias atuais, como esclarece a docente: “Os alunos construíram passo a passo alguns fatos históricos do Brasil. Todo o processo desenvolvido resultou também na construção de uma linha do tempo de cada aluno, através da qual eles perceberam que o tempo acontece para todos, e que os acontecimentos não estão ligados somente a ele, mas que todos têm uma sequência de eventos na vida”, pontua. 

Culminância em tempo de festa!

Para celebrar o fechamento do projeto, alunos e professores realizaram uma festa regional, denominada “Viva São João!”, com direito a músicas e comidas típicas da região Nordeste e danças, tudo isso regado a muita alegria e integração entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos. “Essa experiência vivida pelos estudantes foi um momento único em suas vidas. Eles tiveram a oportunidade de viver e aprender na prática os conteúdos acima relatados”, frisa a orientadora educacional.  

Ao falar sobre os resultados do projeto, a equipe pedagógica ressaltou a importância de se desenvolver atividades com metodologias ativas de aprendizagem na transmissão do conhecimento, da motivação e do ensino experimental.  “O projeto fomentou o trabalho em equipe, tanto entre os alunos quanto entre os professores. Isso nos permitiu que todos desenvolvessem competências cognitivas e emocionais. Dessa forma, a culminância do projeto foi um momento muito importante e gratificante na vida dos estudantes, uma vez que foram protagonistas em todo o processo”, finaliza a orientadora educacional Rita de Cássia Morais. 


Por Antônia Lúcia
Escola Municipal Herbert Moses 
Rua da Liberdade, 343 – Bairro Cobrex – Nova Iguaçu/RJ
CEP: 26210-000
Tel.: (21) 2657-2036
Orientadora Educacional: Rita de Cássia Morais
Fotos cedidas pela escola 


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