Trabalhando obras de arte

O projeto “Leituras e releituras - pequenas mãos que grandes coisas farão” foi destaque internacional


Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Heitor dos Prazeres, Romero Britto… Com certeza você já ouviu falar em algum desses nomes. Mas como usá-los em sala de aula, contextualizando as realidades dos alunos dentro das obras de arte desses pintores? Foi isso que a Creche Municipal Nação Mangueirense, localizada na comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio, fez, através do projeto Ousar transformar porque somos capazes: Leituras e releituras – pequenas mãos que grandes coisas farão. 

O projeto desenvolvido na unidade escolar em 2021 buscou priorizar a cultura aliada à educação, como uma ferramenta potencializadora de construção de conhecimentos, saberes, pertencimento e cidadania. O grande objetivo foi estimular e motivar as crianças a conhecerem pintores brasileiros de grande importância. 

Para realizar esse trabalho, como o próprio nome já sugere, a Creche Municipal Nação Mangueirense desenvolveu atividades de leituras e releituras de obras de Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Heitor dos Prazeres e Romero Britto. Os artistas foram apresentados às turmas e suas telas foram reproduzidas pelos alunos, contextualizadas de uma maneira em que eles se compreendessem como protagonistas. Tudo isso através de pinturas individuais e coletivas, com pincéis, dedos, mãos e pés, recortes e colagens, modelagem em gesso, papéis coloridos, tecidos, entre outros.  

Para divulgar os trabalhos realizados por todas as turmas da creche, desde o berçário, foi feita uma exposição de artes na escola. Nela, tanto o público interno quanto o externo puderam conhecer as obras produzidas pelas crianças. Participaram também toda a comunidade do entorno, além de parceiros locais.  

O resultado de tudo isso não poderia ter sido melhor: o acesso das crianças a essas obras de arte tão importantes, além do incentivo às famílias para buscarem essa interação. A professora do maternal II, Christiane Muniz, vibrou com o alcance do projeto na vida dos alunos. “É compensador vislumbrar os resultados das produções de nossos estudantes, e isso me motiva a continuar levando o meu melhor para eles”, declarou. 

Luciana Santos, professora da turma maternal I, não economizou elogios aos trabalhos realizados pelos alunos. “Me surpreendi com o que fomos capazes de construir… Nossas releituras foram maravilhosas”, pontuou. “Ousar foi maravilhoso, mas fazê-los compreender que somos capazes foi fundamental”, declarou também Cirlene Marques, que dá aula para o maternal II. 

O sucesso foi tanto, que o projeto Leituras e releituras – pequenas mãos que grandes coisas farão foi inscrito em uma ação do Museu do Amanhã, chamada Cultura Conecta. O trabalho realizado pelas crianças da comunidade da Mangueira ainda ultrapassou fronteiras e foi escolhido para representar o Brasil na Conferência Mundial de Cultura 2022, no México. O reconhecimento foi tamanho que até mesmo a sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, Tarsilinha do Amaral, parabenizou a equipe da Creche Municipal Nação Mangueirense pelo projeto. 


Por Luiza Morato
Creche Municipal Nação Mangueirense
Rua Visconde de Niterói, 774 – Mangueira – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20943-001
Tel.: (21) 97912-9763  
E-mail: cirlene.msantos@rioeduca.net
Foto cedidas pela escola 


Deixar comentário

Podemos ajudar?