Soltando a criatividade

Com direito a criação livre, votação e premiação, os alunos participaram de um concurso de desenho proposto pela escola


Para estimular a criatividade e desenvolver cada vez mais as habilidades artísticas dos alunos, o Instituto Menino Jesus – localizado em Comendador Soares, Nova Iguaçu – criou o concurso de desenho “Criando e Recriando”. A ideia surgiu para estimular a criatividade e a reflexão dos estudantes do 6º e 9º ano, bem como para diversificar a prática pedagógica por meio do estímulo à criação de imagens e textos.  

Idealizado pela coordenadora Fernanda Soares de Souza Valentino e pela assistente Mariane Fonseca Nery, o projeto teve como objetivo externar os sentimentos dos alunos através da arte, funcionando como suporte socioemocional da escola, bem como toda a comunidade escolar. Além de dar ênfase à originalidade, sempre atrelada à coerência com o tema proposto, proporcionando o protagonismo e pertencimento do estudante consigo mesmo. 

A atividade também envolveu os professores de Artes Eduardo Madeiro, Fabiane Aparecida, Patrícia Medeiros, Rosana Campos e o professor mediador Thiago Bastos. Os desenhos foram realizados no dia da culminância do evento, para dar mais emoção no processo de criação. “Os alunos poderiam levar as suas inspirações, porém teriam que realizar a atividade na escola. Dessa forma ficaria justo com todos os participantes”, explica Eduardo.  

Ele conta ainda que o tema foi livre, para dar autonomia de estilo para os estudantes. Já a votação, que durou uma semana, foi feita de forma on-line, através de um formulário do Google. Após a apuração do resultado, aconteceu a premiação dos alunos, que contou com ingressos para cinema com direito a acompanhante, lanches e chocolates. “As aulas de Artes, além de serem muito importantes para colocar um pouco da nossa criatividade para fora, ajudam a quebrar essa coisa rígida da sala de aula. É necessário que todos os alunos conheçam um pouco da nossa cultura, que vai muito além só do desenho. Fiquei muito feliz em saber que fui a 1ª colocada do concurso, é um reconhecimento pelo meu esforço e trabalho”, explica a estudante Mirella Leite.  

Já a colega Nayara Souza, que ficou em segundo lugar, conta que adorou essa experiência. “A arte expressa emoções por meio dos traços, o ato de desenhar é como construir linhas da imaginação e, do meu ponto de vista, trazendo formas e cores. Sobre o concurso, foi uma motivação para quem gosta de desenhar e foi uma grande experiência poder participar de algo como esse. Aceitei por ter achado bom o incentivo da escola em tomar esta iniciativa, nunca pensei que poderia estar entre os vencedores”, finaliza a aluna.  


Por Jéssica Almeida
Instituto Menino Jesus 
Estrada Luis Soares, 560 – Comendador Soares – Nova Iguaçu/RJ
CEP: 26280-050
Tel.: (21) 2768-6225
E-mail: institutomeninojesus@imjedu.com.br
Fotos cedidas pela escola e banco de imagens gratuitas do Freepik.  


Deixar comentário

Podemos ajudar?