Um mundo melhor

Alunos aprendem sobre as questões ambientais e os valores sociais através de uma série de TV


 

O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, memória e até a imaginação. O cérebro humano se desenvolve por estímulos recebidos nos primeiros sete anos de vida. Por isso a importância de incentivar todos os aspectos: cognitivo, motor e afetivo. E foi exatamente isso que o Espaço de Desenvolvimento Infantil Rocha Pombo, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, fez com as turmas do maternal II e a Pré-escola I e II. 

 A diretora Elaine Thomaz explica que escolheram a série de TV “O Show da Luna” para trabalhar o projeto anual da escola, principalmente por tratar das questões ambientais e de valores sociais extremamente urgentes para a sobrevivência e para a qualidade da vida global, destacando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. “A escolha da série não foi por acaso. Percebemos que os nossos alunos apresentavam grande interesse pelos episódios e que a animação brasileira também havia sido eleita pela ONU como a série televisiva que leva às crianças a mensagem de alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos”, garante Elaine.  

Seguindo nessa direção, a equipe da unidade escolar procurou dar protagonismo ao educando, valorizando a escuta através de seus interesses, a curiosidade, a construção do conhecimento coletivo, do imaginar, descobrir, explorar e experimentar como o mundo funciona. “Realizamos toda a ambientação do espaço com salas temáticas, blusa personalizada e lembrancinhas confeccionadas pelos alunos. Toda a decoração da escola seguiu a temática estabelecida”, contam Elaine e a diretora adjunta Priscilla Giorgio, idealizadoras da atividade. 

 A diretora ressalta que o projeto trouxe a possibilidade de pensar em práticas e pequenas atitudes que podem ser adotadas para mudar o resultado, e que pouco alteram a rotina do cidadão, mas que impactam o meio ambiente. “A ideia foi promover uma reflexão acerca de nossos valores, concepções, práticas e atitudes, de forma lúdica e investigadora, de modo a ressignificar a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da escola e da família”, explica Elaine.  

O projeto foi desenvolvido ao longo do ano e dividido da seguinte forma:  

1º bimestre: a escola realizou atividades coletivas ao ar livre, de acolhimento aos alunos e familiares, despertando o sentimento de pertencimento à unidade escolar e ao meio ambiente. Além disso, apresentaram os personagens de “O Show da Luna”, estabelecendo relação com a escrita do nome dos alunos e a construção da identidade. Apresentaram também os planetas e a construção da rotina com a elaboração das regras de convivência definidas pelos grupos. Fizeram uma exposição de trabalhos manuais envolvendo pintura, desenho, recorte, colagem, maquete, confecção de cartazes, contação de história, dramatização, jogos e brincadeiras. 

O projeto trouxe a possibilidade de se pensar em práticas e pequenas atitudes envolvendo questões ambientais e valores sociais 

2° bimestre: a unidade realizou uma feira de ciências, com a apresentação de trabalhos, exposição de experimentos científicos realizados em sala de aula e a sucatoteca confeccionada pelos responsáveis. As professoras também trouxeram para o espaço escolar “um laboratório” com experiências e brincadeiras que encorajaram os alunos a pesquisar, criar hipóteses, usar a imaginação visando ao cuidado com o planeta. Além disso, foram feitos registros escritos da perspectiva da criança no contato com a natureza e muitas rodas de conversa. 

As crianças participaram de jogos, brincadeiras, contação de história e muito mais 

As crianças participaram de jogos, brincadeiras, contação de história e muito mais 

3° bimestre: a escola promoveu uma gincana sustentável com as famílias sobre os cuidados com a natureza e a importância da brincadeira na Educação Infantil, do reaproveitamento e da reciclagem de materiais descartáveis. A gincana propunha destacar os 17 ODS, de forma lúdica, e também o espírito de coletividade a partir das competições em equipes para um resultado em comum: preservar o meio ambiente. 

4° bimestre: no último período do projeto, a escola firmou parcerias importantes para a realização de ações concretas, como o plantio de 200 mudas de espécies da Mata Atlântica, doadas pela extinta Cedae, para que inspirasse os alunos e suas famílias a reflorestarem o planeta. Além disso, serviram de ponto de apoio para a coleta de óleo de cozinha, junto à comunidade escolar, em parceria com a Empresa Schott, que revertia o óleo doado em material de limpeza para a escola e adubo para a horta. 

A diretora conta que, através do projeto, conseguiram sensibilizar toda a comunidade escolar a respeito da importância da preservação e do cuidado com o planeta Terra. Despertamos a consciência de que todos fazemos parte da natureza e, portanto, precisamos realizar ações concretas que contribuam para as questões ambientais e de valores sociais, a fim de garantir a sobrevivência e a qualidade da vida global”, finaliza.  


Por Jéssica Almeida

Fotos: Cedidas pela escola e banco de imagens gratuitas do Freepik. 


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