Sessão das Quinze

Projeto pedagógico queridinho de alunos de Duque de Caxias completa oito anos de atividade com a presença do cantor Marcelo Jeneci


Desde 2014, o Colégio Estadual Padre Anchieta, em Duque de Caxias, realiza projeto de pesquisa com os alunos de uma forma bastante engajada com as artes e com a curiosidade da galerinha. Após entender que essa é a metodologia didática que mais atrai os jovens, o diretor da unidade escolar, Renan de Oliveira Costa, propôs explorar a popularidade, tendo como eixo temático a vida e a obra de artistas, principalmente do universo musical. A ideia chamou atenção dos professores e acabou se tornando uma das atividades mais empolgantes e favoritas dos alunos. Neste ano, contou com a presença do cantor Marcelo Jeneci. 

Com a aceitação em alta, o colégio lançou-se também ao propósito de ousar na execução do projeto Sessão das Quinze, apresentando abertamente, não somente para os alunos, mas para convidados da comunidade escolar, tudo que se descobriu durante a aplicação da metodologia. 

Para se ter ideia da grandeza do projeto, o primeiro passo dado para a realização há 8 anos, nomeado primeiramente como O Cepa canta Gonzaguinha, contou com a presença do filho, Daniel Gonzaga, e de outros familiares do artista abordado. Em 2018, já batizado com o nome atual, a Sessão das Quinze apresentou a vida e a obra de Belchior, sendo contadas e cantadas pela voz de Daíra, cantora que tem um disco em homenagem ao cantor. 

No ano seguinte, a carreira artística da cantora Joanna foi homenageada, e ela esteve presente na culminância para prestigiar a atividade. Em 2021, de forma remota, a obra do sanfoneiro Dominguinhos foi trabalhada e a apresentação contou com a participação de Liv Moraes, filha do músico. E neste ano o cantor e compositor Marcelo Jeneci foi recebido para mais uma edição do projeto. 

 De acordo com a direção escolar, a atividade, que é realizada de forma interdisciplinar, envolvendo 24 turmas das disciplinas de artes, educação física, língua portuguesa, história, geografia, filosofia e sociologia, tem por objetivo despertar nos alunos a paixão pela arte, o reconhecimento do valor e importância do artista, sua história de vida e superação de limites, bem como estimular a reflexão e o entendimento da sua obra. 

Renan de Oliveira acrescenta que a atividade desperta a criatividade e o senso crítico por meio da análise das canções, promove a integração entre os diferentes saberes, vivência com estudo das letras, a relação com a literatura, desenvolve o trabalho em equipe e amplia a visão de mundo artístico-cultural com a participação do artista convidado. “A obra de Marcelo Jeneci conversa com as necessidades que submergiram no contexto da pandemia, tornando-se um caminho para a reflexão sobre sentimentos e emoções”, ressaltou Renan sobre a metodologia. 

 A realização do projeto se deu nas seguintes etapas: 1) Convite à equipe docente e às turmas; 2) Pesquisa biográfica do artista; 3) Seleção das canções; 4) Interpretação das letras e apresentação das melodias; 5) Definição e elaboração das apresentações: entrevistas, apresentação das músicas, dança, elaboração e declamação de poesias, pinturas inspiradas na obra do autor; 6) Ensaio das apresentações; e 7) Culminância. 

 

A apresentação do projeto foi dividida em três blocos. A primeira mostrou a performance dos alunos, junto a suas professoras orientadoras, sobre a pesquisa da vida de Marcelo Jeneci. Vídeos e músicas que tinham foco na interpretação das letras exaltaram as memórias, como a primeira sanfona que recebeu de Dominguinhos. O bloco foi encerrado com a presença da sanfoneira Ceiça Moreno, ex-participante do programa The Voice +, versão em que somente são aceitos artistas acima de 60 anos. 

Nesta parte, ainda foi possível apreciar exposição de quadros a óleo que tinham como tema a tradução visual da poesia de Marcelo Jeneci, pintados pelos alunos.  O cantor mostrou-se emocionado, tanto pelas atuações dos estudantes quanto pela pesquisa que estes fizeram também sobre sua vida, mostrando uma cena teatral em que quase teve seu teclado furtado, mas foi salvo pelas notas musicais da canção “Detalhes”, de Roberto Carlos. 

A segunda parte da pesquisa-show foi voltada para as influências que o artista recebeu em sua vida com a apresentação do coral com membros de estudantes do 3º turno. Eles cantaram músicas de Alceu Valença e Felicidade”, de Marcelo Jeneci e Chico César. Já na terceira e última parte a cereja do bolo foi um “Encontro com Marcelo Jeneci” em que o artista foi entrevistado pelos alunos, que também recitaram poesias, cantaram várias músicas, com o evento se encerrando com belas interpretações. 

Para a professora Solange Leiros, “a Sessão das Quinze vem crescendo e a tendência é desenvolver-se ainda mais. Tudo isso só acontece porque temos uma equipe maravilhosa. Todos contribuíram para que esse evento fosse o sucesso que foi. Sinto-me orgulhosa de fazer parte dessa família!”, enalteceu. A professora Simone Porfíria complementou dizendo que o evento foi memorável. “Parabéns aos envolvidos. Como é bom poder tornar reais os nossos sonhos!”. O animador cultural André Silva ratificou que os momentos apresentados pelos estudantes elevaram a alma através da arte. “Foi de arrepiar. Ver nossos alunos interagindo com os dois artistas convidados e a intensidade da interação faz qualquer educador se emocionar. Tenho certeza de que nossos alunos se lembrarão da tarde de ontem para sempre!”, validou. 

O evento contou com a participação da Regional Metropolitana V, Secretaria de Educação e a atuação dos Agentes de Acompanhamento da Gestão Escolar (Aage). 

 

LEIA TAMBÉM: 

Sessão das Quinze: Joanna – a música como instrumento de pesquisa.
Sessão das Quinze: Belchior – despertando criatividade e senso crítico dos alunos. 


Por Richard Günter 

COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA
Av. Trinta e Um de Março, s/nº – Parque Paulista – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25261-000
Tel.: (21) 3666-1278
E-mail: cepadreanchieta@hotmail.com
Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?