Mangá em sala de aula

Com direito a caracterização, professor escolhe o universo dos mangás para trabalhar temas da disciplina com os seus alunos


É isso mesmo que você leu no título: personagem de mangá invade a sala de aula! Claro que tudo isso não passou de uma brincadeira e uma forma lúdica que o professor de geografia, Leandro Silvio, encontrou para ensinar alguns conteúdos para os seus alunos. O educador explica que o One Piece é um dos mangás shonens mais importantes da história da indústria e que em 2021 alcançou a marca de mil capítulos e episódios, por isso a escolha da temática.   

Leandro conta que os mangá shonen são quadrinhos japoneses comercializados para o público adolescente. E que a série One Piece foi criada por Eiichiro Oda e narra a história de um garoto com poderes fantásticos que deseja se tornar o rei dos piratas. “A obra mostra várias homenagens a eventos navais históricos, como a batalha de Water Loo e a de Trafalgar, que acabam dando nome a alguns personagens e a figuras históricas, geralmente piratas. Com esta aventura inúmeros temas podem ser trabalhados em sala de aula e foi exatamente o que eu fiz”, afirma o professor.  

O educador levou a temática para as duas escolas em que trabalha, o Colégio Estadual Abdias Nascimento, localizado em Mesquita, e o Centro Educacional Valverde, em Nova Iguaçu. Com as turmas de sétimo e nono anos, Leandro abordou a cartografia, aproveitando todo o cenário náutico e os personagens navegadores da série, além das ilhas com realidades climáticas diversas por onde os protagonistas da série passam. “As ilhas, além de climas e biomas distintos, também apresentam culturas de lugares diferentes do mundo real, como a Ilha de Wano, que apresenta os aspectos culturais do Japão Feudal e ajudou na apresentação do continente asiático, onde me vesti como o espadachim Zoro, um dos protagonistas, com as roupas de samurai. Isso porque todos os personagens, geralmente, se vestem de acordo com a cultura da ilha em que estão”, explica Leandro.  

O professor Leandro Silvio escolheu um personagem da série One Piece para trabalhar conteúdos da disciplina com os seus alunos 

Já no sétimo ano, os alunos fizeram bússolas caseiras, aprenderam sobre as coordenadas geográficas, jogaram batalha naval, estudaram sobre fenômenos atmosféricos, desenharam a rosa dos ventos e as bandeiras piratas. Além de viverem uma aventura no trabalho passado. “Promovi uma atividade na forma de uma avaliação onde os alunos respondiam questões para avançar na história que estava sendo contada, onde eles mesmos eram aventureiros que se encontraram com a tripulação dos piratas do chapéu de palha, os protagonistas de One Piece”, pontua o docente.  

Leandro garante que o envolvimento dos alunos foi fantástico! “Quando produzimos algo assim, que foge da rotina, a interação e o aproveitamento são sempre maiores. A atenção é mais intensa e consequentemente o aprendizado também. E como boa parte da sala conhece a animação, o entendimento de situações apresentadas levou ao maior interesse sobre o que estavam aprendendo. E quem não conhecia e foi apresentado à história do anime/mangá interessou-se em conhecer e entender como as coisas que estavam aprendendo aconteciam ali”, finaliza.  


Por Jéssica Almeida

Foto cedida pelo professor.


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