Benefícios da Inteligência Artificial para a educação brasileira

Por Simone de Oliveira*


O sistema de educação nacional teve um grande avanço nos últimos anos quando o assunto é tecnologia. Temos atualmente nas escolas um sistema de gestão mais desenvolvido, com maior controle dos dados e materiais, que, além disso, ganhou espaço dentro do processo de ensino e aprendizagem, principalmente após a pandemia do Covid-19, que permitiu que recursos como a Inteligência Artificial ganhassem destaque. 

 Na educação, duas grandes áreas em que podemos explorar a Inteligência Artificial são a Ciências da Computação e as Ciências da Aprendizagem. Em ambos os cenários, ela viabiliza a ampliação das capacidades do professor, permitindo que ele foque na tarefa mais importante: acompanhar os estudantes de forma individualizada, promovendo modelos de aprendizagem mais inclusivos facilitando o dia a dia dos alunos. 

A Inteligência Artificial funciona por meio da combinação de algoritmos e dados. O primeiro se refere às séries de instruções que determinam o modo como um software funciona, e ajuda a interpretar o segundo. Isto é, após a coleta de dados do usuário, ela os processa e, baseando-se nas regras estabelecidas no algoritmo, realiza ações específicas. 

Um estudo promovido por Sesi e Senai estima que o uso de recursos baseados nessa tecnologia será cada vez maior até 2030. 

 Mas, como a Inteligência Artificial pode potencializar a educação? Podemos destacar, entre os seus principais benefícios, a possibilidade de personalizar o ensino. Essa abordagem permite que os professores analisem o desempenho dos alunos em detalhes e adaptem seus métodos às necessidades deles. 

 Desse modo, o ensino personalizado garante que os estudantes aprendam de acordo com suas preferências e em seu próprio ritmo, o que proporciona uma aprendizagem mais eficaz. 

 Além disso, o trabalho dos professores pode ser bastante otimizado pela utilização de Inteligência Artificial. Essa tecnologia facilita a avaliação dos conhecimentos dos alunos e a identificação de suas dificuldades, ajudando os educadores a planejar suas aulas. 

Inclusive, atualmente existem empresas que já utilizam a tecnologia para fazer a correção de redações e textos dos alunos, atuando como um braço direito dos professores. 

Ao pensar nos próximos passos para a Inteligência Artificial, um dos pontos em estudo a médio prazo é a associação aos smartbooks. As análises para fundir essas duas ferramentas são pensadas de forma que a tecnologia possa ler o perfil e o comportamento do leitor do dispositivo e forneça a melhor maneira de estudo. A longo prazo a Inteligência Artificial buscará desenvolver técnicas que avaliem o comportamento do usuário em pontos emocionais, visando a melhora do desempenho de acordo com as emoções/sentimentos que ele apresente no momento. 


*Simone de Oliveira é diretora do Time Pedagógico e uma das fundadoras da Gomining, empresa especialista em correção automática de textos por meio da Inteligência Artificial.


Deixar comentário

Podemos ajudar?