Despertando novos olhares

Educadora cria vídeos para as redes sociais e encanta outras pessoas com a história da nossa cidade


Apaixonada por viagens, culturas e histórias, a professora e associada da Appai Denise Pereira começou a gravar vídeos e compartilhar nas redes sociais mais detalhes da nossa cidade. Assim como acontece nos passeios culturais da Appai, a ideia é incentivar outras pessoas a enxergarem o nosso município com outros olhos e conhecerem as histórias de lugares cotidianos por que muitas vezes passamos e não fazíamos ideia de um fato histórico que ocorreu ali. 

A educadora da rede municipal do Rio de Janeiro conta que, depois de 30 anos afastada dos bancos escolares, resolveu voltar a estudar e começou um curso de licenciatura em geografia. “O primeiro lugar em que fui foi na Praia Vermelha onde tem uma estátua de Chopin, fui pesquisar sobre aquele monumento e a história que estava por trás da obra. A partir daí comecei a me apaixonar pelo que descobria. Então surgiu o desejo de “encantar” outras pessoas. Afinal quantas vezes já passamos pelo centro do Rio ou fomos à Ilha de Paquetá e não sabemos as histórias que há nesses lugares? Mesmo sendo moradores da cidade ou até tendo nascido aqui”, explica Denise.  

Segundo ela, o objetivo é justamente “encantar” outras pessoas assim como ela se apaixonou pelas histórias da cidade. “Eu escolho um ponto do Rio, vou lá, faço um vídeo curto contando a história daquele lugar ou monumento, faço uma edição no Inshot colocando imagens do local ou de pessoas relacionadas e depois publico na página do Facebook “Em.cantos do Rio”, fazendo um trocadilho bacana e bem significativo para mim. Quero criar também uma conta no Instagram e já estou trabalhando para um futuro canal no Youtube”, garante. 

De acordo com Denise, o material pode auxiliar outros professores em suas aulas, com os conteúdos sobre a história da nossa cidade. “Os educadores que acessam a página e os conteúdos têm dado um feedback muito positivo. Eles contam que desconheciam certos fatos históricos e que as informações contadas dessa forma são muito atrativas”, finaliza Denise. 

Fotografia e vídeo com celular

Se você é associado da Appai e não sabe como editar vídeos pelo celular, a EAD Appai oferece o curso “Fotografia e vídeo com celular”. Para mais informações, acesse o nosso site ou Portal do Associado.


Por Jéssica Almeida

Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?