Uma escola parceira do planeta

O Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese é a primeira escola estadual do Rio de Janeiro a ganhar a certificação do Instituto Lixo Zero


 

Desde a ECO-92 ou Rio-92, realizada no Brasil, pela ONU (Organização das Nações Unidas), o cidadão vem se tornando cada vez mais consciente acerca das questões que envolvem a sustentabilidade do nosso planeta. Com o objetivo de fortalecer e exercer de forma responsável esse crescimento suportável, o Ciep E-Tec 480 Prof. Luiz Carlos Veronese, localizado na Região Serrana, em Nova Friburgo, foi transformado em uma E-TEC – Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades, adotando o conceito de “sustentabilidade” a partir da execução e aplicação do Projeto Lixo Zero desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. 

De acordo com Déa Pereira Pinheiro, diretora-geral, o projeto Lixo Zero desenvolvido na escola, levou a unidade a ganhar a certificação inédita de escola Lixo Zero da região.  “Este trabalho motiva e inspira os envolvidos para práticas mais sustentáveis, a partir da escola, levando para o entorno o consumo consciente, o descarte e o reúso de materiais. Colocando, dessa maneira, o Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese como comprometido com as preocupações globais do século XXI”, afirma a diretora.  

 

Lixo Zero na prática

A diretora-geral relembra o início da implantação do projeto, que garantiu a certificação inédita da escola. Segundo ela, tudo começou pela instalação da Horta Escolar no terreno da unidade pelo engenheiro ambiental Yuri Wanick Loureiro de Sousa e sua equipe. Toda a construção foi assessorada pela engenheira ambiental Heydi Piteri, consultora Lixo Zero nas escolas, responsável pelos esclarecimentos a respeito do projeto.    

Em meio à construção da horta, teve início a fase de sensibilização dos professores e alunos, com base em um diagnóstico da situação real da escola naquele momento. Após a exposição oral, veio a etapa prática realizada através de dinâmicas em que os estudantes deveriam abrir alguns sacos de lixo e, ao olharem, deveriam separar e dessa forma resolver o problema colocado pela atividade.  

 

Para começar a separação, conta a diretora, foram usadas caixas identificando os resíduos recicláveis – papel, embalagens, metais, plásticos, vidros, tubo de pasta e isopor. Um outro compartimento foi usado para separar o lixo orgânico – restos de comidas, cascas de legumes e frutas, de ovos e borra de café. E um terceiro de lixo comum – papel higiênico, carbono, engordurados etc., tudo isso com o intuito de educar e conscientizar todos da escola sobre a importância de trabalhar o lixo da maneira correta.  

Em sala, de forma interdisciplinar, os professores Júnior Marcos Pires Machado, de Matemática, e Ana Caroline Campos S. Bonan e Gabriela Maia Silva, de Biologia, levaram todo esse conteúdo para ser trabalhado durante suas aulas. Vale ressaltar que, além dos discentes, uma equipe formada pelo pessoal de apoio escolar – jardineiro, equipe da limpeza, do almoxarifado e da cozinha – também esteve o tempo todo envolvida no desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto.

 

 

Juntos na redução do impacto ambiental

De acordo com a professora Déa Pereira Pinheiro, entre os objetivos do projeto pontuam-se a redução do impacto ambiental gerado pela produção de resíduos da escola, destinando de modo correto os materiais para reaproveitamento ou descarte adequado, aliado à construção e reforço de valores sociais e éticos. “Viabilizar uma mudança na rotina e na consciência ambiental, a fim de que os membros da comunidade escolar se tornem instrumentos multiplicadores, é um ganho imensurável para o mundo”, opina. 

 

Iniciado há 6 meses, os projetos Lixo Zero na Escola e Horta Escolar, vêm dando frutos literalmente. Nesse último, por exemplo, além dos vegetais como alface crespa, lisa e chinesa, brócolis, espinafre, couve-flor, rúcula, cebolinha, salsinha, tem também o canteiro de ervas aromáticas, sempre muito bem cuidado pelo jardineiro Clécio Tuler, que faz um trabalho de excelência, ressalta a diretora, comemorando que após essa e outras práticas o Ciep E-Tec 480 foi reconhecido com a Certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero. Que na prática é o reconhecimento da correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com a metodologia Lixo Zero e as ações executadas em consonância com uma equipe de colaboradores que vão desde os corpos docente e discente até a equipe diretiva, pessoal de apoio e especialistas ambientais”, complementa Déa. 

 

Distribuição da produção da horta

Um consumo consciente e sustentável, assim podemos definir a produção de alimentos produzidos na horta escolar. “Não tem coisa melhor do que você ver no seu prato, na merenda escolar, algo que todos acompanharam desde o início. Os alunos também podem levar uma parte do produto para suas casas. É muito gratificante esse processo: plantar, colher e provar do que cultivou com as próprias mãos”, destaca a diretora. 

Para a comunidade escolar os benefícios dos projetos Lixo Zero e Horta Escolar vão muito além do social, com destaque para a importância dos orgânicos para a saúde dos humanos e do planeta. “As vantagens são muitas! A produção natural favorece a redução da poluição ambiental, pois não faz uso de materiais agrotóxicos, promovendo também a biodiversidade. Dessa maneira, preserva-se a qualidade da água, do solo, dos lençóis freáticos, rios e mares. Os alimentos orgânicos são frescos, saborosos e nutritivos”, menciona a diretora adjunta Célia Rosa Veiga Mussi.  

 

 

Mudanças de hábitos

Um outro ponto destacado pelos professores e familiares foi que, através da horta da escola, os alunos passaram a ter um contato mais próximo com a natureza e uma melhora expressiva em seus hábitos alimentares com a inclusão de uma porção maior de verduras e legumes. “A merenda escolar tem sido enriquecida com alimentos cultivados na própria escola. Os alunos passaram a dar valor ao cultivo de alimentos, propiciando também maior consciência ambiental. Eles aprendem a gostar e respeitar a natureza e sua biodiversidade. Com isso, estão adquirindo hábitos mais saudáveis e sustentáveis”, finaliza Déa Pereira Pinheiro, diretora-geral.


Por Antônia Lúcia 

Ciep E-Tec 480 Prof. Luiz Carlos Veronese
Rua Clarice Storck dos Santos, s/nº – Conselheiro Paulino – Nova Friburgo/RJ
CEP: 28635-450
Tel.: (22) 25275999 
E-mail: ciep480@hotmail.com
Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?