Por dentro dos predicativos

Por Sandro Gomes*


Nossa lição de hoje é o predicativo, um termo integrante da oração, que tem a função de classificar ou qualificar o sujeito ou o objeto em uma sentença. Em geral são antecedidos por verbos que indicam estado, seja permanente ou não, os conhecidos verbos de ligação. Na sua função de qualificar outro termo, os predicativos podem ter a natureza de diversas classes gramaticais. Vamos ver algumas delas.

Adjetivo: As pessoas continuam desinteressadas.
Locução adjetiva: Eles são da região sul.
Advérbio: Apesar de tudo, as mulheres permaneceram bem.
Substantivo: Eles formam um casal.
Pronome: O problema maior continua esse.
Numeral: Todos no universo somos um.

Repare como, nos exemplos acima, há a relação de proximidade entre os sujeitos e os predicativos, como se os verbos ocupassem um significado menos ativo. Seria possível intuir linguisticamente essa relação mesmo se o verbo não estivesse presente. Essa é uma característica das orações que utilizam predicativos. Veja.

Eles são da região sul / Eles – região sul
As mulheres permaneceram bem / As mulheres – bem

É comum na escola que os professores indiquem para os alunos uma “lista de verbos de ligação”, ou seja, aqueles envolvidos em sentenças com predicativo do sujeito. Em geral ela contém os seguintes:

Ser, estar, ficar, parecer, permanecer, continuar, andar, ficar, viver, tornar-se

Em geral esse é um bom recurso para identificar essas frases, porém é preciso estar atento, pois alguns que não figuram nessas habituais “listas” podem também exercer, em alguns contextos, a tarefa de verbos de ligação. Observe.

 A viúva acha-se pensativa algumas vezes
Eu me encontrara perdido naquele momento.

 

Predicativo do objeto

Os predicativos também podem realizar função semelhante com outro termo integrante da oração: os objetos. Veja alguns exemplos.

Nós acreditamos na grandeza humana.
O colecionador amava os livros raros.

Repare que os predicativos (em azul) qualificam os termos que na oração exercem função de objeto (em negrito), não de sujeito.

Amigos, sobre predicativos é isso. Na próxima edição aqui estaremos, trazendo mais uma questão dessa fascinante língua portuguesa. Até a próxima, pessoal!


*Sandro Gomes é graduado em Língua Portuguesa, Literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa, redator e revisor da Revista Appai Educar, escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj.


Deixar comentário

Podemos ajudar?